vid mesa135547614.jpg

1 Salada: Estava mesmo à espera disto, não é? Uma ideia fresca e saborosa que pode levar para qualquer lado em vez de comer frango assado com batatas fritas no refeitório do trabalho. Mas atenção ao que mete lá dentro e com o que tempera: se encher a salada de molho cocktail, não se admire que o ponteiro da balança vá para onde você não quer.

2 Espargos: Um espargo tem apenas 4 calorias… E às poucas calorias juntam-se as muitas qualidades: é rico em água e contém vitaminas A e C, que ajudam o organismo a defender-se. Os espargos são muito fáceis de preparar: podem ser cozinhados no forno durante dez minutos, com azeite, sal e pimenta, por exemplo.

3. Feijões: Ricos em fibra e pobres em calorias (uma colher sopa de feijões tem menos calorias que uma colher de arroz, por exemplo), contêm uma hormona natural que ajuda a controlar o apetite e a manter estável o nível de açúcar e ainda ajudam a baixar o colesterol. São precisas mais razões?

4 Chá verde:  É outro aliado natural, e não, o ingrediente que a ajuda a emagrecer não é a cafeína, por isso não vale ir encher-se de café a achar que vai fazer o mesmo efeito. O ingrediente ‘mágico’ são antioxidantes chamados catequinas, que ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar gordura. Atenção ainda, que a palavra mágico estava entre aspas… O chá verde ajuda mas não é milagroso. O ingrediente mais mágico para perder peso continua a ser fazer exercício e comer menos. Além de ter um desgosto de amor de caixão à cova, que francamente não lhe desejamos.

5 Quivis:  São uma bomba de antioxidantes, ainda mais do que as laranjas, o que é especialmente importante por exemplo para os fumadores. Um quivi tem apenas 45 calorias, e, como uma alegria nunca vem só, ainda contribui para a beleza da pele, o que é importante em dietas de emagrecimento onde, tantas vezes, é a pele que suporta os ‘estragos’…

6 Tangerinas: São um bom amigo porque… pois, porque demoram a descascar. Tudo aquilo que nos reeduque para a arte de comer devagar é um aliado na dieta, porque a sensação de saciedade só nos chega 20 minutos depois de engolirmos um alimento. Tudo o que nos obrigue a comer lentamente ajuda-nos a comer melhor.

7 Ovos:  Estão cheios de proteína, que vai ajudá-la a sentir-se mais saciada durante mais tempo, e controlar picos de açúcar, que podem levá-la a comer qualquer coisa que seja doce só porque de repente lhe apetece muito. Ao pequeno almoço, pode imitar os ingleses (se não tiver colesterol) e comer um ovo mexido com duas tostas e compota sem açúcar. Não convém é acrescentar-lhe duas fatias de presunto frito, que isso é que não faz nada pela sua dieta.

8 Canela:  Não é preciso pôr-se a devorar colheradas de canela, mas sabe-se que uma colher de chá sobre flocos de aveia ou no pão ajuda a diminuir o nível de açúcar e a controlar o colesterol. As nossas avós estavam cheias de razão quando a espalhavam sobre o arroz doce…

9 Cereais integrais:  Sim, já sabemos que devemos comê-los ao pequeno almoço, porque a fibra nos ajuda a sentir-nos cheios e a eliminar mais facilmente aquilo que comemos. Pormenor: habitue-se a ler os rótulos. Não escolha os que, além de cheios de fibra, também estão cheios de açúcar. E acrescente leite magro e, de preferência, biológico. Se achar que fica muito sem graça, acrescente algumas passas. Não despeje o pacote…

10 Chocolate: Chocolate? A sério? A sério. Porque uma dieta não vive só de restrições, é importante de vez em quando acrescentar qualquer alimento que nos dê mesmo mesmo prazer. Coma de preferência chocolate preto, que está cheio de antioxidantes e flavonoides, que ajudam o corpo a relaxar e a defender-se de agressores. E lembra-se do tal desgosto de amor? O chocolate também ajuda. Atenção,que é só uma barra ou três quadradinhos, não o chocolate inteiro.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

O que comer contra o frio

Com o inverno, é importante reforçar a imunidade com a ajuda da alimentação. A nutricionista Inês Forte diz-nos, por ordem de importância, quais os dez melhores amigos a ter por perto nos dias frios.

Beleza

5 mudanças alimentares que podem mudar a sua vida

“A resposta para a maioria dos problemas de saúde está por baixo do nosso nariz três vezes por dia: ao pequeno-almoço, ao almoço e ao jantar.” Quem o diz é o especialista em Macrobiótica Francisco Varatojo.

Beleza

Perder peso: os 7 maiores entraves

É fatal: decide finalmente acabar com aqueles quilos a mais. Mas de repente, parece haver uma quantidade de gente apostada em desviá-la da ‘virtude dietética'! Como resistir aos piores inimigos da nossa dieta?

Beleza

Dietas: o que é mito e o que é verdade

Quando se fala em perder peso, toda a gente tem um palpite a dar: ‘o que resulta é comer muita fruta', ‘eu perdi 10 quilos a beber batidos' ou ‘eu nunca janto'. Afinal, devemos seguir alguns destes conselhos?

Saúde

"Afinal, porque é que ela é magra e eu não?"

Por que razão há pessoas que conseguem manter-se eternamente em forma e a quem nunca parem pesar os quilos a mais? Os especialistas em controlo de peso dão-nos a respostas e saiba que nem tudo tem a ver com genética.

Mais no portal

Moda

Fomos espreitar as propostas da Primark e estes são os nossos 10 acessórios preferidos

Os acessórios must-have para os dias de calor

Moda

Quem disse que não há lugar para fatos num armário de primavera?

Dos tons neutros aos mais vibrantes; das silhuetas justas às oversized, é impossível resistir a estes 10 conjuntos coordenados.

Beleza

Cabelos: três tendências inspiradas nas Deusas do Olimpo

Confira as sugestões Jean Louis David.

Lifestyle

Aos fins de semana, há 'brunch' na Doca de Santo

Com vista para o Tejo.

Moda

Uns ténis para quem não tem medo de brilhar debaixo dos holofotes

Os novos ténis da marca Puma em colaboração com Dua Lipa

Celebridades

Harry aterra no Reino Unido sem Meghan e reencontra-se com o irmão

A propósito do funeral do avô, Philip.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.

Saúde

CDC declara racismo ameaça à saúde pública

A agência americana focou-se no impacto deste a nível físico e emocional.