mel.jpg

Getty Images/iStockphoto

Os gregos apelidavam-no de néctar dos deuses, tantas eram as propriedades que lhe reconheciam, e consta que os atletas olímpicos tinham por hábito tomá-lo antes e depois das competições, para um aporte de energia extra. Por cá, as receitas tradicionais à base de mel com limão para curar as constipações e gripes também são conhecidas, mas os benefícios do mel vão além de boa fonte energética e mezinha para a constipação.

E tudo começa nas abelhas, que tiram  o néctar das flores e o transformam através das enzimas presentes na sua saliva e estômago…

Um doce para a saúde

Apesar de ser composto por 82 por cento de açúcar e de ter um índice glicémico alto (104), o açúcar do mel é complexo, o que significa que é de absorção mais lenta do que o açúcar refinado, por exemplo.

Pode por isso usá-lo em substituição do açúcar para adoçar o chá ou outras bebidas – basta uma colher de chá. Junte canela para reforçar o sistema imunitário e use como substituto do doce no pão, tostas ou em  bolachas. Lembre-se que o seu consumo deve ser ainda mais moderado em caso de diabetes ou obesidade.

O mel é também rico em vitaminas do complexo B, tiamina, riboflavina e ácido pantoténico, e tem pequenas quantidades de minerais, como potássio, fósforo, ferro, magnésio, sódio e zinco. Também contém um teor considerável de antioxidantes, sobretudo as variedades florais mais escuras.

Este alimento natural tem inúmeras propriedades conhecidas da tradição popular e reconhecidas pela comunidade científica, nomeadamente como antibacteriano, antissético, cicatrizante e fungicida, o que faz dele um bom aliado no tratamento de feridas e pequenas queimaduras.

Atenção aos antibióticos 

A Deco tem vindo a seguir a presença de antibióticos no mel vendido em Portugal. Em 2003, na análise de 20 amostras detetou antibióticos em metade. Quatro anos depois, apesar de melhores resultados, algumas amostras continuavam com antibióticos. João Casaca, da Federação Portuguesa de Apicultores, garante que a situação melhorou: “Fizemos um rastreio e em 2008 já não havia resíduos no mel português.” Problema: muitas marcas têm na composição mel de várias proveniências e os rótulos atuais não obrigam à especificação do país de origem, bastando a menção ‘dentro ou fora da UE’. Melhores garantias oferece,  por isso, o  mel com ‘Origem Portugal’, só que este rótulo só é possível em produções inferiores a 500kg. Na prática, encontra-o em feiras ou quintas de produtores particulares. Vale a pena procurar.

Relacionados

Beleza

Como permanecer em forma após o final do verão

No final do verão, em que o tempo de praia chegou ao fim, muitas pessoas tendem a descuidar da alimentação, passando a permitir-se a alguns excessos e descuidos. Com o regresso ao trabalho e às rotinas diárias, aliados à falta de tempo, esta tendência costuma acentuar-se. No entanto a atenção e o cuidado com a forma física e alimentação devem ser contínuos, uma missão que não é necessariamente complicada.

Beleza

Os novos açúcares: amigos ou inimigos?

Aparecem como um eldorado para quem procura alternativas mais saudáveis ao açúcar tradicional. serão mesmo melhores? Fomos investigar.

Beleza

Os beneficios do agrião

Multiplicam-se os estudos que comprovam os benefícios do agrião para a saúde, sobretudo na prevenção do cancro.

Beleza

Alimentos que casam bem

A nutrição partilha o mesmo princípio de um casamento: dois alimentos devem ser mais poderosos juntos que separados. Seja uma ‘casamenteira’ perfeita e aposte nas relações com mais futuro.

Beleza

Os 5 Alimentos que Estão a Destruir os Seus Ossos

Descubra o que pode estar a sabotar o seu 'intake' de cálcio

Mais no portal

Comportamento

O fenómeno que promete afetar o início de novas relações num mundo pós-pandemia

A sigla assemelha-se a um palavrão e os especialistas estimam que poderá dificultar novos relacionamentos.

Beleza

Nem imagina o impacto que uma fronha pode ter na pele do rosto

Parece um detalhe inofensivo, mas pode fazer toda a diferença na condição da tez.

Finanças de A a Z

Animais domésticos: como cuidar bem deles e ainda poupar dinheiro

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Saúde

Entenda a relação entre o stress e a queda de cabelo

Um estudo recente da Universidade de Harvard debruçou-se sobre o tema e, para além disso, encontrou uma substância que poderá estimular o crescimento dos fios.

Moda

5 'looks' perfeitos para um casamento intimista (mas de sonho)

A estilista Elsa Barreto regressa ao segmento nupcial.

Moda

Saiba como escolher (sempre) o modelo perfeito de calças de ganga

Com tantas opções no mercado, é fácil ficarmos confusas.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.