115025445.jpg

A prática de exercício e atividade física regular tem um papel fundamental no dia-a-dia das pessoas. Recorrer ao exercício físico como forma de procurar o bem-estar físico e psicológico é algo que devemos introduzir na nossa rotina diária, não apenas nos meses de Verão, mas durante todo o ano. São vários os benefícios para a saúde: ajuda a libertar as tensões acumuladas e melhora o bem-estar psicológico.

Pela manhã ou ao final do dia, é habitual vermos pessoas de diferentes idades, de ambos os sexos, a correr, caminhar, andar de bicicleta ou patins, entregando-se à prática do exercício. Os health clubs e cadeias de ginásios estão na moda, no entanto pode sentir-se saudável sem gastar dinheiro. Por vezes, basta introduzir ligeiras alterações às rotinas diárias para obter resultados de imediato. Veja como:

Caminhar…
Não precisa de ir para um espaço específico para exercitar-se. Passear, andar a pé ou de bicicleta são ótimos exercícios que pode praticar ao ar livre, perto do mar, num jardim ou circuito de manutenção. Se substituir 30 minutos diários em frente da televisão por 30 minutos a fazer uma caminhada poderá perder cerca de 5kg por ano.

Conviver…
As atividades de grupo permitem praticar exercício em boa companhia. Pode aderir a desportos de equipa, aulas de dança ou inscrever-se em provas ou competições das modalidades preferidas.

Prevenção…
A prática regular de exercício físico permite também melhorar o aparelho cardiovascular, prevenir doenças crónicas como a obesidade e a hipertensão.

Vida Saudável…
Mais exercício e melhor alimentação. A atividade física é também fundamental para o seguimento de um estilo de vida saudável e contribui para a manutenção de um peso e forma saudáveis. Aceite o desafio do Verão e prolongue para o ano inteiro: Pratique desporto. Descubra no exercício físico, saúde e bem-estar!

Dica

As pessoas mais ativas fisicamente são as que habitualmente tomam o pequeno-almoço, diariamente, e optam pelo consumo de cereais na primeira refeição do dia. É recomendável não saltar refeições e fazer refeições intermédias. Uma alimentação saudável deve ser variada, incluindo alimentos de todos os grupos da Roda dos Alimentos, principalmente vegetais e frutas (5 porções de cada, por dia), carnes magras, peixe e lacticínios. Deve ser adequada às características de cada pessoa, ou seja, de acordo com idade, atividade física, estado de saúde e estilo de vida. Deve respeitar as porções recomendadas de modo a garantir a moderação na quantidade consumida. Deve respeitar o equilíbrio entre os diferentes tipos de alimentos, de modo a conseguir obter os nutrientes (hidratos de carbono, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais) nas proporções recomendadas.

O exercício físico e a uma alimentação equilibrada devem andar de mãos dadas.

Relacionados

Beleza

Os melhores exercícios para fazer na praia

Sugestões de exercícios fáceis e simples para fazer na praia, que a vão ajudar a queimar calorias, tonificar os músculos e ficar em forma neste Verão.

Beleza

Podemos mudar a forma do nosso corpo?

Quase todas as mulheres estão descontentes com alguma parte do seu corpo: umas gostariam de ter as coxas mais estreitas, outras, a barriga ‘durinha’, e outras ainda, o rabo mais pequeno. Fomos saber se a dieta e o exercício podem ajudar-nos a esculpir o corpo que desejaríamos ter.

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradoras de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.