104022506.jpg

Está perante um verdadeiro aliado natural. A especialista em nutrição e saúde Charlotte Haigh explica no livro ‘Top 100 dos Alimentos para o Sistema Imunitário’ que este fruto é um poço de “vitamina C, ácido fólico, potássio (um sal mineral importante no equilíbrio do ritmo cardíaco e tensão arterial), limoneno (uma substância com qualidades antisséticas) e fibra”. É também uma boa fonte de flavonoides, antioxidantes que potenciam os efeitos da vitamina C, tão essencial para os vasos sanguíneos, sistema imunitário e para uma pele e gengivas saudáveis. Sabia que 100g de limão contêm 85% da dose diária recomendada de vitamina C?

Combate a azia • O ácido cítrico do limão estimula a produção de sais orgânicos alcalinos que neutralizam a acidez no sangue. Beba o sumo de um limão diluído em meio copo de água.

Diminui os gases • Ao dissolver as gorduras que compõem a nossa alimentação, o limão evita a formação de gases. Deite em água acabada de ferver 15g de raspas de limão, 20g de raiz de aipo, 15g de tomilho e 50g de folha de alcachofra. Beba antes das refeições.

Evita a obstipação • Beber sumo de limão em água quente há muito que é utilizado como solução para quem sofre de prisão de ventre. Adicionar uma colher de sopa de mel pode ajudar.

Previne constipações • Quando  as temperaturas descerem, defenda-se com um sumo de limão com sal ou gengibre.

Reforça o sistema imunitário • Adicionar umas gotas de limão ao seu chá preferido evita que as catequinas (fitonutrientes antioxidantes) nele existentes sejam destruídas no estômago.

Neutraliza o ácido úrico • Esprema algumas gotas de limão para um copo de água e beba em jejum, 10 minutos antes do pequeno almoço.

Desinfeta a boca  • Graças às suas propriedades antisséticas e antibacterianas pode usá-lo como elixir para matar os germes presentes na boca. Dilua o sumo de um limão em água morna, junte sal e bocheche. Mas não exagere nas repetições pois a acidez pode danificar o esmalte dos dentes.

Protege a vista • O fígado transforma os nutrientes do limão em vitamina A. Ingerir a casca e a polpa do limão em sumos, infusões ou receitas culinárias pode ser bom para a vista cansada.

Melhora o humor • Há quem defenda que algumas substâncias do limão (vitamina C e limoneno) atuam no humor através da aromaterapia.

‘Desacelera’ o envelhecimento • Na alimentação, este antioxidante é um bom aliado contra os radicais livres.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Relacionados

Mais no portal