87316103.jpg

Getty Images/Fuse

Uma mudança simples do pão para massa pode ser o suficiente para ajudar a reduzir o risco de cancro da mama, conclui um novo estudo realizado pelas Universidades de Toronto e Milão. A pesquisa aponta que, manter uma dieta rica em pão, após a menopausa, pode aumentar o risco de desenvolver a doença em 60 por cento. No entanto, as probabilidades caem para as mulheres que preferem a massa.

Na mesma investigação ficou provado que  em qualquer idade,  as pessoas com excesso de peso e que comem bastante pão, aumentam o risco para quase metade.

O estudo que foi realizado em 11 mil italianos de várias idades, revelou que o diagnóstico varia consoante a dieta alimentar: pão ou massa. Mas só no caso das mulheres.  No caso do cancro da mama, os investigadores revelam que as mulheres, entre 55 a 64 anos que comem muito pão têm mais 60 por cento de probabilidades de ter a doença. No caso das que estavam acima do peso indicado, o risco aumenta para 45 por cento.

A equipa de cientistas que trabalhou na pesquisa inclui investigadores que também trabalham para a Organização Mundial da Saúde. A conclusões apontam para o facto de não existir um aumento significativo na probabilidade de ter a doença, para quem prefere as massas.

No caso do cancro colo-retal, os números apontam que o alto consumo de pão nas mulheres dobra o risco de ter esta doença. Para os homens a percentagem sobe 22 por cento.

O estudo, publicado na revista Annals of Oncology, sugere que o pão promove elevados níveis da hormona feminina, o estrogénio, um conhecido fator de risco de cancro da mama – por causa do seu alto índice glicémico, que é mais baixo no caso da massa.

Os céticos apontam alguns problemas na generalização de conclusões deste estudo, nomeadamente o facto de a população estudada ter sido apenas proveniente de Itália.

Relacionados

Beleza

Quando o dentista deteta risco de AVC e outros diagnósticos cruzados

Se costumava ver a série ‘Dr. House’, lembra-se que nem tudo o que parece é, por isso, entrar num consultório de um podologista com uma dor num pé e sair com uma suspeita de problemas cardíacos não é assim tão estranho...

Beleza

Alta mobilidade

Como manter as suas articulações saudáveis e jovens para uma vida ativa e sem dores.

Beleza

Está a fazer dieta? Não abandone o chocolate

A pesquisa concluiu que quem não abdica completamente de chocolate, durante uma dieta, tem mais facilidade em perder peso.

Beleza

A sua casa está a envenená-la?

Plásticos, pavimento, ar condicionado e até brinquedos podem conter substâncias tóxicas que afetam rins, fígado e ossos, comprometem o desenvolvimento e aumentam o risco de tumores. Aqui, o perigo fica à porta.

Mais no portal

Beleza

De que é feita a beleza?

Cláudia Semedo, Fernanda Velez, Mafalda Sena, três caras que representam a diversidade feminina e as causas que defendem fizeram com que fossem escolhidas para representar a Lancôme em Portugal. Mas o que é que as torna tão bonitas? Fomos saber quais os seus segredos de beleza.  As respostas pode encontrá-las na edição de julho da ACTIVA, já nas bancas, e no nosso vídeo de bastidores.

Lifestyle

Os anos 70 estão de volta à decoração de interiores

Inspire-se nestes detalhes.

Comportamento

Este é dos fatores mais importantes para o sucesso no trabalho

E não se trata de ser apaixonado pelo que faz.

Saúde

É possível apanhar um escaldão à sombra?

Confira a explicação de um médico.

Celebridades

Ex-namorada de Miley Cyrus está grávida

Kaitlynn Carter espera o primeiro filho aos 32 anos.

Celebridades

Kim Kardashian pensou em deixar Kris Humphries sozinho no altar

Os dois casaram-se em 2011, mas não sem antes a socialite enfrentar várias dúvidas.

Moda

A Parfois tem os mules de que precisamos

Em ráfia e com uma corrente a dar um apontamento original.

Beleza

Sabe como usar um Gua Sha?

Incorpore este produto na sua rotina de beleza.

Saúde

Cientistas revelam 4 factos que podem transformar a gravidez

De acordo com diferentes estudos.

Saúde

11 alimentos ricos em vitamina D

Apesar de o sol ser a melhor forma de a obtermos, há alguns alimentos que podem ajudar.

Celebridades

Alex Rodriguez perdeu a esperança de se reconciliar com Jennifer Lopez

O atleta perece já ter aceite o fim da relação.