"Promete-me que não deixas para depois!" é o título da iniciativa de sensibilização para a prevenção do cancro lançada pelo MAR Shopping e pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.
A campanha, que será lançada no mês em que se comemora o Dia dos Namorados, tem como principal objectivo sensibilizar as portuguesas para que façam rastreio dos cancros da mama e do colo do útero, com o foco no apelo masculino às suas companheiras: "Lembre o amor da sua vida Lembre o amor da sua vida da importância do autoexame, aconselhe-a a falar regularmente com o médico e a deixar descansados todos aqueles que a amam", pode ler-se na mensagem da campanha.
Contará com a contribuição de vários casais conhecidos: o ex-futebolísta Vítor Baía e a nutricionista Andreia Santos, o criador Gio Rodrigues e a empresária Ana Gomes, o fotógrafo e ex-manequim Victor Hugo e a maquilhadora Lucília Lara, serão os rostos desta campanha de sensibilização.
Entre 10 e 16 de Fevereiro, decorrerão várias iniciativas no MAR Shopping, em Matosinhos, com acções de sensibilização e de esclarecimento sobre as doenças, bem como a recolha de donativos. O MAR Shopping vai convidar os casais que visitem o centro comercial a deixarem a sua ‘Prova de Amor’ a esta causa (de segunda a domingo, das 11h às 22h). Basta tirar uma fotografia junto ao mural; por cada imagem, será doado €1 à Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Para saber mais sobre prevenção e cancro, estão marcadas duas sessões de esclarecimento: – ‘Prevenção como Solução’, no sábado, dia 15, pelas 18.30h no Fórum Fnac; com a presença dos médicos Daniel Serrão e Cristina Oliveira.
– ‘O Cancro no Feminino’, domingo16, peçlas 16.30h, no Fórum Fnac, com os médicos J. Pinto da Costa e Renato Martins.
Para 15 de fevereiro (sábado), está agendado um mini-concerto para crianças com Luís Portugal, o conhecido vocalista dos Jafumega, no qual serão apresentadas canções originais de um CD que o músico prepara com a participação de crianças do IPO Porto.
Recorde-se que, em Portugal, são detetados anualmente cerca de 4.500 novos casos de cancro da mama e 1.500 mulheres morrem da doença. Por sua vez, o cancro do colo do útero é já a segunda causa de morte por cancro nas mulheres jovens, entre os 15 e os 44 anos.