2174875.jpg

Gollum, um dos vilões dos livros de J.R.R. Tolkien. Foto: Getty Images

Getty Images

Os vilões de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit” não são apenas invejosos, trapaceiros e gananciosos. Segundo um curioso estudo publicado no Medical Journal of Australia, eles também sofrem de falta de vitamina D. "A análise sistemática do texto de ‘O Hobbit’ apoia a nossa hipótese inicial de que o triunfo do bem sobre o mal na literatura fantástica pode ter beneficiado, em certa medida, da má alimentação e da falta de luz solar experimentada pelos personagens do mal", afirmam, no estudo, os investigadores Nicholas e Joseph Hopkinson, do  Imperial College de Londres.

Se, em vez de tentar destruir a Terra Média, o dragão Smaug, Gollum e os orcs direcionassem os seus esforços para viver em ambientes luminosos, como os hobbits, e preferissem quiche com salada a peixe podre, a história de J.R.R. Tolkien poderia ser diferente. "A dieta hobbit é claramente variada, já que é capaz de oferecer bolos, chá, bolo de sementes, cerveja, vinho tinto, geleia de framboesa, torta de carne, queijo, torta de carne de porco, salada, frango, picles e torta de maçã", apontam os investigadores.

Além disso, os vilões de Tolkien vivem quase sempre em cavernas e subterrâneos, longe da luz solar e, por isso, com défices graves de vitamina D.

O que é que o nosso estilo de vida pode ter em comum com o dos vilões de ‘O Hobbit’? Esperemos que nada. Mas a falta de vitamina D pode mesmo ser um problema bem mais grave do que o mau humor de Smaug ou do Gollun.

Descubra o que a falta de vitamina D pode provocar a vilões de ficção e, sobretudo, a gente de carne e osso e saiba como proteger o organismo:

1 – Ficar com braços e pernas expostos ao sol, sem protector solar, durante 15 minutos por dia, é o suficiente para que seu corpo produza vitamina D e nos deixe com uma aparência bem melhor do que a do Gollum. Mas cuidado com o tempo de exposição, lembre-se dos riscos do cancro de pele.

2 – Não é preciso fazer um banquete de hobbit para ser saudável. Além dos raios de sol, suplementos vitamínicos e alimentos como peixes gordos (atum, sardinha, salmão) e o óleo de fígado de bacalhau são boas fontes de vitamina D.

3 – Pessoas de pele negra, idosos com mais de 70 anos, crianças com menos de um ano, pessoas que não saem de casa (e dragões que guardam tesouros) correm mais risco de sofrer deficiência de vitamina D.

4 – Dor crónica, ossos fracos, infecções frequentes, depressão (e apego a anéis mágicos) são sintomas de falta de vitamina D.

5 – A principal função da vitamina D é fazer com que os ossos absorvam o cálcio, por isso a osteoporose é uma das doenças causadas pela falta deste nutriente. Pesquisas também relacionam a insuficiência da vitamina com artrite, esclerose múltipla, doenças cardiovasculares e todo o mal da Terra Média.

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.

Beleza

Beleza: as novidades que estão na ordem do dia

Os produtos que temos de experimentar