Frutos vermelhos: os super alimentos do século XXI

Sem dúvida que os olhos também comem. E no que se trata de frutos vermelhos é realmente difícil desviar o olhar de um copo de sumo fresco ou de uma salada de fruta tingida de preto e vermelho. Longe de serem frutos do pecado, os frutos vermelhos trazem inúmeros benefícios para a sua saúde.

A tonalidade roxa vem da antocianina, pigmento associado à vitamina B1, responsável pela transformação dos nutrientes em energia. Naturalmente os frutos vermelhos, em especial o mirtilo, a groselha e a acerola, são a melhor fonte de antioxidantes, isto mesmo quando os comparamos com outras frutas e vegetais. Com o coração mais protegido, as vitaminas do complexo B (niacina), os minerais, o potássio e a vitamina C, reforçam a protecção da saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo.

A cor vermelha dos morangos ou das groselhas vem do licopeno, um carotenóide (fitoquímico) geralmente associados à vitamina C que ajuda na prevenção do cancro da próstata. Estes frutos são ainda fonte de outros carotenóides, como o betacaroteno, percursor da vitamina A que fortalece os olhos e a pele. Um outro herói dos frutos vermelhos é o cianidino, que se encontra na pele da fruta.

Cinco vezes ao dia!

A única forma de proteger o organismo dos efeitos da vida acelerada e do desgaste físico visível e constante, passa por apostar em alimentos ricos em antioxidantes. O baixo consumo de frutas e vegetais está entre os dez principais factores de risco associados à ocorrência de doenças crónicas não transmissíveis. Por esse motivo a Organização Mundial de Saúde (OMS) incentiva o aumento do consumo de frutas e vegetais, frescos ou em sumo, dadas as suas propriedades benéficas para a saúde. As razões já são conhecidas, já que contribuem para a diminuição do consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcares e fornecem vitaminas, minerais e fibras necessárias ao pleno funcionamento do organismo.

Num estudo da Human Nutrition Research Center on Aging (Centro de Investigação do Impacto dos Alimentos sobre o Envelhecimento), em Boston, a equipa coordenada pelo investigador James Joseph, conclui que “os mirtilos estão a transformar-se num alimento essencial na batalha contra o envelhecimento.” Em causa o facto de este fruto ser rico em nutrientes que impedem a perda de memória, ajudam a combater a depressão e retardam os efeitos da idade. No caso dos morangos, as conclusões assemelham-se: uma mão cheia deste fruto promove a saúde do sistema digestivo e ajuda a diminuir os níveis do colesterol.

Num estudo publicado no Scientific Overview for Health Professionals, que suporta a mensagem do projecto americano “5 a day” – programa de incentivo ao consumo de fruta e legumes -, reforça-se a mensagem de que o risco de desenvolver doenças crónicas diminui com o consumo de 5 a 10 peças de fruta e vegetais todos os dias.

A nova Roda dos Alimentos aconselha o consumo diário de 3 a 5 porções de fruta, o que equivale a 480 a 800 gramas diárias, dependendo das necessidades individuais. O consumo diário de fruta é vital para garantir a saúde do seu organismo e para ter uma vida activa e saudável.

4 razões para Ela consumir frutos vermelhos

– Melhor que o botox – Os seus nutrientes ricos em antioxidantes anti-envelhecimento neutralizam a acção dos radicais livres e melhoram a circulação sanguínea e o transporte de nutrientes pelo corpo, o que contribui para ter um rosto rejuvenescido. Por outro lado, protegem contra os efeitos nocivos do sol, um dos responsáveis pelo envelhecimento prematuro da pele.

– Evita os desejos de doces – O açúcar natural dos frutos, a frutose, tem um baixo índice glicémico, o que prolonga a sensação de saciedade, evitando que sinta vontade de estar sempre a petiscar. O que significa que a energia consumida é bem assimilada pelas funções vitais do organismo. Uma dieta com baixo índice glicémico ajuda a controlar o colesterol e a pressão sanguínea.

– Queima gordura e mantêm o peso – Se pensa em perder peso, então garanta que os frutos vermelhos fazem parte da sua dieta. 300 gramas de frutos silvestres têm o mesmo valor calórico que um terço de uma banana.

– Diminui o risco de cancro e alivia os sintomas das alergias – Estes alimentos contêm nutrientes anticancerigenos que protegem o organismo. Vários estudos comprovam a eficácia dos frutos vermelhos, como os morangos e as framboesas, na prevenção do desenvolvimento de inúmeros tipos de cancro. Por outro lado, algumas substâncias presentes nos frutos vermelhos, quercitina, um fitonutriente da família dos flavonóides,aliviam os sintomas das alergias.

4 razões para Ele consumir frutos vermelhos

– Adeus stresse e ansiedade – A vitamina C restabelece as reservas de adrenalina nas glândulas supra-renais, o que minimiza os efeitos da ansiedade. O stresse crónico também aumenta a produção de hormonas que desequilibram os níveis de glicose no sangue, criando a sensação de fome permanente. Cinco morangos têm a mesma quantidade de vitamina C que uma laranja.

– Mantêm as gripes longe – Ricos em ácido fólico e vitamina C, os frutos vermelhos têm ainda propriedades antioxidantes e aumentam a protecção imunitária contra as infecções. Cinco morangos contêm mais antioxidantes do que três maçãs ou quatro bananas.

– Protege o coração – O ácido fólico e os antioxidantes protegem as artérias do mau colesterol. Por outro lado, a vitamina C e as antocianidinas evitam a formação do mau colesterol, mantendo os níveis seguros, o que reduz o risco de enfarte ou de AVC.

– Melhor do que Viagra – Os frutos vermelhos são ricos em zinco, um mineral vital que ajuda o homem a prolongar a erecção. É também essencial para evitar a impotência masculina. Estes frutos contêm ainda antocianina, um antioxidante que garante a circulação dos nutrientes e o bom funcionamento do fluxo sanguíneo.



Siga-nos no Twitter

Relacionados

Beleza

10 mandamentos para comer bem e viver mais anos

Regras à mesa para viver até aos 100, apresentadas pelas autoras de ‘O Segredo de Okinawa’

Beleza

Prazo de validade dos alimentos: esclareça todas as dúvidas

Faz mal comer um iogurte cujo prazo de validade expirou no dia anterior? Quanto tempo posso guardar a maionese no frigorífico depois de aberta? O chocolate esbranquiçado está estragado? O consultor alimentar Hugo Vieira esclarece estes e outros mistérios.

Saúde

"Afinal, porque é que ela é magra e eu não?"

Por que razão há pessoas que conseguem manter-se eternamente em forma e a quem nunca parem pesar os quilos a mais? Os especialistas em controlo de peso dão-nos a respostas e saiba que nem tudo tem a ver com genética.

Beleza

Como reduzir a gordura na sua alimentação

Se está cansada dos mesmos paladares e anseia por novos, deixe-se levar por soluções alternativas e outras formas de cozinhar. As gorduras vegetais oferecem texturas suaves e realçam o sabor natural dos alimentos.

Beleza

Como preparar sobremesas saudáveis

Longe vão os tempos em que se afirmava que as sobremesas doces eram verdadeiros “pecados”. As sobremesas também podem fazer parte de uma alimentação saudável, desde que se tomem algumas medidas e se consumam com moderação.

Diz Quem Sabe

A alimentação equilibrada para fazer exercício

Com a chegada do bom tempo e o vislumbre do tempo de praia voltam as preocupações com a linha e renovam-se as intenções da prática regular de actividade física. Por outro lado, surgem iniciativas que promovem a prática de actividade física ao ar livre e que acabam por ser muitas vezes o pontapé de saída.

Beleza

FÓRUM: 'Asneiras alimentares': conte-nos a sua!

Que 'asneira alimentar' cometeu, mesmo sabendo que não devia fazê-lo, e porquê?

Mais no portal

Moda

20 vestidos abaixo dos 20 euros que valem mesmo a pena nos saldos da Zara

Os preços começam nos 9,99€ e ainda explicamos como respeitar o plafond para compras em época de saldos.

Vídeos

ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2020: uma tarde em que as palavras nos tornaram mais fortes

Mais uma edição para homenagear mulheres que mudam vidas, com o apoio da Endesa, Filorga, Pantene e Seat.

Saúde

Preste atenção a estes sinais de que está a beber pouca água

Assim como se deve cultivar hábitos saudáveis na alimentação e na prática de atividade física, o consumo diário de água também deve fazer parte da rotina diária.

Beleza

Erros comuns que prejudicam a saúde dos cabelos crespos

No que diz respeito a cabelos afro, saber o que não fazer é tão importante quanto saber o que fazer.

Comportamento

Use estas situações comuns do quotidiano para treinar a assertividade

Estabelecer e impor limites nem sempre é fácil, especialmente para quem não está habituado.

Fashion Tips

Saiba como escolher o vestido de cerimónia perfeito para brilhar em qualquer evento

Está oficialmente aberta a temporada de casamentos e a rubrica Fashion Tips está aqui para ajudá-la a estar no seu melhor.

Comportamento

Cansada de deixar as coisas pelo meio? Estas dicas podem ajudar

Aqui ficam cinco conselhos de uma especialista para levar tarefas e objetivos até ao fim.

Finanças de A a Z

Como planear a poupança das crianças em apenas três passos

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Deep Talk

Li Furtado: "A melhor influenciadora é a cliente que surge naturalmente"

A paixão pelo e-commerce e pelas compras online levaram Li Furtado a deixar uma carreira tradicional para lançar um negócio digital. O resultado é a super bem-sucedida marca de moda CINCO.

Moda

Hailey Bieber usa a próxima cor do momento em viagem a Paris

Inspirámo-nos no estilo da modelo e reunimos várias peças que são a cara dao verão.

Diz Quem Sabe

Neste verão, medite: a sua saúde mental agradece

Um artigo de opinião assinado por Joana Freitas, mental coach e CEO da empresa especializada em serviços de Gestão de Stress Up Your Mind.

Beleza

Batom para fazer o contorno do rosto? Este truque de maquilhagem prova que é possível

Sim, é inacreditável, mas leu bem.