179216155.jpg

Getty Images/iStockphoto

Tal como no casamento, a rotina é o pior inimigo do ginásio. Solução: transformar a rotina numa amiga. Não esteja à espera que lhe apeteça ir. Vá ao ginásio mesmo que lhe doa as costas, as pernas, as pestanas. Vá sem pensar nisso: ah, e escolha um ginásio perto do trabalho.

• Ignore as desculpas Ai hoje não vou porque nem me consigo mexer, porque o gato vomitou uma bola de pelo, porque o meu filho me acordou às 5 da manhã e quis ver o Canal Panda acompanhado, ai agora não é uma boa altura para recomeçar…  Se estiver à espera de uma ‘boa altura’, nunca vai haver. Nunca é uma ‘boa altura’ para (re)começar o ginásio, tal como nunca é uma ‘boa altura’ para parar de fumar…

• Esqueça o ‘vou amanhã’ Uma pessoa não se transforma em atleta de um dia para o outro: dê tempo ao corpo para criar o hábito. Mas para criar o hábito é preciso, bem, habituar-se…

• Não fique dependente Não vá só quando a Rita ou a Ana lá vão. A Rita e a Ana desistem na primeira semana e você desiste atrás, ou vão todos os dias e você não tem paciência e acaba por desistir. Mais vale fazer amigos lá mesmo no local do crime: assim não corre o risco de que todos desistam em bloco.

• Vá com calma Se no primeiro dia decidiu que lhe ia dar com a força toda e saiu de lá em braços depois de ter corrido a maratona de Chicago e levantado o dobro do seu peso em ferro maciço, não espere que no dia seguinte esteja pronta para outra… Vá com calma. Mas vá.

•  Escolha uma aula Se tiver prepa-ração física suficiente, vá a uma aula em vez de ir levantar pesos sozinha. É muito mais divertido treinar em grupo, e começa a criar horários certos e a fazer amigos que notam a sua ausência. Quem não gosta de pedalar pode ir ao Attack, quem não gosta de tropa tem o Balance, quem não consegue seguir uma coreografia pode ir ao RPM… Experimente.

• Avise o instrutor Diga-lhe que é a sua primeira aula. Não se preocupe se fizer figuras tristes: toda a gente já passou por isso, e numa aula, como vai reparar, estão todos demasiado ocupados para ver se os outros trocam os pés ou não.

• Copie pelo menino da frente Há quem seja disléxico de corpo e, quando vai a uma aula, tenha dificuldade em seguir os movimentos em espelho do instrutor. Pode ser mais fácil copiar pela pessoa da frente (convém escolher uma pessoa que já lá ande há mais tempo).

• Não tenha medo do esforço Uma aula em que não tenha vontade de morrer pelo menos três vezes, não é uma aula a sério. E continua a custar mesmo aos atletas experimentados. Não tenha medo do esforço, a pensar que nunca vai conseguir fazer mais de 5 flexões e que vai sentir-se uma derrotada e uma incapaz o resto da vida. Gradualmente, vai começar a conseguir. E isso vai dar-

-lhe ânimo para muito mais, no ginásio e na vida. Por que é que julga que o exercício físico é recomendado a quem sofre de depressão? (Ok, é por causa das endorfinas, mas pronto).

• Faça… ou não É divertido, faz-se amigos, fica-se com um corpo fantástico e pode-se comer bolas-de-berlim, mas se odeia mesmo ginásio, não vá… Faça caminhadas,  jogue futebol com as crianças, corra atrás do cão, ou fique no sofá… Afinal, estamos num país livre…

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

Etiqueta no ginásio

Agora que os ginásios se enchem de 'atletas' dispostos a recuperar dos erros das festas, vamos saber quais são as regras mínimas de boa convivência num treino.

Beleza

10 pequenos gestos para uma saúde de ferro

Lembra-se da história da borboleta que bate as asas e provoca um furacão do outro lado do mundo? Pois se serve para o mal também há-de servir para o bem. Quer isto dizer que, no que toca à saúde, por vezes são as pequenas mudanças de hábitos que fazem a diferença. .

Beleza

10 formas de regressar ao ginásio e manter o ritmo!

Já não temos cadernos a que regressar a meio de Setembro, mas há por aí muita aula que espera por si… no ginásio. Depressa, os ténis!

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradoras de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.