178376981.jpg

Getty Images/iStockphoto

“Que o teu alimento seja o teu medicamento”, dizia Hipócrates, o pai da medicina ocidental. E, na verdade, os alimentos são verdadeiras fontes de saúde, e até de beleza. Estes ajudam a proteger a pele exposta ao sol, de dentro para fora, complementando a acção dos protectores solares tópicos. E alguns até dão uma mãozinha ao bronzeado.

Carotenos

Presentes nas cenouras, papaias, mangas, beterrabas, alperces e vegetais de folha verde, estes pigmentos são o ‘ecrã solar’ das plantas. No nosso organismo reduzem os efeitos negativos dos raios UVB e podem activar o bronzeado.

Licopeno

Este carotenóide vermelho, que dá a cor ao tomate, pimento e melancia (ainda mais rica em licopeno do que o tomate), confere à pele uma protecção anti-UV equivalente a um SPF 3.

Cacau

Quatro vezes mais rico em fenóis e catequinas (dois tipos de antioxidantes) do que o chá, o cacau ajuda a proteger a pele das queimaduras e do cancro. Mas basta comer 20g de chocolate negro (sem leite) por dia para obter estes benefícios.

Chá verde e preto

A sua riqueza em polifenóis, um dos mais poderosos antioxidantes botânicos descobertos até hoje, dá ao chá o poder de reforçar a proteção natural da pele contra os radicais livres gerados durante a exposição ao sol.

Microalgas

A clorela e a spirulina, nomeadamente, contêm um carotenóide chamado astaxantina, 500 vezes mais poderoso do que a vitamina E, que protege não só a pele, mas também os olhos, face às radiações ultravioleta.

Vitamina C

Presente em frutos como a acerola, a goiaba, o quivi e todos os citrinos, esta vitamina previne o envelhecimento prematuro e o cancro de pele graças ao seu poder antioxidante.

Vitamina D

Esta vitamina, fabricada pelo nosso corpo sob a ação dos raios solares (porque eles não têm só efeitos negativos), é fundamental para a fixação do cálcio. Mas não só: tem também um efeito protetor contra alguns tipos de cancro, incluindo os da pele.

Brócolos

Contêm um antioxidante chamado sulfurofano, que, além de ter propriedades anticancerígenas, ajuda as células do corpo a protegerem-se dos efeitos negativos da radiação solar.

Ácidos gordos ómega-3

Presentes em peixes gordos, como o salmão e a sardinha, e no óleo de linhaça, estes ácidos gordos têm uma acção anti-inflamatória e ajudam a proteger a pele dos escaldões e do melanoma.

Água

Nunca pensamos nela como um alimento, mas a água é fundamental para a pele produzir o seu filme hidrolipídico de proteção, que a mantém hidratada, elástica e saudável.

 


 

 

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

Jóias de pele: a nova moda para o verão

As jóias agora usam-se na pele e chamam-se Skin Jewellery…

Beleza

Teste: está preparada para se expôr ao sol?

É sempre bom refrescar os seus conhecimentos antes de se expôr, praticamente despida, à acção de uma das radiações mais poderosas do universo.

Beleza

Lipoaspiração não invasiva em casa

Tripollar Pose garante revolucionar os tratamentos de lifting corporal

Beleza

Prepare o corpo para a praia

As técnicas cada vez mais modernas reduzem o tempo de recuperação e permitem obter os resultados desejados a tempo de ir para a praia! Espreite as novidades mais recentes.

Beleza

A B C do BRONZEADO - A a F

Mesmo que ache que já sabe tudo sobre sol e bronzeado, estes conselhos podem salvar-lhe a pele e ajudá-la a conseguir uma bela cor.

Beleza

Qual é o seu fotótipo?

Descubra para saber como conseguir o melhor bronzeado sem arriscar a sua pele.

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.

Beleza

Beleza: as novidades que estão na ordem do dia

Os produtos que temos de experimentar