saladaboaforma.jpg

Getty Images/iStockphoto

Então, como facilitar o dia-a-dia e, ao mesmo tempo, fazer as escolhas acertadas?

Aposte sobretudo em fruta e legumes: basta lavar e estão prontos a comer. Junte alface, cenoura, milho, tomate, pimentos, rúcula, agrião e faça uma salada, uma forma de obter energia de forma saudável e leve. Esta não tem de ser necessariamente aborrecida para ser pouco calórica, dê-lhe cor com uma variedade de legumes coloridos e um toque de maionese para acrescentar sabor. As saladas são opções boas aliadas de uma alimentação saudável, mesmo adicionando frango ou atum e o tal toque de maionese.

Pode também adicionar massa aos legumes, uma vez que os hidratos de carbono são essenciais ao organismo. Na opção de um wrap ou sandwich, que são tão fáceis de confeccionar, junte frango (grelhado) ou salmão a uma variedade de legumes e está pronto. Para reforçar o sabor adicione uma colher de maionese, optando por soluções disponíveis no mercado que não contenham mais de 40 Kcal por colher. Pode também adicionar, sumo de limão, especiarias ou ervas aromáticas.

Tente comer várias vezes ao longo do dia, pelo menos 5 vezes, de forma a evitar que tenha demasiada fome. O dia deve começar com um pequeno-almoço saudável, com pão, frutas, leite, seguido de um lanche a meio da manhã, onde um iogurte magro ou uma peça de fruta são ótimas opções. À tarde pode repetir o processo.

Planeie lista semanal de supermercado a contar com estes momentos, de forma a que a preparação da lancheira para o dia seguinte seja um processo prático e fácil.

Em suma, durante as refeições principais, procure reduzir ou mesmo evitar o consumo de fritos, gorduras ou doces, e aumente o consumo de vegetais, que devem predominar em qualquer refeição como a opção mais saudável, uma vez que são ricos em vitaminas, minerais e fibras e pobres em gorduras, atendendo à forma como são confeccionados.

Finalmente, não se esqueça da água. Tenha uma garrafa de água por perto no seu local de trabalho, uma vez que é essencial beber 1,5 litros por dia, para um bom funcionamento do organismo.

Um conselho de especialista: use a criatividade para tornar as refeições mais divertidas e procure comer de forma saudável ao longo de todo o ano.

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Relacionados

Beleza

Os novos açúcares: amigos ou inimigos?

Aparecem como um eldorado para quem procura alternativas mais saudáveis ao açúcar tradicional. serão mesmo melhores? Fomos investigar.

Beleza

Os beneficios do agrião

Multiplicam-se os estudos que comprovam os benefícios do agrião para a saúde, sobretudo na prevenção do cancro.

Beleza

Alimentos que casam bem

A nutrição partilha o mesmo princípio de um casamento: dois alimentos devem ser mais poderosos juntos que separados. Seja uma ‘casamenteira’ perfeita e aposte nas relações com mais futuro.

Beleza

Emagrecer? Coma menos ao pequeno almoço, afirma estudo

A pesquisa foi feita pelo centro de nutrição britânico, Medical Research Council, em Cambridge.

Mais no portal

Beleza

É provável que esteja a cometer estes 5 erros na rotina de beleza

Confira as dicas desta dermatologista.

Lifestyle

Agora, encontra bolos caseiros no Cais do Sodré

Conheça o The Cakery.

Beleza

Este truque simples tem muitos benefícios para a pele e o cabelo

Os especialistas dizem que vale muito a pena fazer esta substituição à noite.

Nas Bancas

Conheça melhor o delicioso mundo de Luísa Villar

Uma artigo para ler e saborear com todos os sentidos, sobre esta mulher inspiradora que decidiu mudar de vida aos 50 anos.

#VozActiva

Helena Isabel abre o coração sobre o significado da idade

O que é a idade e o que é que ela nos traz? Helena Isabel, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) responde no #vozactiva deste mês.

Diz Quem Sabe

Síndrome do Impostor: quando somos o nosso pior inimigo

Saiba como contornar o problema.

Saúde

Porque é que a COVID-19 causa confusão mental?

Um estudo recente encontrou respostas.

Saúde

Este truque potenciam os inúmeros benefícios do alho

Confira como deve consumir este poderoso alimento.

Lifestyle

Instituto Macrobiótico fecha portas após 40 anos

As dificuldades financeiras trazidas pela pandemia foram motivo apontado.

Lifestyle

EasyJet tem viagens a partir de 14,99 euros

Aproveite!

Moda

As tendências de botas que vão vingar em 2022

De acordo com a Zara.

É só uma sugestão

5 truques para proteger as mãos do frio

Gestos que podemos ter para evitar danos nesta parte do corpo que, regra geral, está muito exposta e acaba por sofrer lesões quando as temperaturas estão mais baixas.