136939789.jpg

O bebé chorava a toda a hora

A discrição é de Ana, 29 anos, que, sem saber bem como, se viu mergulhada, após o nascimento do filho, numa espiral de emoções da qual perdeu o controlo. Até atingir o limite: “No dia em que o meu marido chegou do trabalho e me encontrou sentada no chão da sala a chorar, com o Tiago ao colo, incapaz de dizer uma palavra ou de me mexer dali, chamou o médico e obtive o diagnóstico.” Ana sofria de depressão pós-parto.

Nada é como antes… … e eis que surge a crise

Depois do parto, com o corpo ainda debilitado, chega a casa com um bebé nos braços. Mas paz e descanso são a última coisa que encontra. O seu filho tem de ser amamentado de duas em duas horas. As oito horas de sono tornam-se um sonho do passado. O choro do bebé é uma constante e descobrir os motivos torna-se, muitas vezes, um quebra-cabeças. A responsabilidade é acrescida. O seu companheiro regressa ao trabalho. A criança torna-se o centro de todas as atenções, enquanto antes era você. O ritmo diário deixa de decorrer ao sabor da sua vontade para ser inteiramente ditado pelas necessidades do bebé. As relações com o exterior, antes diárias, quase terminam. Sente-se constantemente com dúvidas sobre a sua capacidade de ser mãe. Olha-se ao espelho e os quilos a mais teimam em não desaparecer. Espanta-se que existam repercussões a nível do seu bem-estar psicológico? É nesta miríade de transformações quotidianas que, em certos casos, a depressão chega e se instala de mansinho. Geralmente, acontece por volta da sexta semana e pode persistir por meses caso não seja diagnosticada. O melhor é estar atenta aos sinais.


Falta de sono.

– Tristeza inexplicável Choro constante e sensação de angústia, como se a qualquer instante estivesse iminente uma tragédia

– Cansaço e letargia: Falta de energia e de vontade de fazer mesmo as mais pequenas tarefas domésticas; pode chegar ao ponto em que deixa de tomar banho e vestir-se convenientemente.

– Ansiedade sobre tudo… e sobre nada. O mínimo choro, um sono mais agitado do bebé e o seu coração acelera-se, a ansiedade instala-se e corre a telefonar ao pediatra, tecendo já os piores cenários na sua cabeça. Essa preocupação excessiva pode aplicar-se também à sua própria saúde. —

-Sentimentos de culpa.”Pode sentir-se culpada por achar que não amou o seu bebé à primeira vista ou porque não acha que ele é bonito ou porque não aprecia o quotidiano da maternidade. A culpa, não interessa qual seja a causa, é sempre muito depressiva”, avisam Arlene Eisenberg e Heidi Murkoff, autores do livro ‘What to Expect the First Year’.

– Ataques de pânico. Desorientação, confusão mental, a sensação de que não sabe o que fazer são um sinal de que a depressão já está num estado avançado.

– Isolamento crescente. Gradualmente, o contacto com o exterior torna-se menor. Não há desejo de estar com familiares ou com amigos, de atender telefonemas, de responde a mensagens ou a cartas. Por vezes, nem sequer abre a porta.

– Incapacidade de relaxar: O cérebro e os sinais físicos de tensão (como as dores de cabeça e musculares) são constantes. Seja de dia ou de noite, mostra-se inapta para usufruir da mais simples e elementar actividade lúdica, como assistir a um filme na televisão, ler um livro, conversar com amigos. A sua cabeça simplesmente está noutro lugar, geralmente com o bebé. É incapaz de se concentrar, parecendo mais como um copo de água a encher cada vez mais. Quando transborda, ocorrem explosões irracionais de raiva e de choro, que podem parecer incompreensíveis a quem estiver próximo.

-Pensamentos obsessivos: Podem ser sobre uma pessoa, uma situação ou uma actividade. Trata-se de um convencimento, sem base racionais, de que alguma coisa má vai acontecer. Que vai deixar cair o bebé ao chão, que ele vai chorar durante a noite e que você não vai acordar, que vai sofrer um acidente de carro quando for ao supermercado.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

Quanto devo engordar durante a gravidez?

No decorrer dos nove meses de gravidez, é normal sentir-se perdida. "Estarei a ganhar peso em excesso? Estarei abaixo do peso que é recomendado?', pensam. Uma especialista responde a estas questões.

Beleza

Teste: Está preparada para ter filhos?

Se calhar, ter filhos é o seu sonho desde pequenina, se calhar só agora é que começou a pensar nisso, e se calhar não está muito para aí virada e é só porque o marido quer… Mas será que vai dar uma boa mãe? Está realmente preparada para engravidar?

Beleza

Dieta durante a gravidez: comer por dois ou fazer dieta?

Muitas grávidas aproveitam os nove meses de gestação para se vingarem dos sacrifícios alimentares que fazem ao longo do ano. Outras, com pavor de ficarem com um grama a mais, restringem tanto o que ingerem durante a gravidez que põem em perigo a sua saúde e a do bebé. Onde pára a sensatez?

Comportamento

Parto: o que fazer quando o problema é o medo da dor...

A gravidez são nove meses, pelo que não há desculpa para não pensar e planear o parto com a devida e necessária antecedência.

Mais no portal

Beleza

De que é feita a beleza?

Cláudia Semedo, Fernanda Velez, Mafalda Sena, três caras que representam a diversidade feminina e as causas que defendem fizeram com que fossem escolhidas para representar a Lancôme em Portugal. Mas o que é que as torna tão bonitas? Fomos saber quais os seus segredos de beleza.  As respostas pode encontrá-las na edição de julho da ACTIVA, já nas bancas, e no nosso vídeo de bastidores.

Lifestyle

Os anos 70 estão de volta à decoração de interiores

Inspire-se nestes detalhes.

Comportamento

Este é dos fatores mais importantes para o sucesso no trabalho

E não se trata de ser apaixonado pelo que faz.

Saúde

É possível apanhar um escaldão à sombra?

Confira a explicação de um médico.

Celebridades

Ex-namorada de Miley Cyrus está grávida

Kaitlynn Carter espera o primeiro filho aos 32 anos.

Celebridades

Kim Kardashian pensou em deixar Kris Humphries sozinho no altar

Os dois casaram-se em 2011, mas não sem antes a socialite enfrentar várias dúvidas.

Moda

A Parfois tem os mules de que precisamos

Em ráfia e com uma corrente a dar um apontamento original.

Beleza

Sabe como usar um Gua Sha?

Incorpore este produto na sua rotina de beleza.

Saúde

Cientistas revelam 4 factos que podem transformar a gravidez

De acordo com diferentes estudos.

Saúde

11 alimentos ricos em vitamina D

Apesar de o sol ser a melhor forma de a obtermos, há alguns alimentos que podem ajudar.

Celebridades

Alex Rodriguez perdeu a esperança de se reconciliar com Jennifer Lopez

O atleta perece já ter aceite o fim da relação.