corridamulher.jpg

Começar a fazer exercício é das resoluções mais comuns. Há quem se chegue a inscrever no ginásio, com a mente convicta e o corpo a transbordar de otimismo, mas, em média, o entusiasmo não dura três meses, diz o personal trainer Pedro de Medeiros, no livro ‘O Seu Treinador Pessoal’ (Esfera dos Livros). Ainda assim, vale a pena aproveitar o  ânimo para começar a correr e tentar perceber o que atrai cada vez mais adeptos para as ruas com ténis nos pés e auscultadores nos ouvidos. Além de estar na moda, é das formas mais eficazes de perder peso.

RENDA-SE AO VÍCIO

O corpo não vai gostar de se ver obrigado a um esforço extra e a cabeça também não. Mas “o que ao princípio é uma luta interna, com o treino regular torna-se um vício”. Tudo graças às endorfinas que se produzem durante a atividade física e dão a sensação de bem-estar.

COMECE DEVAGAR

Antes de começar vá ao médico, para despistar problemas cardiovasculares ou outros. Durante as primeiras 4 semanas faça só  marchas rápidas. Depois, passe a 2/5 minutos de corrida a velocidade baixa, alternada com marcha. À medida que for ganhando resistência, aumente o tempo de corrida. Lembre-se que a ideia é nunca perder totalmente o fôlego.

CALCE OS TÉNIS CERTOS

O melhor é ir a uma loja da especialidade e pedir conselho. Há dezenas de tipos de ténis de corrida e cada pé é um pé. Em Lisboa, a Pro Runner, no Parque das Nações, vende ténis e também organiza corridas. Pode segui-los no Facebook.

RESPIRE COM RITMO

Dê duas passadas e faça uma inspiração em dois tempos. Mais duas passadas e uma expiração em dois tempos.  Mantenha sempre este ritmo e aproveite a contagem como uma forma de concentração. O ideal é respirar pelo nariz, mas não faz mal inspirar pela boca, se sentir necessidade.

USE O PODER DA MÚSICA

A corrida é um movimento cíclico que pode tornar-se aborrecido para a mente ávida de distração. Ouvir música ajuda a manter a motivação, mas os profissionais levam o ritmo ainda mais a sério. As melhores músicas, dizem, são as de batida igual à cadência da passada. Está tudo explicado em run2r.com/Technical.aspx. 

VÁ PARA A RUA!

Um estudo recente diz que quem corre na rua aumenta os benefícios psicológicos da corrida em 50%. Uma das razões parece ser a cor: o verde influencia o humor, gerando boa disposição. Fica a dica: procure correr em parques e fuja das estradas e dos passeios, os carros e o piso são um perigo. Se não puder evitar a rua, use roupa com bandas refletoras. Se tiver de correr em casa, numa passadeira, coloque 1% de inclinação. Assim, obriga o tronco a inclinar-se para a frente, o que facilita a passada e retira pressão da zona lombar.

CORRA COM ESTILO

Não tenha pudor em recorrer à vaidade para se motivar. Há cada vez mais pessoas a correr, não vai querer parecer um trambolho. Leggings, sweatshirt de um tecido que se mantenha seco, luvas e gorro se estiver muito frio, e um impermeável para a chuva e o vento são peças essenciais. Vista sempre várias camadas de roupa, em vez de peças muito grossas e quentes.

FAÇA UM DIÁRIO DE CORRIDA

Comparar resultados é uma das melhores formas de ver o nosso progresso e manter a motivação em alta.

Relacionados

Beleza

Derrames e varizes: doença venosa crónica ataca 2 milhões de portuguesas

Esta doença crónica e evolutiva que já afeta 2 milhões de mulheres em Portugal. A campanha 'Veias Saudáveis?' já arrancou para a segunda fase e tem como objetivo alertar e chamar a atenção da sociedade para este problema de saúde.

Beleza

O seu soutien faz-lhe mal?

O uso inadequado de um soutien pode criar problemas de saúde!

Beleza

Estudo: 10% das crianças portuguesas dormem menos do que deviam

Pesquisa do hospitalcuf descobertas prova que 10% das crianças têm uma duração de sono muito abaixo do recomendado.

Mais no portal

Comportamento

O fenómeno que promete afetar o início de novas relações num mundo pós-pandemia

A sigla assemelha-se a um palavrão e os especialistas estimam que poderá dificultar novos relacionamentos.

Beleza

Nem imagina o impacto que uma fronha pode ter na pele do rosto

Parece um detalhe inofensivo, mas pode fazer toda a diferença na condição da tez.

Finanças de A a Z

Animais domésticos: como cuidar bem deles e ainda poupar dinheiro

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Saúde

Entenda a relação entre o stress e a queda de cabelo

Um estudo recente da Universidade de Harvard debruçou-se sobre o tema e, para além disso, encontrou uma substância que poderá estimular o crescimento dos fios.

Moda

5 'looks' perfeitos para um casamento intimista (mas de sonho)

A estilista Elsa Barreto regressa ao segmento nupcial.

Moda

Saiba como escolher (sempre) o modelo perfeito de calças de ganga

Com tantas opções no mercado, é fácil ficarmos confusas.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.