9 truques para aprender a comer

Não se deixe espartilhar por dietas forçadas, escolha dentro dos alimentos saudáveis aqueles que mais lhe agradam e coma de tudo: com conta, peso e medida. Aqui ficam alguns conselhos.

1. O despertador toca, enfia-se no duche, veste-se à pressa e come um iogurte antes de sair de casa. Ou, em dias de maior aperto, sai sem comer. Nada de mais errado. Não saia de casa sem pequeno-almoço, a refeição mais importante do dia. E, sobretudo, não passe o dia sem comer ou sempre a petiscar. Faça uma correcta distribuição alimentar, repartindo a alimentação por várias refeições ao longo do dia. E não tema a balança. Ao comer várias vezes ao dia, comerá menos de cada vez e não sentirá fome. Conseguirá manter o seu peso, ou até perder o que tem em excesso. Mas, sobretudo, sentir-se-á melhor.

2. Consuma legumes e fruta em abundância. Coma-os diariamente, crus ou ligeiramente cozidos e a todas as refeições. As frutas e os legumes são óptimas fontes de vitaminas e sais minerais, indispensáveis a uma saúde de ferro. Os legumes podem ser ingeridos, também, através das sopas e saladas. Além de vitaminas e minerais, as frutas e legumes contêm fibras, sem valor energético mas essenciais ao bom funcionamento dos intestinos. Mas não caia na asneira de se alimentar exclusivamente de verdes.

3. Cuidado com as gorduras. Apesar de estas também deverem fazer parte da nossa alimentação, é verdade, há que saber escolhê-las. Sabemos hoje que a alimentação deve conter uma porção generosa de ácidos gordos polinsaturados, que abundam nos óleos vegetais (girassol, milho, soja), sementes (nozes, avelãs, amêndoas, etc.), nas leguminosas secas e na gordura de peixes (sobretudo cavala, sardinha, carapau e salmão).

As gorduras monoinsaturadas, como o azeite, são as que devemos consumir em menor quantidade. Mas, por ser vegetal e mais resistente às temperaturas, o azeite é a gordura mais saudável para o tempero e confecção dos alimentos.

4. Coma carne e peixe sobretudo cozidos e grelhados. Estes alimentos são, sobretudo, fornecedores de proteínas, essenciais a uma boa manutenção da estrutura do organismo. Retire os excessos de gordura. Quanto aos ovos, a quantidade mais adequada é um ou dois por semana.

5. Coma massas, arroz, pão e batatas. É verdade, leu bem. Mas coma em pequenas quantidades e escolha, dentro destes alimentos, os mais escuros e menos refinados. Lembre-se que o que engorda não é o pão, mas a manteiga, marmelada ou queijo que lhe põe em cima.

6. Beba, pelo menos, meio litro de leite por dia, de preferência magro ou meio-gordo. Os restantes lacticínios também devem ser consumidos durante o dia, mas não se exceda com a manteiga e o queijo mais gordo.

7. Atenção ao açúcar. Os refrigerantes e os sumos de fruta industriais não são mais que um concentrado de açúcar. Consuma antes fruta fresca ou faça um sumo natural com duas peças de fruta, diluído em água e sem adição de açúcar.

8. Beba 6 a 8 copos de água por dia, ou cerca de 1,5l. A água hidrata o organismo, previne a prisão de ventre e facilita a drenagem de toxinas. Mas, para não se assustar, não ponha uma garrafa com ar ditatorial em cima da mesa. Vá passando pela torneira e enchendo o copo. Se beber tanta água é mesmo um castigo, experimente chás, infusões e sumos sem açucar.

9. Coma alimentos ricos em vitaminas A, C e E e betacaroteno. Minerais como o zinco, magnésio e selénio são excelentes defensores do organismo contra os radicais livres e o envelhecimento, logo potentes aliados dos cosméticos anti-rugas! Boas fontes destas substâncias incluem frutos de polpa mais colorida (kiwi, laranja, papaia, manga, alperce) e sementes como nozes, castanhas e amêndoas. Não descure as restantes vitaminas mas, caso faça uma alimentação equilibrada, em princípio não há necessidade de suplementos.

A não esquecer

. Vai comer um rissol a meio da manhã? Esqueça! Beba antes um iogurte ou coma uma peça de fruta.

. Não gosta de salada ou legumes cozidos? Não faz mal. Coma sopa.

. Lembre-se da velha máxima: “Pequeno-almoço de rei, almoço de príncipe, jantar de pobre”.


Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Saúde

"Afinal, porque é que ela é magra e eu não?"

Por que razão há pessoas que conseguem manter-se eternamente em forma e a quem nunca parem pesar os quilos a mais? Os especialistas em controlo de peso dão-nos a respostas e saiba que nem tudo tem a ver com genética.

Beleza

Como preparar sobremesas saudáveis

Longe vão os tempos em que se afirmava que as sobremesas doces eram verdadeiros “pecados”. As sobremesas também podem fazer parte de uma alimentação saudável, desde que se tomem algumas medidas e se consumam com moderação.

Beleza

Programa 'barriga lisa em 4 dias'!

Contamos-lhe o segredo da dieta que promete fazê-la perder três quilos em quatro dias - acabando com o inchaço da barriga - e sete quilos em quatro semanas.

Beleza

Livre-se dos quilos extra para sempre

Bob Greene é um dos gurus norte-americanos da perda de peso. No livro ‘Best Life Diet’ propõe um programa para perder peso racionalmente e sem dramas. Inspire-se e diga adeus às dietas iô-iô.

Beleza

Alternativas saudáveis para o seu almoço

O tempo é pouco e torna-se difícil comer de forma equilibrada durante a semana. Mas mesmo assim é possível fazer as opções certas para a nossa saúde.

Beleza

Perca peso em dois meses

Falta pouco para a praia e todos os excessos do Inverno nos parecem pesar no corpo. Mas ainda está a tempo de salvar a situação, mudando a forma como se alimenta.

Beleza

Coma gelados… sem engordar

Se fugia a esta doce tentação com medo de perder a linha, eis as boas notícias: os gelados, além de deliciosos, podem fazer parte da sua alimentação diária sem que ganhe um grama a mais.

Beleza

Qual o índice glicémico dos alimentos?

Os alimentos aumentam o nível de açúcar no nosso sangue. Essa capacidade chama-se indice glicémico: quanto mais elevador for, maior e mais rápido o aporte de glucose na corrente sanguínea.

Beleza

Como deve alimentar-se na gravidez

É comum a mulher grávida sentir desejos por certos alimentos, mas há que ter bom senso para não cometer excessos e conseguir manter o peso certo durante os nove meses

Mais no portal

Comportamento

Os 3 tipos de problemas que todos os casais enfrentam

De acordo com os especialistas em relacionamentos interpessoais.

Beleza

Manicure de Halloween: 10 inspirações

Prepare-se a rigor para a noite mais assustadora do ano.

Saúde

Covid-19: Foi descoberto um novo fator de risco entre vacinados

Mesmo com as duas doses, determinados hábitos podem aumentar o risco de infeção.

Moda

As diferenças essenciais entre moda e estilo

Não, não são a mesma coisa.

Saúde

No Brasil, 1 em cada 5 crianças sofre de anemia

Conheça as possíveis causas.

Celebridades

Jennifer Lopez retira penthouse do mercado após quatro anos sem ofertas

Localizada no Distrito de Flatiron, em Nova Iorque, tem uma vista de cortar a respiração para o famoso Madison Square Park.

Celebridades

Oprah vai entrevistar Adele em especial de televisão

Além da conversa, os fãs poderão assistir a uma performance da artista, que se prepara para lançar um novo álbum.

Comportamento

É possível fazer sexo sem quaisquer emoções envolvidas?

Eis a opinião surpreendente de uma sexóloga.

Beleza

Maquilhagem para os olhos com dois tons é a tendência mais marcante do outono

Nesta temporada, os maquilhadores convidam-nos a experimentar diferentes combinações de cores.

Comportamento

Existem 8 tipos de bullying: saiba quais são e como identificá-los

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se anualmente a 20 de outubro.

Celebridades

Lizzo surpreende com vestido transparente

Veja o visual da cantora.