135541484.jpg

O relógio biológico limita a idade em que as mulheres realizam o sonho de ser mães. Vários especialistas alertam para os perigos de uma gestação tardia que, segundo a Organização Mundial de Saúde, acontece a partir dos 35 anos. Quando o projecto da maternidade é adiado para depois dos 40, podem surgir problemas como doenças cardíacas ou diabetes. No entanto, um novo estudo vem contrariar esta teoria.

Um grupo de pesquisadores afirma que os riscos não começam aos 35 anos, mas mais cedo, entre os 30 e os 34 e que, nestas idades, a probabilidade de ocorrerem problemas de saúde aumenta 20%. A equipa do Instituto Karolinska, em Estocolmo, e da Universidade de Bergen analisou dados das primeiras gravidezes de cerca de um milhão de mulheres, na Suécia e na Noruega. Na pesquisa foram comparados os resultados da gravidez de mães com mais de 30 anos e de mães entre os 25 e 29 anos. A conclusão mostra que, no caso de mulheres que têm a primeira gestação com pouco mais de trinta anos, o risco de parto prematuro – durante a 22ª a 31ª semanas de gravidez – é um quinto maior.

O responsável pelo estudo afirma que “biologicamente, o melhor momento é provavelmente entre os 20 e os 30 anos.”

Em Portugal, em 1980, a primeira gravidez ocorria, em média, aos 24 anos. Quase três décadas depois (dados de 2008 do Instituto Nacional de Estatística), as mulheres tinham a sua primeira gravidez, em média, aos 27.8 anos. Nos últimos anos, a fecundidade entre os 30 e os 39 anos aumentou e o número de mães que tiveram filhos depois dos 40 anos, subiu para o 3.2%, em 2008 –  situava nos 1.3%, em 1980.

Portugal, com cerca de 3% da fecundidade a acontecer acima dos 40 anos, encontra-se em níveis próximos de muitos países europeus.

Relacionados

Beleza

O fim da amniocentese

Uma nova tecnologia já permite detetar as principais trissomias apenas com uma análise de sangue à mãe e evitar o tão temido exame.

Beleza

Os grandes mistérios da gravidez finalmente revelados

Para que servem os enjoos? E pode-se ou não comer chocolate? E voar? Afinal, faz tudo imenso sentido. Basta perceber porquê.

Beleza

Bisfenol A pode duplicar o risco de aborto

A Organização Mundial de Saúde alerta as grávidas: em casa, os perigos para a saúde do bebé e da mãe podem estar em caixas plásticas para aquecer os alimentos ou até em garrafas de plástico. Outros químicos, como os ftalatos, podem afetar seriamente a fertilidade.

Beleza

Está a tentar engravidar? Não durma demais

O resultado de um estudo recente conclui que a quantidade de horas que dormimos pode afectar a fertilidade. O ideal é que o sono dure entre 7 e 8 horas diárias para aumentar a probabilidade de engravidar.

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradora de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.