mulher comida

mulher comida

Thinkstock

10%

rins, para os ajudar no seu trabalho de manter o sangue equilibrado, com as quantidades certas de água e nutrientes

5 a 10%

coração, retirados essencialmente das gorduras que são mais capazes de lhe fornecer energia a longo prazo do que os açúcares

23%

fígado, pâncreas, baço e glândulas adrenais, sendo que o fígado usa os nutrientes de que necessita no momento e armazena o restante sob a forma de glicogénio

25%

músculos, o que lhes vão garantir o fornecimento constante de energia de que necessitam apenas para manterem a sua massa (é por isso que, quanto mais músculo temos, mais calorias queimamos, mesmo em repouso)

10%

cérebro, essencialmente sob a forma de glucose. Como esta não pode ser armazenada a longo prazo, é importante não saltar refeições sob pena de deixar o cérebro à míngua.

10%

termogénese. É esta a quantidade de calorias que o corpo queima após uma refeição apenas para a digerir.

2 a 3%

células adiposas. Isto se a sua refeição não for exagerada, porque se comer mais do que vai gastar nas próximas horas estas células vão acumular esses excessos e… olá celulite.

10%

diversos. Sendo o corpo humano uma estrutura tão complexa, há uma percentagem da energia ingerida que é usada em inúmeros outros processos e funções.

Ao decidir o que vai comer, escolha coisas que o seu corpo possa realmente aproveitar.

Se as sua refeições forem saudáveis e equilibradas (e todas sabemos o que isso quer dizer), ele receberá todos os nutrientes de que necessita, não terá de fazer horas extraordinárias a tentar digerir o que lhe faz mal e não terá excessos para armazenar sob a forma ‘pneus’ e outros refegos inestéticos.

(Fonte: A Dieta Abs, de D. Zinczenko e T. Spiker, Plátano Editora)

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

ASSINE AGORA A REVISTA ACTIVA COM OFERTA ISDIN. DEIXE-SE INSPIRAR. Saiba tudo aqui. ASSINAR

Relacionados

Beleza

O que fazer quando a dieta deixa de funcionar

No início, tudo corre bem e emagrece a bom ritmo, mas eis que chega uma altura em que deixa de perder peso. Nesse momento, a última coisa em que deve pensar é em desistir, porque ainda é possível levar o barco a bom porto.

Beleza

Dieta de Okinawa: o segredo para viver mais anos

O segredo da longevidade dos habitantes da ilha japonesa de Okinawa está no prato. Saiba em que pilares assenta a sua alimentação e como pode também beneficiar desta dieta saudável.

Beleza

Dietas: o que é mito e o que é verdade

Quando se fala em perder peso, toda a gente tem um palpite a dar: ‘o que resulta é comer muita fruta', ‘eu perdi 10 quilos a beber batidos' ou ‘eu nunca janto'. Afinal, devemos seguir alguns destes conselhos?

Beleza

O que nos impede de perder peso…

Por vezes, uma alimentação equilibrada e a prática de exercício não chegam para obter resultados, porque há factores que dificultam ou obstruem a perda de peso.

Beleza

Mantenha a linha sem dificuldade e com todos os benefícios nutricionais

Sabia que ingerir 1 a 2 porções diárias* de leguminosas é um óptimo método para manter a linha, evitar os sintomas da menopausa e prevenir doenças como o cancro da mama e do cólon?

Beleza

Mulheres: o que deve fazer para ficar (e permanecer) saudável e em forma

Sabe quais os alimentos que a ajudam a ter uma alimentação equilibrada, qual a melhor forma de perder peso sem prejudicar o seu organismo ou como prevenir o cancro da mama? Leia o nosso artigo e fique a saber como manter-se saudável… sempre!

Beleza

Quando a dieta deixa de funcionar: tudo o que deve fazer

No início, tudo corre bem e emagrece a bom ritmo, mas eis que chega uma altura em que deixa de perder peso. Nessa altura, a última coisa em que deve pensar é em desistir, porque ainda é possível levar o barco a bom porto.

Mais no portal

Saúde

4 vilões na alimentação que pioram os sintomas da TPM

Saiba o que evitar nessa altura do mês.

Beleza

Risco ao meio ou de lado? A melhor opção para cada formato de rosto

A forma como reparte o cabelo pode mudar muito o seu visual - num cenário ideal, sempre para melhor. Saiba como valorizar os seus traços.

Lifestyle

Escolas portuguesas ganham um novo brilho este Natal

Graças à Make-A-Wish.

Comportamento

É amor romântico ou platónico? Saiba o que distingue os conceitos

Tendemos a associar a palavra 'relacionamento' a um envolvimento romântico, mas a expressão pode descrever qualquer tipo de ligação interpessoal.

Moda

Os melhores sapatos para usar nos meses de outono e inverno

Inspire-se nestas sugestões.

Beleza

Os melhores vernizes nude para cada tom de pele

Esta é a escolha ideal para quem gosta de estéticas minimalistas.

Moda

Estes visuais provam que as cores neutras estão longe de ser aborrecidas

Inspire-se para os seus "looks" de outono/inverno.

Lifestyle

Esta é a série de animação que pode ajudar os seus filhos a comer melhor

Depois de conquistar mais de meio milhão de alunos nas escolas em Portugal, o projeto de educação para a saúde, Heróis da Fruta, chega agora ao pequeno ecrã

Moda

As botas cor-de-rosa perfeitas para visuais de inverno... e que também ajudam uma boa causa

Dois modelos muito especiais.

Moda

Mango Committed: descubra as peças de moda sustentável que vai querer no seu armário

A mais recente campanha da marca espanhola, “Committed to the Future” tem como protagonistas os próprios colaboradores da empresa que dão a conhecer como, a partir das suas funções, trabalham para o futuro de uma moda mais sustentável.

Saúde

Obesidade: as causas e soluções além da alimentação

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Renata Migueis.