saladaboaforma.jpg

Getty Images/iStockphoto

Então, como facilitar o dia-a-dia e, ao mesmo tempo, fazer as escolhas acertadas?

Aposte sobretudo em fruta e legumes: basta lavar e estão prontos a comer. Junte alface, cenoura, milho, tomate, pimentos, rúcula, agrião e faça uma salada, uma forma de obter energia de forma saudável e leve. Esta não tem de ser necessariamente aborrecida para ser pouco calórica, dê-lhe cor com uma variedade de legumes coloridos e um toque de maionese para acrescentar sabor. As saladas são opções boas aliadas de uma alimentação saudável, mesmo adicionando frango ou atum e o tal toque de maionese.

Pode também adicionar massa aos legumes, uma vez que os hidratos de carbono são essenciais ao organismo. Na opção de um wrap ou sandwich, que são tão fáceis de confeccionar, junte frango (grelhado) ou salmão a uma variedade de legumes e está pronto. Para reforçar o sabor adicione uma colher de maionese, optando por soluções disponíveis no mercado que não contenham mais de 40 Kcal por colher. Pode também adicionar, sumo de limão, especiarias ou ervas aromáticas.

Tente comer várias vezes ao longo do dia, pelo menos 5 vezes, de forma a evitar que tenha demasiada fome. O dia deve começar com um pequeno-almoço saudável, com pão, frutas, leite, seguido de um lanche a meio da manhã, onde um iogurte magro ou uma peça de fruta são ótimas opções. À tarde pode repetir o processo.

Planeie lista semanal de supermercado a contar com estes momentos, de forma a que a preparação da lancheira para o dia seguinte seja um processo prático e fácil.

Em suma, durante as refeições principais, procure reduzir ou mesmo evitar o consumo de fritos, gorduras ou doces, e aumente o consumo de vegetais, que devem predominar em qualquer refeição como a opção mais saudável, uma vez que são ricos em vitaminas, minerais e fibras e pobres em gorduras, atendendo à forma como são confeccionados.

Finalmente, não se esqueça da água. Tenha uma garrafa de água por perto no seu local de trabalho, uma vez que é essencial beber 1,5 litros por dia, para um bom funcionamento do organismo.

Um conselho de especialista: use a criatividade para tornar as refeições mais divertidas e procure comer de forma saudável ao longo de todo o ano.

Relacionados

Beleza

Os novos açúcares: amigos ou inimigos?

Aparecem como um eldorado para quem procura alternativas mais saudáveis ao açúcar tradicional. serão mesmo melhores? Fomos investigar.

Beleza

Os beneficios do agrião

Multiplicam-se os estudos que comprovam os benefícios do agrião para a saúde, sobretudo na prevenção do cancro.

Beleza

Alimentos que casam bem

A nutrição partilha o mesmo princípio de um casamento: dois alimentos devem ser mais poderosos juntos que separados. Seja uma ‘casamenteira’ perfeita e aposte nas relações com mais futuro.

Beleza

Emagrecer? Coma menos ao pequeno almoço, afirma estudo

A pesquisa foi feita pelo centro de nutrição britânico, Medical Research Council, em Cambridge.

Mais no portal

Comportamento

O fenómeno que promete afetar o início de novas relações num mundo pós-pandemia

A sigla assemelha-se a um palavrão e os especialistas estimam que poderá dificultar novos relacionamentos.

Beleza

Nem imagina o impacto que uma fronha pode ter na pele do rosto

Parece um detalhe inofensivo, mas pode fazer toda a diferença na condição da tez.

Finanças de A a Z

Animais domésticos: como cuidar bem deles e ainda poupar dinheiro

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Saúde

Entenda a relação entre o stress e a queda de cabelo

Um estudo recente da Universidade de Harvard debruçou-se sobre o tema e, para além disso, encontrou uma substância que poderá estimular o crescimento dos fios.

Moda

5 'looks' perfeitos para um casamento intimista (mas de sonho)

A estilista Elsa Barreto regressa ao segmento nupcial.

Moda

Saiba como escolher (sempre) o modelo perfeito de calças de ganga

Com tantas opções no mercado, é fácil ficarmos confusas.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.