163249758.jpg

Não, não se trata de uma teoria da conspiração com casas assombradas por fantasmas que engordam os seus proprietários até estes flutuarem como balões, nem uma cabala dos seus familiares que no fundo não a querem ver esbelta. Mas pense, de que lhe vale ter planos dietéticos rigorosos, tabelas de calorias na carteira, garrafas de água na secretária do emprego, se quando chega a casa acaba a petiscar as batatas fritas que os miúdos debicam em frente à televisão ou o queijo que o seu marido abriu e que vai provando enquanto faz a sopa?

Capacite-se, se você está decidida a emagrecer e a ter um regime alimentar mais saudável, o melhor é que seja um projecto conjunto, ou seja, se você faz dieta, toda a família faz dieta, incluindo as visitas, não há desculpas para ter amendoins no armário da sala. Dito isto, olhe em volta e verifique se a própria casa está organizada para a ajudar a emagrecer. Não era à toa que no tempo dos castelos elas tinham aquelas cinturinhas de vespa. Aquilo de andar de ala em ala a procura da sala de jantar equivalia a uma hora de marcha num ginásio.

Da cozinha para a copa era meio quilómetro, até ao quarto mais 500 metros, se tinham de ir chamar os miúdos para jantar ao jardim, só chegavam a tempo da ceia, enfim nada que se comparasse à insidiosa arquitectura das casas modernas em que estende um braço e dá com o frigorífico, e dá um passo para se afundar no sofá da sala. E quando sai de casa é para se acomodar noutra cadeira acolchoada, desta feita a do carro, para ir ao café da esquina. O estilo de vida moderno fomenta o sedentarismo e os maus hábitos alimentares, não há volta a dar. Para emagrecer vai ter de revolucionar tudo. Preparada?

1- A primeira coisa a fazer é livrar-se dos ditos aperitivos. Pense, se os comprar é muito mais fácil sucumbir à fraqueza e num dia mais deprimente zás, acaba a consolar-se com batatas fritas ou cajus. Não minta a si própria dizendo que são para as visitas. As visitas até lhe agradecem se tiver snacks mais saudáveis. Isto também vale para os doces, taças com rebuçados ou chocolates guardados para “uma ocasião”. Ou está em dieta ou não está. E os miúdos também agradecem snacks mais saudáveis. Na “ocasião” pode sair com eles e comprar um chocolate em qualquer lado. Substitua as taças com rebuçados por taças com fruta. Vá variando para não enjoar, experimente frutos exóticos, tudo o que a mantiver entretida vale.

2- Vá até à cozinha e olhe em volta. O que é que está mais à mão de semear? Se for a fritadeira ou a máquina de fazer gelados é mau sinal. Onde param a panela de pressão e a misturadora dos batidos? No cimo de um armário? Pois… Já se está mesmo a ver que quando tem falta de ideias para o jantar calham umas batatas fritas com gelado de sobremesa, está a ver a ideia? Faça o contrário, ponha longe da vista os utensílios “engordativos” (longe da vista, longe das ancas) e tenha ao pé de si tudo o que a estimule a fazer refeições saudáveis. No fundo acabam também por servir de lembretes do seu projecto dietético.

3- Arrume a cozinha. Pacotes de cereais incertados, outros por abrir, loiça por lavar… perante este cenário não admira que a reacção mais pronta seja a de pegar no telefone e ligar para a Telepizza. Uma cozinha organizada até dá vontade de cozinhar. Mesmo que já não tenha idade para brincar, brinque à Martha Sweart e finja que está na TV a fazer programas culinários. É por uma boa causa.

4- Faça da cozinha um santuário. O frigorífico é o seu altar. Pode até colocar na porta papéis com frases de incentivo: “Tu és capaz!”, “Avante camarada”, Operação perder 5 quilos” ou o que mais lhe aprouver. O que interessa é que seja motivador e lhe lembre porque é que você está a passar por aquilo tudo. Ao lado da frase “Operação menos 5 quilos” pode ainda colar uma fotografia de você há seis anos atrás de biquini, quando era hiper esbelta.

5- Arranje uma pasta para colocar receitas saudáveis e fáceis de fazer que encontre em revistas e tenha-a sempre à mão na cozinha. Dois ou três livros de receitas e técnicas de emagrecimento também devem estar bem visíveis. Além de servirem de lembrete de projecto são úteis para retirar ideias quando se sentir tentada a meter um esparguete na panela para fazer uma bolonhesa.

6- Beba muita água. É essencial em qualquer regime de emagrecimento mas nem sempre é fácil beber de empreitada. O melhor é ter garrafas de água espalhadas por vários sítios, sobretudo na cozinha, na sala e no hall de entrada. Sempre que for sair coloque uma garrafa de água na carteira. Assim não se esquece de certeza.

7- Tenha os pesos à vista. Lembra-se de quando há tempos comprou uma bicicleta fixa daquelas de manutenção, um par de pesos e um aparelho para fazer abdominais em casa? Onde é que estão? Na arrecadação para não ocuparem espaço? E admira-se de só os usar uma vez por ano? A melhor estratégia é tê-los à vista, assim sempre que tiver um tempinho é mais fácil concretizar a intenção de fazer exercício antes que esta desapareça. Deixe a bicicleta em frente à televisão, por exemplo, e vá pedalando enquanto ouve o noticiário.

8- Arrume o roupeiro. Esta parte é essencial. Para que é que tem aquelas camisolas gigantes do tempo em que tinha mais seis quilos? Guardá-las pode ser uma espécie de permissão inconsciente para voltar a ter o peso suficiente para as “encher”. Livre-se delas, você já não é essa mulher. Em vez disso, ponha num lugar central do armário aquelas calças tamanho 36 que lhe ficavam a matar e que deixou de conseguir vestir desde que engordou. O seu objectivo é conseguir vesti-las outra vez.

9- Deixe de comer a ver televisão. O vício de “roer qualquer coisa” enquanto assiste à sua série preferida não faz nada pelas suas ancas. É um mau hábito que vai ter de acabar. Há imensos estudos que referem que quanto mais televisão se vê maior é a probabilidade de ser obeso. Acabar com isto não é fácil já que a maior parte das salas está organizada à volta da caixa mágica. Se tiver coragem acabe com isto e disponha os sofás virados uns para os outros ou para uma lareira, fomentando o convívio. Se não conseguir, ao menos trinque maças em vez de roer biscoitos.

10- Faça das refeições uma hora especial. Em vez de comer uma “sandes” no balcão da cozinha ou, pior, em frente à televisão, transforme as refeições num ritual digno de ser saboreado. Torne a mesa convidativa, decore-a com guardanapos bonitos, acenda umas velas e coma devagar (isto ajuda-a a sentir-se saciada mais rapidamente). Outras tácticas usadas regularmente por quem faz dieta são usar pratos e copos de sobremesa que fazem parecer que está a comer mais do que realmente está. Ah, e sirva os pratos na cozinha para não dar por si a servir-se pela terceira vez sem pensar. Já a salada pode ficar sempre na mesa para se ir servindo sempre que quiser como é óbvio.
 

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Beleza

Quantas calorias pode consumir por dia?

De acordo com o seu sexo, peso, altura e grau de actividade física, há um número ideal de calorias que deve consumir diariamente. saiba qual é.

Beleza

Como preparar sobremesas saudáveis

Longe vão os tempos em que se afirmava que as sobremesas doces eram verdadeiros “pecados”. As sobremesas também podem fazer parte de uma alimentação saudável, desde que se tomem algumas medidas e se consumam com moderação.

Beleza

Como emagrecer sem stress... ou ansiedade

Já pensou que é possível emagrecer sem stresses nem ansiedades ou aquela terrível sensação de culpa sempre que comete um deslize?

Beleza

Dieta de Okinawa: o segredo para viver mais anos

O segredo da longevidade dos habitantes da ilha japonesa de Okinawa está no prato. Saiba em que pilares assenta a sua alimentação e como pode também beneficiar desta dieta saudável.

Beleza

10 mandamentos para comer bem e viver mais anos

Regras à mesa para viver até aos 100, apresentadas pelas autoras de ‘O Segredo de Okinawa’

Beleza

10 alimentos que a protegem contra as doenças

Mais de metade dos cancros podem ser evitados com uma alimentação equilibrada. O mesmo se passa com outras doenças, como as do coração, a diabetes, ou o colesterol. Escolhemos 10 alimentos que fazem bem à sua saúde

Beleza

Alerta: abusam do consumo de sal

Os Portugueses abusam do seu consumo. Resultado: aumento das doenças cardiovasculares e da hipertensão. Reeduque o paladar a descubra o sal escondido nas prateleiras do supermercado.

Beleza

Descubra o valor calórico de mais de 35 mil alimentos

Só tem de escrever o nome do alimento (em inglês) e tem toda a informação nutricional que precisa!

Beleza

Alternativas saudáveis para o seu almoço

O tempo é pouco e torna-se difícil comer de forma equilibrada durante a semana. Mas mesmo assim é possível fazer as opções certas para a nossa saúde.

Beleza

Perca peso em dois meses

Falta pouco para a praia e todos os excessos do Inverno nos parecem pesar no corpo. Mas ainda está a tempo de salvar a situação, mudando a forma como se alimenta.

Beleza

Qual a melhor gordura para o coração?

No mês do coração, uma especialista na área da nutrição explica qual é a gordura que é mais saudável e que deve ser usada na nossa alimentação.

Beleza

Qual o índice glicémico dos alimentos?

Os alimentos aumentam o nível de açúcar no nosso sangue. Essa capacidade chama-se indice glicémico: quanto mais elevador for, maior e mais rápido o aporte de glucose na corrente sanguínea.

Beleza

Gorduras Trans: por que nos fazem mal

O que são, onde se escondem e por que deve evitá-las a todo o custo.

Mais no portal

Comportamento

Os 3 tipos de problemas que todos os casais enfrentam

De acordo com os especialistas em relacionamentos interpessoais.

Beleza

Manicure de Halloween: 10 inspirações

Prepare-se a rigor para a noite mais assustadora do ano.

Saúde

Covid-19: Foi descoberto um novo fator de risco entre vacinados

Mesmo com as duas doses, determinados hábitos podem aumentar o risco de infeção.

Moda

As diferenças essenciais entre moda e estilo

Não, não são a mesma coisa.

Saúde

No Brasil, 1 em cada 5 crianças sofre de anemia

Conheça as possíveis causas.

Celebridades

Jennifer Lopez retira penthouse do mercado após quatro anos sem ofertas

Localizada no Distrito de Flatiron, em Nova Iorque, tem uma vista de cortar a respiração para o famoso Madison Square Park.

Celebridades

Oprah vai entrevistar Adele em especial de televisão

Além da conversa, os fãs poderão assistir a uma performance da artista, que se prepara para lançar um novo álbum.

Comportamento

É possível fazer sexo sem quaisquer emoções envolvidas?

Eis a opinião surpreendente de uma sexóloga.

Beleza

Maquilhagem para os olhos com dois tons é a tendência mais marcante do outono

Nesta temporada, os maquilhadores convidam-nos a experimentar diferentes combinações de cores.

Comportamento

Existem 8 tipos de bullying: saiba quais são e como identificá-los

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se anualmente a 20 de outubro.

Celebridades

Lizzo surpreende com vestido transparente

Veja o visual da cantora.