Internetseniores.jpg

Getty Images/iStockphoto

Se ainda tem a ideia de que os ‘viciados’ na internet são pessoas dependentes de tabaco, sedentárias e que passam a maioria do tempo a comer bolachas em frente a um ecrã, essa ideia é incorreta. Pelo menos são estas as conclusões de um estudo inglês agora revelado. 

Os pesquisadores descobriram que 72.9% dos utilizadores frequentes da internet fizeram o rastreio de cancro colo-rectal, contra 51,7% de rastreios de pessoas que não utilizam a internet, segundo o estudo publicado na Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention. A prevenção é essencial neste tipo de cancros. A Associação Americana de Cancro relata que os exames de cancro colo-rectal podem reduzir a incidência da doença em cerca de um terço.

Para a realização desta pesquisa foram utilizados dados do Estudo Longitudinal Inglês sobre Envelhecimento, que incluiu dados de 5943 participantes com mais de 50 anos. Os entrevistados indicaram hábitos do seu estilo de vida, como o uso da internet, exames de saúde, tabagismo e atividade física.

Na alimentação, os números revelam que quem usa mais a internet é 25% mais propenso a comer, pelo menos, cinco porções de frutas e vegetais por dia do que os não utilizadores.  Em relação ao desporto, os internautas mais ávidos também são 50% mais ativos.

Além disso, 6,6% dos utilizadores declararam fumar, enquanto a percentagem nos utilizadores ocasionais é superior, 11.4%. Para quem dispensa totalmente a internet os números sobem para 13.3%.

“O aspecto interessante é que existe uma relação entre o uso da internet e os comportamentos preventivos em relação ao cancro, dado que os utilizadores frequentes mostraram mais comportamentos preventivos do que os utilizadores ocasionais”, afirmou o pesquisador Christian von Wagner.

Outro estudo vem mostrar que a saúde é um dos assuntos mais procurados na internet: mais de 63% das pessoas já pesquisaram informações sobre saúde online.

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Relacionados

Beleza

O tecido mamário envelhece mais depressa

Uma pesquisa recente descobriu um relógio biológico inserido no genoma humano, que revela o envelhecimento real de cada um de nós. Concluiu, também, que nem todas as partes do corpo envelhecem ao mesmo ritmo: os seios saudáveis, por exemplo, são cerca de dois ou três anos mais 'velhos' que outros tecidos humanos.

Beleza

Está a fazer dieta? Não abandone o chocolate

A pesquisa concluiu que quem não abdica completamente de chocolate, durante uma dieta, tem mais facilidade em perder peso.

Beleza

Como fazer um sumo biológico detox

Fomos ao Brio aprender a fazer sumos biológicos detox com a nutricionista Lillian Barros e contamos-lhe tudo. Veja como é simples.

Beleza

Cientistas descobrem a melhor cura para a ressaca

Um estudo realizado por cientistas chineses analisou 57 bebidas e descobriu que os refrigerentes de lima e limão, como a Sprite, são mais eficazes a aliviar a ressaca de forma rápida.

Mais no portal

Beleza

Meio bob, meio pixie: eis o corte que promete fazer furor em 2022

Podemos estar num novo ano, mas o corte do momento veio direitinho da década de 1990.

Saúde

A importância deste suplemento para quem está grávida ou a tentar engravidar

Algo nem sempre receitado pelos médicos, mas que pode trazer inúmeros benefícios!

Moda

Truques de styling para usar calças largas com confiança

Uma tendência que, além de prática, é confortável e elegante.

Comportamento

Namoro online: 5 dicas para melhorar a experiência

Recomendados por uma terapeuta familiar.

BeYoga

BeYoga: Força e Determinação de Guerreiro

Desperte a guerreira que há em si, de uma forma vigorosa, activando toda a energia orgânica que flui em direção aos seus objetivos. Seja uma guerreira da paz e irradie firmeza para vencer todas as limitações. Sinta-se pronta para ultrapassar todos os obstáculos.

Lifestyle

Agora não é só loja: há brunch na Brigadeirando, no Lx Factory

E a marca tem algumas novidades à nossa espera.

Saúde

Vacina contra o cancro de pele testada com sucesso em ratos

Uma notícia que nos enche de esperança.

Comportamento

Esta é, provavelmente, a melhor dica para encontrar "o tal"

Um truque bastante simples e que é defendido por vários especialistas. Saiba do que se trata e mude a forma como olha para os relacionamentos.

Lifestyle

Estas duas dicas podem revolucionar a sua gestão financeira

E são bastante simples.

Saúde

Covid-19: Estudo explica a importância da terceira dose da vacina

Bem como das vacinas de mRNA.

Comportamento

3 motivos para o sexo (por vezes) causar apego emocional

Eis a explicação de uma especialista, mestre em Sexologia.

Beleza

4 hábitos aparentemente inofensivos que causam pontas espigadas

Saiba quais são e como pode proteger os fios.