481308293.jpg

kapulya

Existem “evidências promissoras” que mostram que a prática de Yoga é benéfica na gestão e melhoria dos fatores de risco associados às doenças cardiovasculares e que é uma “terapia potencialmente eficaz” para a saúde cardiovascular em geral.

Depois de uma análise a 37 estudos científicos sobre os benefícios do yoga, que envolveram um total de 2768 pessoas, investigadores da Holanda e dos Estados Unidos descobriram que esta prática pode oferecer benefícios idênticos, na redução dos factores de risco, às atividades físicas aeróbicas como andar de bicicleta ou correr. 

As conclusões desta análise mostram que o yoga tem potencial para reduzir os níveis de colesterol ‘mau’ (LDL), numa média de 12mg por dl de sangue; aumentar o colesterol ‘bom’ (HDL) – mais 3,20mg por dl. de sangue, em média – para além de baixar a tensão arterial e reduzir o índice de massa corporal em cerca de 770g por m2, como relata um comunicado da Sociedade Europeia de Cardiologia. Há também evidências de melhorias no ritmo cardíaco e de perda de peso (uma média de 2,32kg).

No entanto não foram encontradas evidências de que esta prática ajude a controlar os níveis de glucose elevados, associados à diabetes. 

Esta melhoria dos factores de risco parece ser ainda maior em pacientes com doenças coronárias que juntam o yoga à medicação para reduzir os níveis de colesterol.

O Yoga, que teve origem na Índia e incorpora elementos físicos, psicológicos e espirituais, já foi várias vezes referido como uma prática que ajuda a diminuir o risco de ataques cardíacos e AVC’s, e os investigadores pensam que isso se deve ao poder que tem na diminuição do stresse e em potenciar um relaxamento geral. 
 
Estas conclusões, recentemente publicadas no Jornal Europeu de Cardiologia Preventiva, oferecem uma opção de exercício e prevenção aos “pacientes com baixa tolerância física, como aqueles com problemas cardíacos pré-existentes, os idosos e os que sofrem de dores músculo-esqueléticas e nas articulações”, referem os investigadores.

Já não há desculpas para não se manter ACTIVA…


Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Relacionados

Beleza

Quer começar a correr? Então, siga estas dicas!

Estão por todo o lado, fazem turismo, criam grupos, vão sozinhos, correm à noite ou de madrugada. Se ainda não faz parte da 'tribo', dizemos-lhe por que deve começar a acelerar o passo. Faça-se à estrada com as nossas coordenadas.

Beleza

Barriga firme? Siga o método a que Carolina Patrocínio não resistiu

O métodos dos abdominais hipopressivos assegura bons resultados: é que além de uma barriga mais firme, ganha uma cintura definida. Não é afinal o que se quer?

Beleza

10 Mandamentos para desportistas madrugadores

Se a sua resolução de primavera é ficar em forma, damos-lhe as dicas certas para acordar para o exercício e aproveitá-lo ao máximo.

Beleza

A playlist certa para ouvir no ginásio... e queimar mais calorias

O Spotify analisou mais de 6,7 milhões de listas de música criadas por e para quem faz desporto, apurou quais as faixas mais populares e juntou-se a um especialista para saber quais as músicas que ajudam a queimar calorias com mais entusiasmo.

Beleza

Está a caminhar da forma certa?

A caminhada é um dos melhores exercícios para manter a forma diariamente. Mas será que está a cometer erros na forma como se exercita?

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.

Famílias Felizes

Famílias Felizes: vamos combater a 'ignorância' sobre o Natal?

Se dizemos tantas vezes que o Natal é para as crianças, não chegou a altura de pensarmos que esta época do ano também deve ser valorizada por nós? E recordar a essência, a sua história, é também uma forma de dar mais sentido a este tempo tão especial.

Moda

Os looks que vamos querer usar nos últimos 31 dias do ano

Inspire-se nestas sugestões.

Comportamento

9 regras para fazer um pedido de desculpa genuíno

De acordo com uma psicóloga.

Moda

15 ténis brancos aprovados para o outono

Queremos um de cada, por favor!

Saúde

Drew Barrymore começa todas as manhãs com esta bebida que divide opiniões

A atriz partilhou a sua rotina matinal, que conta com um hábito que não é consensual entre os especialistas em bem-estar.

Moda

3 acessórios de inverno que estão a tomar o street style de assalto

São os complementos ideais para qualquer visual quentinho.

Moda

Eis a deslumbrante e arrojada coleção de festa da Zara

Conheça as propostas da popular marca espanhola para recebermos a quadra festiva com muita alegria (e estilo).