O que comer contra o frio

ÁGUA

Além de ajudar a combater a desidratação provocada pelo ar condicionado e aquecimento, a água é essencial para o bom funcionamento do sistema imunitário. No inverno, esquecemo–nos de beber porque temos menos sede, mas isto é um erro. Mantenha o hábito da garrafinha de água.

VITAMINA A

O seu efeito antioxidante combate os efeitos dos radicais-livres, que aceleram o envelhecimento e tornam o organismo mais vulnerável. Para não falar do seu efeito benéfico na saúde dos olhos, que tendem a desidratar com o ar condicionado. Alimentos-chave: cenouras, ovos e frutas amarelas.

VITAMINA C

É mais do que conhecido o seu efeito antioxidante e preventor de gripes. O ideal é beber sumos de laranja e limão, mas também pode recorrer às pastilhas efervescentes.

ÓMEGA 3

Esta gordura poli-insaturada tem uma grande capacidade anti-inflamatória. Além disso, ajuda a baixar o mau colesterol e os triglicéridos e a aumentar o nível do colesterol HDL, o bom. É ainda muito importante para o bom funcionamento psíquico, o que pode ajudar a prevenir as depressões sazonais devidas ao tempo cinzento e às saudades do verão.

MAGNÉSIO

O tempo frio e seco potencia o stresse e a desidratação, que, por sua vez, podem estar na origem de dores de cabeça e enxaquecas. Um problema que pode ser resolvido aumentando as doses de magnésio, mineral anti-

-stresse presente em bananas, figos e frutos secos.

VITAMINA B 12

Além de prevenir a anemia, é uma das vitaminas que mais entra em falta quando estamos deprimidas ou em stresse. Aumenta a energia e reduz a irritabilidade. As melhores fontes são os ovos, leite, queijo, carne de vaca e porco, fígado e rim.

VITAMINA D

Além de contribuir para o bom funcionamento do sistema imunitário, é crucial para a boa absorção do cálcio. Está em sardinhas, salmão, atum e leite. O sol é importante para a sua boa sintetização no organismo, por isso, não fique fechada em casa e dê passeios sempre que o tempo permitir.

CÁLCIO

No inverno somos geralmente mais sedentários e o enfraquecimento da massa muscular pode levar a uma sobrecarga dos ossos e fraturas. O cálcio é essencial para prevenir. Está no leite, iogurtes e couves.

ZINCO

É outro mineral que ajuda a combater a depressão e estimula a imunidade geral. Está presente nos ovos.

BIOTINA

Ajuda a prevenir a típica queda de cabelo do inverno e previne o cansaço mental em alturas de trabalho mais intenso. Ingira-a comendo gema de ovo, leite e arroz integral.

Relacionados

Beleza

Siga a receita crono

Todos os alimentos são permitidos, desde que consumidos no momento certo e em quantidades adequadas. O pequeno-almoço e o almoço são as refeições mais importantes.

Beleza

Como reduzir a gordura na sua alimentação

Se está cansada dos mesmos paladares e anseia por novos, deixe-se levar por soluções alternativas e outras formas de cozinhar. As gorduras vegetais oferecem texturas suaves e realçam o sabor natural dos alimentos.

Beleza

Fazemos a denuncia: estes são os sabotadores da nossa saúde!

Há alimentos que perpetuam a nossa juventude e outros que a sabotam e estimulam um envelhecimento precoce e processos inflamatórios.

Beleza

Alimentos que limpam o organismo

Há alimentos que ajudam o nosso corpo a eliminar toxinas. Saiba quais são!

Beleza

10 alimentos que a protegem contra as doenças

Mais de metade dos cancros podem ser evitados com uma alimentação equilibrada. O mesmo se passa com outras doenças, como as do coração, a diabetes, ou o colesterol. Escolhemos 10 alimentos que fazem bem à sua saúde

Beleza

Dieta de Okinawa: o segredo para viver mais anos

O segredo da longevidade dos habitantes da ilha japonesa de Okinawa está no prato. Saiba em que pilares assenta a sua alimentação e como pode também beneficiar desta dieta saudável.

Beleza

Qual é a hora certa para emagrecer?

Se não consegue perder peso, pode estar a comer os alimentos errados à hora errada. A crononutrição explica que o segredo para emagrecer é ajustar a alimentação com o seu biorritmo diário.

Beleza

Controle o apetite e evite os quilos a mais

Muitas vezes, a fome não é um sintoma físico. Os alimentos também servem de consolo emocional em alturas de solidão, stresse e tédio. Compreenda os mecanismos que comandam o seu apetite e controle o seu peso.

Beleza

Alimentos bons para o cérebro

Alimentos carregadinhos de nutrientes, que vão pô-la a pensar melhor, mais rápido... e lúcida até aos 100.

Beleza

Guia do Bio: O que são alimentos biológicos?

Estão cada vez mais na moda, mas nem sempre é claro o que torna um alimento 'biológico'. TIramos-lhe todas as dúvidas

Mais no portal

Moda

Fomos espreitar as propostas da Primark e estes são os nossos 10 acessórios preferidos

Os acessórios must-have para os dias de calor

Moda

Quem disse que não há lugar para fatos num armário de primavera?

Dos tons neutros aos mais vibrantes; das silhuetas justas às oversized, é impossível resistir a estes 10 conjuntos coordenados.

Beleza

Cabelos: três tendências inspiradas nas Deusas do Olimpo

Confira as sugestões Jean Louis David.

Lifestyle

Aos fins de semana, há 'brunch' na Doca de Santo

Com vista para o Tejo.

Moda

Uns ténis para quem não tem medo de brilhar debaixo dos holofotes

Os novos ténis da marca Puma em colaboração com Dua Lipa

Celebridades

Harry aterra no Reino Unido sem Meghan e reencontra-se com o irmão

A propósito do funeral do avô, Philip.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.

Saúde

CDC declara racismo ameaça à saúde pública

A agência americana focou-se no impacto deste a nível físico e emocional.