156962075.jpg

Já se sabe que esta quadra festiva coloca em risco a nossa linha. Por isso mesmo, damos-lhe todas as dicas para sobreviver às festas sem sobrecarregar a balança.

1. Nunca se sente à mesa esfomeada . Se chega a hora da consoada e está com o estômago a ‘roncar’, a tendência é para comer muito mais. Uma boa dica é comer algo leve antes de se sentar à mesa. Pode ser um iogurte ou uma fatia de pão integral, o importante é não estar esfomeada o que lhe retira qualquer discernimento na hora de evitar os alimentos muito calóricos. Não ‘salte’ a sopa, que “possui muita água e nutrimentos reguladores e tem poucas calorias”, diz Teresa Branco.

2. Coma devagar. Faça-o mesmo intencionalmente, de forma consciente. É uma estratégia para “enganar” o estômago, que assim fica saciado mais cedo.

3. Escolha bem as bebidas. O álcool tem um alto teor calórico e deve ser ingerido com moderação. Pode acompanhar a refeição com um copo de vinho (que tem 78 calorias.), mas não mais. Os refrigerantes, já se sabe, são de evitar, e atenção aos sumos de fruta, que têm o condão de fazer subir o nível glicémico em flecha. Como depois também desce em flecha, acaba por ficar com fome muito rapidamente e o mais provável é ir comer uma rabanada. Se quiser um sumo, opte por um de tomate temperado, que é pouco calórico.

4. Deixe os doces para o fim da refeição. Por mais tentador que seja ir picando um sonho aqui e uma filhó acolá, resista. E quando comer a sobremesa, seleccione um bocadinho de cada doce, coloque-os num prato de sobremesa e saboreie-os como merecem.

5. Saia da mesa depois de comer. Nestas alturas há a tentação de se diluírem os horários das refeições. Na prática, o dia transforma-se numa única refeição gigante porque se está sempre a comer e fica-se na mesa muito depois de se ter terminado, a conversar e debicar. Evite isto. Levante-se quando acabar de comer e não “pique” entre as refeições.

6. Compense refeições pesadas com outras mais leves. É importante não sobrecarregar o organismo e ir equilibrando a ingestão de calorias. Se abusar ao almoço do dia de Natal, faça um jantar mais leve.

7. Confeccione doces menos calóricos. O açúcar pode ser substituído por adoçante. Se nunca experimentou, comece por substituir apenas metade. Na manteiga, pode fazer o mesmo e usar metade em versão light; use sempre leite magro em vez de gordo e tente, quando possível, usar mais claras do que gemas. Assim, se a receita pedir dois ovos, ponha um ovo e mais uma clara, e assim sucessivamente.

8. Resista ao primeiro impulso. Se está a falar com a sua tia e começa a ver os sonhos de abóbora a chamar por si e o açúcar das rabanadas a brilhar como cristal, faça tudo menos dirigir-se para eles como um autómato. Conte até dez, centre-se na sua tia, converse com ela. Além de melhorar as relações familiares ainda evita as calorias que tem cada rabanada.

9. Evite repetir os pratos. À mesa tente não se servir mais do que duas vezes de cada prato. Se não resistir, lembre-se que pode repetir o peru (porque é magro), mas não o recheio.

10. Escolha tendo em conta as calorias. Saber o valor calórico ajuda-a a seleccionar os alimentos que podem ter primazia sobre os outros. Entre os doces, as filhoses (172 calorias) são preferidas às rabanadas (400 calorias). Nas entradas, os pastéis de camarão são ligeiramente mais calóricos do que os de bacalhau (165 vs 116), enquanto a coxa de frango ascende aos 206. O croquete tem 99 calorias. Quanto aos queijos que nunca faltam nas mesas de Natal, 20 gramas de queijo da serra curado ascendem às 385 calorias, enquanto o brie tem 263 e o fresco 265.


Controle-se nos bufetes
Nesse caso, há alguns truques simples que a ajudam a resistir.
*Use pratos de sobremesa que dão a ilusão de estar a comer mais do que realmente está.
*Não fique perto da mesa. Nesse caso, o mais provável é que esteja a acabar um prato e a decidir já qual vai comer a seguir. Se for indelicado mudar de sítio (porque está a conversar com o anfitrião, por exemplo), mantenha as mãos ocupadas. Pode pôr a mala numa mão e o telemóvel na outra, ou um copo e um pratinho. Isto evita que vá petiscando salgados de forma automática.
*Não se sirva logo. Assim que “abrirem as hostilidades”, posicione-se na retaguarda e deixe os mais apressados “atacarem” primeiro. Assim, evita a euforia dos esfomeados e os seus exageros. Depois, pode ir servir-se com mais calma.

Colaboração: Dra Teresa Branco

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Saúde

Como não engordar nem um quilo este inverno!

O inverno é sinónimo de mais peso na balança. Os dias frios levam a que se fique mais tempo em casa e as festas com os amigos e a família contribuem para o aumento de peso. Mas será que o problema está na época ou na nossa força de vontade?

Beleza

Corpo: como reduzir um tamanho numa semana

Sim, é possível. O segredo está em 'atacar' a retenção de líquidos e acelerar intensivamente o metabolismo através do exercício físico.

Beleza

Toda a verdade sobre dietas que fizeram fama... e que não resultam!

Todas ouvimos falar de uma amiga, cunhada ou prima que fez a dieta da lua, do Dr.Atkins ou do tipo sanguíneo e emagreceu dez quilos num ápice. Mas com graves riscos para a saúde.

Beleza

Conheça as melhores dietas para desintoxicar o organismo

Fique a par das melhores dietas, massagens, chás e sumos de frutas para libertar o corpo e a mente das toxinas acumuladas e recuperar a boa forma.

Beleza

Como emagrecer sem stress... ou ansiedade

Já pensou que é possível emagrecer sem stresses nem ansiedades ou aquela terrível sensação de culpa sempre que comete um deslize?

Beleza

As dietas das estrelas

Aparecerem perante milhões nas telas de cinema, na televisão e em campanhas publicitárias é o pão-nosso de cada dia para actrizes e cantoras. Como são humanas também acabam por aumentar um quilinho ou outro, mas rapidamente regressam à forma, nem que seja à custa de dietas radicais.

Beleza

O que fazer quando a dieta deixa de funcionar

No início, tudo corre bem e emagrece a bom ritmo, mas eis que chega uma altura em que deixa de perder peso. Nesse momento, a última coisa em que deve pensar é em desistir, porque ainda é possível levar o barco a bom porto.

Beleza

Perca peso onde mais precisa!

Tem aquela gordura acumulada em certas partes do corpo - como as ancas, a barriga e as coxas - e parece que não há forma de ser ver libre dela? Há medidas muito concretas para cada zona do corpo que lhe resolvem o problema.

Beleza

45 Ideias anti-quilos

Está preocupada com os quilinhos a mais? Quer ficar fit para a primavera? Acha que é altura de começar a ter mais cuidado com a alimentação? Pois bem é sempre boa altura para começar e, para darmos uma mãozinha, preparámos 45 dicas simples para recuperar ou manter o peso.

Beleza

Dietas: o que é mito e o que é verdade

Quando se fala em perder peso, toda a gente tem um palpite a dar: ‘o que resulta é comer muita fruta', ‘eu perdi 10 quilos a beber batidos' ou ‘eu nunca janto'. Afinal, devemos seguir alguns destes conselhos?

Beleza

Nutrição: Como emagrecer para sempre

Sejam 3 ou 30 quilos que quer perder, se seguir algumas regras pode manter os resultados por muitos e muitos anos!

Mais no portal

Comportamento

Os 3 tipos de problemas que todos os casais enfrentam

De acordo com os especialistas em relacionamentos interpessoais.

Beleza

Manicure de Halloween: 10 inspirações

Prepare-se a rigor para a noite mais assustadora do ano.

Saúde

Covid-19: Foi descoberto um novo fator de risco entre vacinados

Mesmo com as duas doses, determinados hábitos podem aumentar o risco de infeção.

Moda

As diferenças essenciais entre moda e estilo

Não, não são a mesma coisa.

Saúde

No Brasil, 1 em cada 5 crianças sofre de anemia

Conheça as possíveis causas.

Celebridades

Jennifer Lopez retira penthouse do mercado após quatro anos sem ofertas

Localizada no Distrito de Flatiron, em Nova Iorque, tem uma vista de cortar a respiração para o famoso Madison Square Park.

Celebridades

Oprah vai entrevistar Adele em especial de televisão

Além da conversa, os fãs poderão assistir a uma performance da artista, que se prepara para lançar um novo álbum.

Comportamento

É possível fazer sexo sem quaisquer emoções envolvidas?

Eis a opinião surpreendente de uma sexóloga.

Beleza

Maquilhagem para os olhos com dois tons é a tendência mais marcante do outono

Nesta temporada, os maquilhadores convidam-nos a experimentar diferentes combinações de cores.

Comportamento

Existem 8 tipos de bullying: saiba quais são e como identificá-los

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se anualmente a 20 de outubro.

Celebridades

Lizzo surpreende com vestido transparente

Veja o visual da cantora.