canja.jpg

Getty Images/iStockphoto

– Água e sabão – Lave as mãos: é aquele conselho que toda a gente já ouviu milhares de vezes quer dos médicos quer das avós. Os dois estavam certos: lavar as mãos continua a ser o principal método de prevenir os germes.

– Álcool – As gripes e constipações são causadas por vírus, que podem ser transmitidos por uma quantidade infinita de coisas: a esferográfica com que assina no banco, os teclados de computadores, o puxador da casa de banho pública (muito mais infetado do que o tampo da sanita de que toda a gente se protege), são tudo fontes de micróbios. É uma boa ideia manter o frasquinho de álcool a que nos habituámos durante a Gripe A, e de vez em quando, recorrer a ele…

– Ténis – Calce-os e mexa-se. Vá ao ginásio, dar um passeio, ou correr à volta do quarteirão. O exercício físico é um dos principais protetores do sistema imunitário, porque ativa as nossas defesas naturais.

– Cachecol – Proteja o pescoço quando começar a ficar frio: segundo a acupuntura, a zona abaixo das orelhas é o ponto mais suscetível quando se fala de apanhar gripe. Por isso, até mais importante que um casaco (que também importa) é mesmo um bom cachecol.

– Almofada – Pois: deite-se cedo e durma. Estamos num país que acredita que tempo gasto a dormir é tempo desperdiçado. Também estamos num país de engripados e ensonados. Sem um número decente de horas (nunca menos que 8) o sistema imunitário não consegue protegê-la.

– Kiwis – A vitamina C não faz aparentemente nada quando já se está na cama a fungar (aliás, os citrinos podem agredit um estômago já fragilizado) mas faz muito para proteger – diga lá outra vez – o sistema imunitário. Coma um kiwi todas as manhãs quando acordar: é o melhor alimento e o mais simples. Além de afastar a gripe, também fica com uma pele fantástica (enfim, caso não se seja alérgica…)

– Canja – Os médicos chamam-lhe ‘a penincilina das avós’ e de facto as nossas avós tinham razão: os investigadores descobriram que a canja tem ingredientes anti-inflamatórios que atuam contra a gripe.

– Chá com mel – Mais um remédio de avó, mais uma prova superada, como se diz nos concursos. Este é um remédio natural que pode ser tomado antes, durante e depois das infeções. Chá com mel e limão alivia gargantas inflamadas e cicatriza o tecido agredido. Além disso, os líquidos são especialmente importantes no inverno, porque são eles que mantém o sistema imunitário ‘oleado’.

– Ar – Abra as janelas e areje a casa. Assim fica fria? Pois fica: mas o ar condicionado seco e quente é que facilita a propagação de vírus, não o ar fresco e frio. Areje bem a casa, depois feche a janela, calce as meias (mantenha os pés quentes: mais uma vez, as nossas avós tinham razão) e tome o seu chá. E não se esqueça de dar um passeio ao ar livre todos os dias.

– Especiarias – Pimenta, orégãos, caril e curcuma têm um efeito energético natural. Junte-as aos seus pratos. Não esqueça o alho e a cebola, que também são anti-inflamatórios.

– Banho quente – Tome um banho relaxante ao fim do dia e desliiiiiiiiiigue. A água quente é um poderoso anti-stresse. Não lhe damos atenção suficiente, mas o stresse é dos principais inimigos das nossas defesas.

– Suplementos – Enfim, pode não ter em casa, mas encontra com facilidade em qualquer farmácia ou loja de produtos naturais… Há quem diga que uma alimentação saudável é suficiente para nos dar tudo o que precisamos. O problema é que quase ninguém tem uma alimentação saudável, e que os próprios alimentos não são tão nutritivos hoje como no tempo dos nossos avós. Por isso sim, precisamos de vitaminas, especialmente C, A, D e cálcio

Relacionados

Beleza

A sua casa está a envenená-la?

Plásticos, pavimento, ar condicionado e até brinquedos podem conter substâncias tóxicas que afetam rins, fígado e ossos, comprometem o desenvolvimento e aumentam o risco de tumores. Aqui, o perigo fica à porta.

Beleza

Solidão prejudica dieta saudável

Um estudo apurou que as pessoas que vivem sozinhas são mais propensas a fazerem refeições menos nutritivas, especialmente acima dos 50 anos.

Beleza

Quando o dentista deteta risco de AVC e outros diagnósticos cruzados

Se costumava ver a série ‘Dr. House’, lembra-se que nem tudo o que parece é, por isso, entrar num consultório de um podologista com uma dor num pé e sair com uma suspeita de problemas cardíacos não é assim tão estranho...

Beleza

Dieta rica em pão pode aumentar risco de cancro da mama após a menopausa

Um estudo polémico conclui que uma dieta rica em pão pode aumentar em 60% o risco de cancro da mama, depois da menopausa.

Mais no portal

Imagem de Sucesso

Estas dicas vão facilitar a escolha das suas próximas calças de ganga

Do corte às lavagens, saiba que modelos mais favorecem as mulheres.

Beleza

Descubra qual é o melhor Gua sha para si

Uma ferramenta de beleza que se tornou indispensável na rotina de beleza de muitas mulheres.

Saúde

Ter plantas em casa aumenta a felicidade e a esperança de vida

Estes são apenas dois dos muitos benefícios comprovados pela ciência de apostar na botânica de interiores.

Moda

Que sapatos usar com calças de ganga flare? Temos a resposta

Inspire-se nestes 12 "looks" de influencers internacionais.

Beleza

Este truque deixa as sobrancelhas no lugar de uma vez por todas

É simples, prático e surpreendentemente acessível. A melhor parte? Só vai precisar de duas coisas para ter sobrancelhas de sonho.

Comportamento

As mulheres usam quatro técnicas específicas para aumentar o prazer durante o sexo

Um estudo recente pretende disponibilizar uma linguagem clara e que empodere as mulheres para tornarem o ato sexual mais satisfatório.

Saúde

A pandemia trouxe maus hábitos que sugam a energia do corpo

Saiba como corrigi-los e ganhar qualidade de vida.

Beleza

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Comportamento

O que acontece quando uma mulher tem um orgasmo?

O cérebro, mais especificamente o lobo frontal, fica a todo o vapor!

Beleza

Os motivos para ser uma boa ideia investir numa bruma facial

Um produto de beleza bastante útil nos dias quentes, cujos benefícios vão muito além da hidratação.