grávidaágua.jpg

Getty Images

Uma investigação da Universidade de Stanford descobriu que a substância química Bisphenol A, encontrada em dezenas de artigos para a casa, pode duplicar o risco de aborto. O perigo pode estar onde menos se espera. Os cientistas alertam que as grávidas devem evitar alimentos enlatados, parar de aquecer a comida em recipientes de plástico e até mesmo evitar tocar nos recibos de caixa registadora.

Segundo o estudo as mulheres grávidas com elevados altos níveis de bisfenol A (BPA) no sangue têm 80% de probabilidades de sofrer um aborto. Os investigadores avisam que deve ser feito um esforço para tentar eliminar os factores de risco, mas é impossível evitar completamente.

“Evite alimentos enlatados, não cozinhe ou aqueça comida em plásticos plástico e também evite tocar as coisas que têm resina de BPA – como é o caso dos recibos de caixa registadora”, são as recomendações de Ruth Lathie, directora deste estudo.

Outro estudo, feito pelo Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano do Governo dos EUA, analisou 501 casais que estavam a tentar ter filhos, entre 2005 e 2009. Nas amostras de urina recolhidas foram medidos os níveis de BPA e ftalatos – outro grupo de produtos químicos utilizados em plásticos e que estão presentes em produtos como o verniz, maquilhagem ou perfume.

Os resultados revelaram que os níveis elevados de ftalatos afetam a fertilidade masculina, mas não das mulheres. Os casais em que o parceiro masculino manifestava altas taxas de presença de ftalatos, tinham uma probailidade acrescida em 20% de não conseguirem gerar um filho no espaço de um ano.

Os resultados dos dois estudos seguem o movimento da  Organização Mundial de Saúde para proibir os ftalatos e bisfenol A. A OMS refere que os produtos químicos têm “implicações graves” para a saúde e que a  proibição era necessária para “proteger as gerações futuras”.

Leia mais sobre o assunto na edição de outubro da ACTIVA, no artigo “A sua casa está a envenená-la?”

Relacionados

Beleza

Como Fazer um Bebé Bio

Para além da herança genética que traz dos pais, o bebé é intimamente influenciado pelo estilo de vida da mãe durante os nove meses de gestação. Quanto mais cedo começar a preparar um bebé bio, melhor. Primeiro requisito: transformar-se numa grávida bio...

Beleza

O fim da amniocentese

Uma nova tecnologia já permite detetar as principais trissomias apenas com uma análise de sangue à mãe e evitar o tão temido exame.

Beleza

Portal de educação em saúde é um sucesso em Portugal

O site Rede Mãe (redemae.sapo.pt) revelou-se uma fonte de ajuda para mulheres grávidas e para as famílias portuguesas, oferecendo esclarecimentos de fontes credíveis...online.

Beleza

Trabalhar até ao final da gravidez pode ser tão mau como fumar

De acordo com um novo estudo, mulheres que trabalham até ao final da gravidez podem dar à luz bebés com peso mais baixo que a média. O risco de hipertensão para a mãe também é maior.

Mais no portal

Imagem de Sucesso

Estas dicas vão facilitar a escolha das suas próximas calças de ganga

Do corte às lavagens, saiba que modelos mais favorecem as mulheres.

Beleza

Descubra qual é o melhor Gua sha para si

Uma ferramenta de beleza que se tornou indispensável na rotina de beleza de muitas mulheres.

Saúde

Ter plantas em casa aumenta a felicidade e a esperança de vida

Estes são apenas dois dos muitos benefícios comprovados pela ciência de apostar na botânica de interiores.

Moda

Que sapatos usar com calças de ganga flare? Temos a resposta

Inspire-se nestes 12 "looks" de influencers internacionais.

Beleza

Este truque deixa as sobrancelhas no lugar de uma vez por todas

É simples, prático e surpreendentemente acessível. A melhor parte? Só vai precisar de duas coisas para ter sobrancelhas de sonho.

Comportamento

As mulheres usam quatro técnicas específicas para aumentar o prazer durante o sexo

Um estudo recente pretende disponibilizar uma linguagem clara e que empodere as mulheres para tornarem o ato sexual mais satisfatório.

Saúde

A pandemia trouxe maus hábitos que sugam a energia do corpo

Saiba como corrigi-los e ganhar qualidade de vida.

Beleza

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Comportamento

O que acontece quando uma mulher tem um orgasmo?

O cérebro, mais especificamente o lobo frontal, fica a todo o vapor!

Beleza

Os motivos para ser uma boa ideia investir numa bruma facial

Um produto de beleza bastante útil nos dias quentes, cujos benefícios vão muito além da hidratação.