140442083.jpg

O que são

As fibras são uma forma de carbohidratos que tem uma característica muito específica: não são absorvidas pelas enzimas do organismo, nem nos dão energia (ou seja calorias), nem nutrientes. Porém, exercem um papel essencial na redução de certas doenças.

Porque são importantes

Os estudos comprovam-no: as fibras circunscrevem o risco de diabetes tipo 2, ataques cardíacos – em cerca de 40% ao reduzir a formação de colesterol mau – isso sem falar de reduzirem o problema da obstipação (‘prisão de ventre’) e hemorróidas.

De quantas gramas precisa por dia

As mulheres adultas devem consumir cerca de 20 gramas de fibras diárias; quanto aos homens, 30 gramas. Isto deve partir da própria dieta e não de suplementos.

Onde é que as pode ir buscar

A resposta é simples: a uma alimentação saudável. Ou seja, se adoptar uma dieta em que não faltem frutos secos, pães de sementes, vegetais, frutas, soja, nozes, castanhas e amêndoas está só por si a assimilar uma quantidade razoável de fibras que correspondem às suas necessidades diárias. Mas atenção, porque, em caso de excesso, pode ocorrer uma diminuição da absorção de certos nutrientes, como o ferro e o cálcio.

Conselhos práticos

*Tome um pequeno-almoço de cereais integrais ricos em fibras;

*Privilegie as frutas frescas, que mantém intacta a quantidade de fibras; já no caso dos sumos, há uma diminuição da mesma;

*Pelo menos o almoço e o jantar deve ser acompanhado de vegetais, cozidos ou em salada.

*De vez em quanto substitua o puré de batata pelo de castanha ou acompanhe a salada de frutas secas, como nozes.

Vários tipos de fibras

*Fibras solúveis (dissolvem-se na água):lubrificam o intestino, ao mesmo tempo que diminuem a capacidade de absorção de nutrientes, caso do açúcar, e aumentam a sensação de saciedade. Estas estão presentes em frutas e verduras, bem como na aveia, cevada e leguminosas (soja, lentilhas, feijão, grão de bico…)

*Fibras insolúveis:  aumentam o volume dos intestinos, facilitando assim o seu funcionamento. Existem essencialmente nos cereais integrais e no farelo de trigo.

Pensou-se durante muito tempo que as fibras tinham um importante impacto na redução do cancro do colo do útero, mas, recentemente, um estudo desenvolvido por cientistas da Universidade de Harvard que seguiu 80 000 mulheres durante 16 anos, provo que o consumo de fibras não indica uma diminuição da incidência desta doença.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Beleza

Toda a verdade sobre dietas que fizeram fama... e que não resultam!

Todas ouvimos falar de uma amiga, cunhada ou prima que fez a dieta da lua, do Dr.Atkins ou do tipo sanguíneo e emagreceu dez quilos num ápice. Mas com graves riscos para a saúde.

Beleza

45 Ideias anti-quilos

Está preocupada com os quilinhos a mais? Quer ficar fit para a primavera? Acha que é altura de começar a ter mais cuidado com a alimentação? Pois bem é sempre boa altura para começar e, para darmos uma mãozinha, preparámos 45 dicas simples para recuperar ou manter o peso.

Beleza

No Verão: proteja-se contra as doenças de origem alimentar

Na sua maioria, os alimentos contêm bactérias e se não forem conservados nas condições adequadas, os microrganismos podem proliferar e originar infecções e intoxicações alimentares.

Beleza

Peixe: um amigo de todos os dias!

Rico em aromas, o peixe contém muitas proteínas, que funcionam como tijolos que edificam o corpo, intervindo nos processos de crescimento e reparação do organismo

Beleza

Guia do Bio: Dicas para comprar bem

Antes de adquirir alimentos biológicos convém ler as dicas que se seguem.

Beleza

Dietas: o que é mito e o que é verdade

Quando se fala em perder peso, toda a gente tem um palpite a dar: ‘o que resulta é comer muita fruta', ‘eu perdi 10 quilos a beber batidos' ou ‘eu nunca janto'. Afinal, devemos seguir alguns destes conselhos?

Beleza

Nutrição: Como emagrecer para sempre

Sejam 3 ou 30 quilos que quer perder, se seguir algumas regras pode manter os resultados por muitos e muitos anos!

Beleza

Vegetarianismo: vantagens e perigos deste regime

Muitas vezes a redução do consumo de carne é o ponto de partida para a descoberta de outros sabores. A riqueza nutritiva dos pratos vegetarianos, as suas cores, texturas e aromas, são alguns dos motivos que atraem cada vez mais adeptos. Mas existem outras vantagens para quem escolhe este tipo de dieta e faz disso uma opção de vida.

Beleza

Pão: feito em casa ou comprado no supermercado?

Por moda ou por uma questão de saúde, a verdade é que nos últimos tempos temos assistido a um número crescente de pessoas que opta por fazer o seu próprio pão em casa. Enquanto que algumas queixam-se de que o pão actualmente à venda está demasiado industrializado, outras falam na "crise" para justificar o porquê de fazer o pão em casa. Na verdade, confeccionar o pão em casa tem algumas vantagens, mas exige também alguns cuidados.

Mais no portal

Beleza

O óleo que hidrata, controla o frizz e previne a queda do cabelo

Conheça estes e outros benefícios.

Celebridades

Amy Schumer remove o útero e o apêndice devido a endometriose

A atriz partilhou a própria história nas redes sociais.

Celebridades

Ashley Graham está grávida de gémeos

A modelo revelou o sexo dos bebés num vídeo que apanhou os fãs de surpresa.

Lifestyle

Packs anti-experiência: uma forma de ajudar quem precisa

A PAR e FNAC juntaram forças no apoio aos refugiados de Cabo Delgado. Ajudar a causa é fácil: adquirir um dos packs Anti-Experiência que já estão à venda nas lojas.

Moda

Iris Apfel: a influencer centenária cria coleção para a H&M

Mulher de negócios, um verdadeiro ícone de estilo, designer de moda e decoradora de interiores, Iris ´uma mulher verdadeiramente inspiradora.

Moda

A coleção-cápsula que celebra o 'athleisure' como nunca viu antes

Pela mão do designer francês Monsieur Christian Lacroix.

Moda

Intimissimi lança novidades para o outono/ inverno

Conheça as novas peças da marca italiana.

Saúde

Zero comportamentos de risco: ilustradora Clara Não ajuda na sensibilização dos jovens para o VIH

No ZEROVIH.PT os jovens podem encontrar informação sobre a infeção e respostas às perguntas mais frequentes em caso de diagnóstico.

Moda

Conheça a coleção de outono Parfois

Da roupa aos acessórios.

Lifestyle

Perda gestacional e interrupção voluntária da gravidez: este livro fala de ambas

"Camila, meu amor" conta na primeira pessoa a história de Renata Alves Marvão.