93011395.jpg

Um estudo recente concluíu que algumas pílulas com doses elevadas ou moderadas de estrogénio podem aumentar os riscos de cancro de mama até 50%.

A pesquisa, levada a cabo por cientistas do Fred Hutchinson Cancer Research Center, estudou 1102 pacientes com cancro de mama, diagnosticado entre 1990 e 2009. Os resultados foram comparados com os do grupo de controlo, que contou com, aproximadamente, 22 mil mulheres. As que tinham tomado pílulas com uma dose elevada ou moderada de estrogénio, cerca de um ano antes do diagnóstico, viram o seu risco de cancro de mama aumentar 50%. 

A equipa responsável pelo estudo salientou, ainda, que qualquer risco acrescido de cancro desaparece 10 anos depois do abandono da toma dos contraceptivos. As pílulas com dosagens hormonais que vão de níveis baixos a moderados não mostraram um risco aumentado para o aparecimento da doença.

Nos últimos 30 anos, os contracetivos orais têm vindo a ser reformulados de modo a baixar a concentração hormonal.

O estudo tem sido bem recebido pela comunidade científica, que vê nele um avanço na pesquisa sobre o impacto que diferentes concentrações hormonais têm no aparecimento de cancro de mama. A patologia tem, no entanto, uma baixa incidência em mulheres com menos de 40 anos, independentemente de tomarem ou não a pílula, lembram os médicos. 

“Apesar dos investigadores afirmarem que são necessários mais estudos, estamos mais perto de descobrir se as novas pílulas, com doses hormonais baixas, estão ou não associadas com o mesmo risco de vir a desenvolver cancro de mama que as pílulas com concentrações mais elevadas, usadas no passado”, afirmou Caroline Dalton, do instituto Breakthrough Breast Cancer, ao jornal britânico The Independent. 

Assine a ACTIVA

ASSINE AGORA A REVISTA ACTIVA COM OFERTA ISDIN. DEIXE-SE INSPIRAR. Saiba tudo aqui. ASSINAR

Mais no portal

Saúde

4 vilões na alimentação que pioram os sintomas da TPM

Saiba o que evitar nessa altura do mês.

Beleza

Risco ao meio ou de lado? A melhor opção para cada formato de rosto

A forma como reparte o cabelo pode mudar muito o seu visual - num cenário ideal, sempre para melhor. Saiba como valorizar os seus traços.

Lifestyle

Escolas portuguesas ganham um novo brilho este Natal

Graças à Make-A-Wish.

Comportamento

É amor romântico ou platónico? Saiba o que distingue os conceitos

Tendemos a associar a palavra 'relacionamento' a um envolvimento romântico, mas a expressão pode descrever qualquer tipo de ligação interpessoal.

Moda

Os melhores sapatos para usar nos meses de outono e inverno

Inspire-se nestas sugestões.

Beleza

Os melhores vernizes nude para cada tom de pele

Esta é a escolha ideal para quem gosta de estéticas minimalistas.

Moda

Estes visuais provam que as cores neutras estão longe de ser aborrecidas

Inspire-se para os seus "looks" de outono/inverno.

Lifestyle

Esta é a série de animação que pode ajudar os seus filhos a comer melhor

Depois de conquistar mais de meio milhão de alunos nas escolas em Portugal, o projeto de educação para a saúde, Heróis da Fruta, chega agora ao pequeno ecrã

Moda

As botas cor-de-rosa perfeitas para visuais de inverno... e que também ajudam uma boa causa

Dois modelos muito especiais.

Moda

Mango Committed: descubra as peças de moda sustentável que vai querer no seu armário

A mais recente campanha da marca espanhola, “Committed to the Future” tem como protagonistas os próprios colaboradores da empresa que dão a conhecer como, a partir das suas funções, trabalham para o futuro de uma moda mais sustentável.

Diz Quem Sabe

Obesidade: as causas e soluções além da alimentação

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Renata Migueis.