Meditaçao.jpg

Ah, que bom seria ter uma vida isenta de stresse, dominar todas as oscilações emocionais e, já agora, pedir não custa, ter aquele ar zen e sempre sorridente do Dalai Lama… Para quem está de fora, os meditantes podem parecer uma fauna estranha, parte de um clube seleto na posse de um segredo qualquer. Alguns famosos, como Sting, Richard Gere, Oprah ou David Lynch – que criou uma fundação para promover a meditação nas escolas – têm ajudado a divulgar uma prática que muitos associam ainda a monges em mosteiros no planalto asiático. Mas a meditação, asseguram famosos, monges e cientistas, quando nasce é para todos, e sobretudo, garantem-nos, não é um bicho de sete cabeças.

Trata-se simplesmente de treinar a arte da concentração, explica o monge budista Matthieu Ricard no livro ‘A Arte de Meditar’ (Ed. Presença). Doutorado em Genética Molecular, Ricard foi um dos monges que se submeteu a testes cerebrais em estudos científicos sobre a meditação e os resultados valeram-lhe o título de ‘Homem mais feliz do mundo’. Nada mau, mas consta que os resultados foram obtidos após anos de prática em mosteiros do Nepal. Começar agora, num prédio em Benfica, será igual?


Dá saúde e faz crescer… o bem-estar

A crer nos estudos, feitos com pessoas comuns e monges na Universidade de Wisconsin, EUA, seja em Massamá ou na Índia, meditar 20 minutos por dia durante seis a oito semanas é o suficiente para notar efeitos na diminuição da ansiedade, dor, raiva e tendência para a depressão. Além disso, neste curto período de tempo o sistema imunitário parece sair reforçado, há um reforço da capacidade de concentração e aumento do bem-estar. Boas razões para começar? Sim, mas há mais.

Até agora, o cérebro era visto como algo estático, com um número de neurónios fixo à nascença que não se reproduziam e diminuíam com a idade. Hoje em dia sabe-se que o cérebro é dotado de neuroplasticidade, ou seja, é capaz de se modificar estruturalmente ao longo da vida. Os pensamentos ativam determinados circuitos neuronais e quanto mais os usamos mais eles são reforçados. A prática da concentração em sentimentos como a compaixão, por exemplo, ativa a zona do cérebro ligada a emoções positivas e faz com que esta se torne mais forte. Com a prática é possível alterar completamente padrões de reação emocional negativos. É isto que explica Matthieu Ricard: “Treinar o cérebro para desenvolver certas qualidades humanas é tão normal como aprender a andar, a ler e a escrever, atividades que não achamos anormal passar anos a aprender”, garante. Portanto, ainda dá algum trabalho, o que explica que seja tão comum desistir ao fim de umas poucas tentativas. Embora não pareça, não é fácil ficar sentado sem fazer nada.

Dicas para começar: foque-se nas razões porque quer meditar, se tiver uma motivação é mais fácil. Comprometa-se. Faça da meditação um hábito que não questiona, como lavar os dentes. Comece devagar e estabeleça metas razoáveis. Por fim, não se preocupe em sentir alguma coisa durante a meditação. Os efeitos importantes, assegura Matthieu Ricard, sentem-se no dia a dia, quando não estiver a meditar.
 

Meditações para todos os gostos

Há técnicas de meditação com milénios mas também modalidades bastante recentes. É importante descobrir a que mais se adapta à sua forma de ser para colher mais benefícios. Se a ideia de ficar sentada por 10 minutos lhe faz comichão, talvez o zen não seja para si, mas pode experimentar o tai-chi ou a dança sufi… Se gosta de cantar, práticas com entoação de mantras são uma boa ideia… O mais importante é comprometer-se a praticar de forma regular. Meditar é ginástica cerebral. Faça-o e pronto. A persistência faz a diferença. É melhor 10 minutos por dia todos os dias do que sessões de horas seguidas uma vez por mês.
 

– Meditação Budista: Há muitas técnicas baseadas nos ensinamentos de Buda, para quem o objetivo da meditação era sobretudo libertar a mente das emoções perturbadoras. No budismo theravada, considerado a escola mais antiga e ortodoxa, pratica-se a meditação samatha, também chamada meditação para a tranquilidade, em que se busca a pacificação da mente através da concentração num objeto, geralmente a respiração ou um objeto no exterior. Já na meditação vipassana, também chamada de prática da atenção vigilante, treina-se uma atenção lúcida e não interventiva ao corpo e à mente. A ideia é conseguir permanecer sentado e imóvel em estado de observação. O budismo zen, que se desenvolveu a partir da China, ensina a meditação zazen, em que também se cultiva a imobilidade na posição sentada, e o kinhin, em que se medita a caminhar, prestando atenção a cada movimento.

ONDE APRENDER: Na União Budista de Lisboa e Porto (www.uniaobudista.pt) há cursos regulares de meditação budista. Em regra duram três sessões e custam E45. Pode aprender vipassana num retiro de 11 dias através da organização de S.N Goenka (www.pt.dhamma.org), um indiano radicado na Birmânia que criou uma rede de ensino da técnica espalhada por todo o mundo; preço: por donativo. No Dojo Zen de Lisboa (www.dojozenlisboa.org) aprende-se e pratica-se o zazen por E35/mês ou E4,50/sessão.
 

– Meditações Hinduístas: Os Vedas, textos espirituais da Índia com mais de 4 mil anos, estão cheios de ensinamentos sobre meditação, nomeadamente nos textos sobre yoga, que é também uma forma de meditação. Na tradição védica, a meditação é considerada uma via para se atingir a iluminação mas com objetivos mais modestos também se colhem benefícios. Há muitas modalidades diferentes, desde a concentração do olhar num yantra (símbolo complexo, como o símbolo do Om) ou mandala (um desenho geralmente com formas geométricas) até à repetição de um som ou mantra.

ONDE APRENDER: O Centro de Yoga Sivananda Vedanta (www.sivananda.pt), em Lisboa, tem cursos e sessões semanais gratuitas para associados e por donativo para não associados. Nos centros Brahma Kumaris (www.bkwsu.org), espalhados por todo o país, também se ensina a meditar gratuitamente. As escolas de yoga são bons locais para pesquisar cursos e práticas regulares de meditação. Algumas sugestões: Casa Ganapati, Porto (http://casaganapati.blogspot.pt); Espaço Prama, Lisboa (www.prama.pt).

– Meditações Activas: Para meditar não é preciso estar sentado. É este o princípio explorado por práticas orientais como o tai-chi, uma antiga arte marcial chinesa em que os movimentos são feitos muito lentamente coordenando os gestos com a respiração, e o chi-kung, uma técnica chinesa de manipulação consciente da energia que combina respiração, posturas, movimentos e meditação.

As meditações dinâmicas do Osho são bastante mais recentes. O guru indiano criou modalidades como a meditação kundalini ou nataraj a pensar nos ocidentais, que sofrem do ‘mal da agitação mental’ e precisam de exorcizar emoções reprimidas antes de se conseguirem sentar a meditar. Princípio semelhante segue a antiga tradição mística do Islão, o sufismo. Na prática do giro sufi, a ideia é girar sobre si mesmo, de pé com os braços estendidos à altura dos ombros. O olhar fixo numa das mãos é o segredo para não cair, o que exige concentração extrema. No fim, experimenta-se a quietude.

ONDE APRENDER: Há aulas regulares de tai-chi e chi-kung na Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa, em Lisboa (www.esmtc.pt), a partir de E30/mês. Nos centros Darshanzen (www.darshanzen.com), em Lisboa e Braga, pode praticar as meditações do Osho a partir de E10/sessão. A ordem Naqshbandi-Rabbani (http://sufismoemportugal.blogspot.pt) organiza workshops de dança sufi, conduzidos por Shaykh Ahmad Dede.
 

Meditação Transcendental: Criada pelo indiano Maharishi Mahesh Yogi nos anos 60, tornou-se um fenómeno no ocidente depois de popularizada pelos Beatles, que chegaram a seguir o guru até à sua academia de meditação nos Himalaias. O realizador David Lynch e a apresentadora Oprah são entusiastas desta técnica, baseada na repetição mental de um mantra individual ensinado por um instrutor. Depois há que praticar duas vezes por dia durante 15 a 20 minutos. A organização tem centros em todo o mundo.

ONDE APRENDER: Na Cooperativa Cultural Maharishi, Lisboa (http://meditatranscendental.no.sapo.pt) ou Meditação Transcendental em Portugal (http://meditacaotranscendental.blogspot.pt) encontra informação sobre os cursos. Os preços rondam os mil euros, ou metade para quem tenha dificuldades económicas.

Mais no portal

Mais Notícias

JL 1394

JL 1394

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Portugal falha metas europeias de proteção de área marinhas

Portugal falha metas europeias de proteção de área marinhas

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Verity’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Verity’

Vamos tomar um chá?

Vamos tomar um chá?

Um museu que nos cabe no pulso: Swatch e Tate lançam coleção artística

Um museu que nos cabe no pulso: Swatch e Tate lançam coleção artística

PRIO – Exame Informática – Peugeot, a equipa dos ralis ‘zero emissões’

PRIO – Exame Informática – Peugeot, a equipa dos ralis ‘zero emissões’

Edição especial: Eames Lounge Chair

Edição especial: Eames Lounge Chair

IPMA prevê no continente chuva, trovoada e neve nas terras altas até à Páscoa

IPMA prevê no continente chuva, trovoada e neve nas terras altas até à Páscoa

Análise Sennheiser Momentum TW 4 e JBL Soundgear Sense: Do bom e do melhor

Análise Sennheiser Momentum TW 4 e JBL Soundgear Sense: Do bom e do melhor

Ministério da Saúde abre 322 vagas para fixar médicos em zonas carenciadas

Ministério da Saúde abre 322 vagas para fixar médicos em zonas carenciadas

Doces da Páscoa.

Doces da Páscoa. "Um dia não são dias" ou há um perigo real em comer de uma só vez um pacote de amêndoas ou um ovo dos grandes?

Mais de 20% das empresas acha que preconceitos da IA são entrave. IBM quer resolver o problema

Mais de 20% das empresas acha que preconceitos da IA são entrave. IBM quer resolver o problema

Os melhores momentos do Baile da Rosa

Os melhores momentos do Baile da Rosa

BB, CC e DD Creams: diferenças, benefícios e como escolher o melhor para si

BB, CC e DD Creams: diferenças, benefícios e como escolher o melhor para si

Em “Cacau”: Tiago acusa Cacau da morte de Pipa

Em “Cacau”: Tiago acusa Cacau da morte de Pipa

Quem és tu, Páscoa?

Quem és tu, Páscoa?

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

Carolina Patrocínio elege o Brasil para férias em família

Carolina Patrocínio elege o Brasil para férias em família

Rainha Maxima adiciona aranhas ao seu visual

Rainha Maxima adiciona aranhas ao seu visual

Mineiros da Panasqueira prolongam greve e empresa ameaça com 'lay-off'

Mineiros da Panasqueira prolongam greve e empresa ameaça com 'lay-off'

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

Página ilustrada: o mundo a cores de Ana Seixas

Página ilustrada: o mundo a cores de Ana Seixas

Juan Vicente Piqueras, Caçador de instantes

Juan Vicente Piqueras, Caçador de instantes

Fernanda Serrano: Programa de mãe e filhas em tarde dedicada à moda

Fernanda Serrano: Programa de mãe e filhas em tarde dedicada à moda

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

Diretor executivo do SNS desvaloriza críticas do PSD às unidades locais de saúde

Diretor executivo do SNS desvaloriza críticas do PSD às unidades locais de saúde

Há novas imagens do casamento de Bruna Gomes e Bernardo Sousa

Há novas imagens do casamento de Bruna Gomes e Bernardo Sousa

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Israel lançou um programa de reconhecimento facial na Faixa de Gaza

Israel lançou um programa de reconhecimento facial na Faixa de Gaza

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

Ir ao Madame Tussauds vai ser mais caro em dias de sol?

Ir ao Madame Tussauds vai ser mais caro em dias de sol?

Como apenas duas noites mal dormidas podem

Como apenas duas noites mal dormidas podem "acrescentar" quatro anos à idade real

Ana Moura na ModaLisboa “Vim muito bem acompanhada pela Emília”

Ana Moura na ModaLisboa “Vim muito bem acompanhada pela Emília”

Concorrente do “Big Brother 2024” envolveu-se em grande bronca na SIC

Concorrente do “Big Brother 2024” envolveu-se em grande bronca na SIC

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Ténis retro: 21 modelos revivalistas para usar já

Ténis retro: 21 modelos revivalistas para usar já

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites