stk135508rke.jpg

“Acordo a meio da noite (ou antes de dormir) e tenho de  comer qualquer coisa”

Muitas de nós conhecem estes terríveis ataques ao frigorífico, que deitam por terra todas as boas intenções que cumprimos durante o dia. Como controlar estes ‘desatinos’? De acordo com a nutricionista Vanda Gomes, “deve comer pelo menos três boas refeições durante o dia e duas mais leves: se salta essas refeições, chega à noite sem as calorias necessárias”. Um truque simples é, antes de se entregar a este desejo nocturno, beber três copos de água ou um chá de ervas (sem teína, para não lhe roubar o sono). Desta forma, reduz naturalmente o apetite. “Também não deve ter junk food em casa, nem doces ou chocolates: se tiver comida saudável no frigorífico, os danos são minorados.” Por fim, mantenha-se ocupada, evitando ver televisão, um hábito que convida ao consumo de alimentos pouco saudáveis. Ocupe a mente noutras actividades e verá como se esquece de comer.

“Não tenho fome  de manhã”

O pequeno-almoço é a mais importante refeição do dia. Se não sente fome de manhã, pode muito bem ter que ver com o hábito de assaltar o frigorífico durante a noite. Controlando esse hábito, o apetite matutino regressa naturalmente. Se mesmo assim tal não lhe acontecer, beba um copo de leite magro antes de sair de casa e leve o pequeno-almoço para o trabalho. É que daqui a uma hora estará cheia de fome, e qual é a tendência? Entrar numa pastelaria e comer o mais calórico dos bolos.

“Adoro fast-food”

Todos sabemos que o sabor desta comida pode ser aditiva, mas lembre-se que transborda de açúcar e em gorduras, sendo responsável pelos graves problemas de obesidade com que os Estados Unidos se deparam. Se não resiste, use a cabeça: faça apenas uma refeição semanal num destes estabelecimentos e minimize os danos: peça doses mais pequenas (em vez de uma dose extragrande de batatas fritas!), opte por comer o seu hambúrguer (só um, não precisa de dois!) e as suas batatas sem molhos, peça um sumo em vez de um refrigerante e acompanhe a refeição com salada.

“Não resisto ao chocolate”

A explicação é simples: este alimento exerce um efeito muito especial: aumenta a produção de serotonina no cérebro, um neurotransmissor responsável pela nossa sensação de bem-estar e pela redução dos níveis de stresse e de ansiedade. “Sem que as pessoas se apercebam, o chocolate modifica o nosso estado de espírito, e isso pode revelar-se, em certa medida, aditivo”, recorda a nutricionista Vanda Gomes. “O ideal seria que se adaptassem estilos de vida mais calmos, que ajudam a reduzir o consumo de alimentos com elevada quantidade de açúcar, que contribui para o aumento de peso, mas isso é utópico nos dias que correm.” A verdade é que, em termos de satisfação, nada substitui realmente o chocolate. Pode é reduzir e controlar o seu consumo: prefira o chocolate negro; em vez de tabletes grandes, escolha uma pequena barra; coma logo depois da refeição, dado que há maior possibilidade de comer menos; e não tenha chocolates em casa. “Mas o melhor é ver quais as insatisfações emocionais que se encontram na origem desse consumo.”

“Tenho de experimentar tudo”

Não resiste a comer entrada, prato, sobremesa e ainda petiscar dos pratos dos outros? Bem, antes de mais, deve pensar se não está a comer muito depressa. “A comida demora cerca de vinte minutos a ‘acomodar-se’ ao nosso estômago. Por isso, se comer mais devagar, vai dar tempo a que o processo natural de saciedade ocorra”, recorda a nutricionista. Em casa, antes de cozinhar, pense na quantidade saudável de comida que devia consumir e não exagere na dose.

“No trabalho, tenho de estar sempre a mastigar”

O que não é necessariamente mau, dependendo do que mastiga. Se forem bolachas, doces, chocolates, batatas fritas, é uma hecatombe de calorias. Opte nesse caso por snacks  de baixas calorias, como fruta e iogurtes magros. Comer várias refeições por dia é também uma boa forma de evitar esta tendência. Se sentir que a sua energia está a cair a pique, o melhor é beber uma chávena de chá e consumir hidratos de carbono complexos: que tal uma tostinha integral?

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Saúde

30 ideias para emagrecer sem esforço e de forma saudável

Nada de passar fome. Siga as nossas dicas para se livrar dos quilos que teimam em não desaparecer e adira a um novo estilo de vida (onde pode continuar a comer chocolate!).

Beleza

As virtudes do limão para a sua saúde

Quer o adore ou deteste, cada vez são mais os benefícios que se atribuem a este citrino. Amargo na boca... mas um doce para a saúde.

Beleza

Alimentos que melhoram o humor

São ricos em nutrientes aliados da nossa química cerebral´, diminuem o risco de depressão, irritabilidade, ansiedade e até podem fazer-nos mais felizes. Conheça-os.

Beleza

Como fazer a dieta avançar quando parece parada

Se a sua dieta parece ter deixado de dar resultados, não desista, porque é absolutamente normal. O que não significa que, com perserverança, a sua dieta não se torne um sucesso.

Beleza

Dietas: o que nos impede de perder peso

Por vezes, uma alimentação equilibrada ou mesmo dietas, bem como a prática de exercício não chegam para obter resultados, porque há factores que dificultam ou obstruem a perda de peso.

Mais no portal

Comportamento

3 motivos para o sexo (por vezes) causar apego emocional

Eis a explicação de uma especialista, mestre em Sexologia.

Saúde

Os testes de ovulação valem mesmo a pena quando se tenta engravidar?

Esta é uma das formas de identificar o período fértil.

Beleza

O que há de novo na maquilhagem que vale a pena descobrir

Para os olhos, lábios e uma pele imaculada.

Celebridades

Ryan Reynolds afasta-se dos ecrãs

O ator anunciou uma pausa na carreira.

Diz Quem Sabe

A importância dos lacticínios numa alimentação saudável

Um artigo de opinião da Dra. Fernanda Cruz.

Beleza

Saiba como combater e prevenir a queda de cabelo sazonal

Um problema que é muito comum nesta altura do ano.

Beleza

7 passos para cuidar da pele antes de dormir

Uma rotina tão importante quanto a matinal.

Moda

4 peças em cabedal que são must-haves para o outono

E como usá-las.

Saúde

iMM-Laço Hub nasce como uma nova esperança na luta contra o cancro da mama

Com um laboratório focado na investigação em cancro da mama metastático e uma equipa especializada.

Moda

The Bra Stories: uma campanha pela luta contra o cancro da mama

Assinada pela C&A.

Moda

Andreia Dinis lança marca de roupa

Sugar n’Spice Concept é o novo projeto online da ariz.

Lifestyle

Neste hotel, a reserva de duas noites equivale à oferta da terceira

Aproveite uns dias relaxantes no campo.