iStock_000033002428_Small.jpg

Photographer: Andrey Popov

“Não andes descalça no chão da cozinha, que te constipas!”
Quem nunca ouviu esta frase gritada em pânico? Dizem-nos que era uma porta escancarada para constipação e quem sabe para algo pior. A grande variação térmica era sempre apontada como a principal causa. “Trata-se de um mito”, esclarece-nos Pedro Lopes, médico de clínica geral da Clínica Milenium. “As constipações e as gripes são situações provocadas por vírus, pelo que andar descalço no chão da cozinha ou noutra superfície fria, além da sensação desagradável de frio, em nada contribui para adquirir uma infeção viral. A disseminação dos vírus responsáveis por estas doenças é feita por via aérea através do espirro ou da tosse, ou através do contacto com as mãos sujas ou com objetos ou superfícies contaminadas.” Portanto, perigoso mesmo é não lavar as mãos com frequência e estar em locais públicos fechados com muita gente, especialmente durante surtos de gripe. Quem precisa de viajar de transportes públicos todos os dias ou passar horas na sala de espera de um centro de saúde está muito mais exposto do que a temerária que queira desafiar o perigo de pés nus na pedra fria da cozinha.

Mas atenção: se estiver com o período o caso já muda de figura, avisa o médico. “Também se diz que andar descalça numa superfície fria durante a menstruação agrava as cólicas menstruais. Isto poderá ter alguma base de verdade uma vez que o frio provoca uma contração dos vasos sanguíneos (vasoconstrição) e isso, por afectar também os vasos sanguíneos pélvicos, pode agravar as dores menstruais. Se andar descalça numa superfície que não esteja fria não há qualquer problema.”

 

“Sai da corrente de ar!”
As correntes de ar têm sido culpadas de muitos males, de gripes a dores musculares incapacitantes e até a doenças respiratórias graves. O que será que há assim de tão perigoso nelas para a nossa saúde? “A questão da relação das correntes de ar com as gripes e constipações é uma vez mais um mito, uma vez que este tipo de infeções são de origem viral.”

Outra das crenças comuns é a famosa “ponta de ar” ou “pontada de ar”, que geralmente se traduz em dores musculares intensas e quase impeditivas. Há algum fundo de verdade científica nisto? Contudo, no que diz respeito às dores musculares que resultam da exposição a uma corrente de ar podemos encontrar uma explicação científica. Quando estamos expostos ao ar frio, por exemplo exemplo uma corrente de ar, o nosso organismo tende a utilizar os mecanismos de que dispõe para conservar a temperatura corporal, nomeadamente a contração muscular profunda, que é involuntária, isto é, não depende da nossa vontade ou controlo, e que é uma forma de o corpo produzir calor. Assim, ao fim de algum tempo de exposição ao frio e com a fadiga dos músculos podem surgir dores musculares, que podem ser intensas e mesmo incapacitantes. 

“Não saias para a rua de cabelo molhado”
Para além do medo de que pudesse despoletar vírus respiratórios, começou também a espalhar-se a crença de que ir para a rua com o cabelo molhado podia potenciar o risco de paralisia facial.A paralisia facial consiste numa paralisia total ou parcial dos músculos da face, que pode ser classificada de duas formas: paralisia facial central ou paralisia facial periférica. A paralisia facial central acontece quando existem lesões no encéfalo, no sistema nervoso central, pois é este que envia todas as informações para o nervo facial. Quando existem lesões as informações não serão transmitidas ou poderão chegar com deficiências. Na paralisia facial periférica as lesões estão localizadas no nervo facial, o que faz com que exista uma irritação dos músculos da face”, explica Pedro Lopes. “Neste tipo de paralisia os doentes vão apresentar uma assimetria da face: o lado paralisado a boca sobe ligeiramente, os olhos poderão não piscar naturalmente, entre outros sintomas que assustam um pouco doentes e familiares devido à semelhança de sintomas com um acidente vascular cerebral.” 

As causas não se conhecem na totalidade e nada é certo, lembra ainda o médico. “O nervo poderá ser afetado por infeções, traumas, distúrbios de glicémia, traumatismos cranianos, tumores situados próximo do nervo facial, otites, hipertensão arterial, entre outros. Grande parte dos casos conhecidos deve-se à reativação do vírus herpes tipo 1, que poderá ficar armazenado durante anos no organismo sem ter nenhum tipo de reacção. Contudo, se ficar latente nos nervos faciais, poderá causar uma inflamação que desencadeará este tipo de paralisia. Esta teoria não está totalmente comprovada mas é considerada uma das causas mais prováveis. Quando a causa da inflamação do nervo é viral, dá-se o nome de Paralisia de Bell. Mas não há qualquer fundamento científico que explique a relação entre andar de cabelo molhado com a ocorrência desta situação. Contudo a exposição prolongada a condições de frio extremo pode provocar sintomas de paralisia facial periférica.”

 

“Não tomes duche a seguir às refeições”
Sempre ouvimos isto na praia, nas tardes de verão em que, a seguir ao farnel, a mãe nos proibia de ir à água… ou arriscávamo-nos a ficar lá, fulminados por uma indigestão. Mas o mesmo conselho era dado relativamente aos duches caseiros, onde, normalmente, a temperatura da água até está próxima dos 37ºC do nosso corpo. E até há quem defenda que, se for tomado na meia hora a seguir a acabarmos de comer, não há mal que nos toque. “O banho a seguir às refeições é uma questão que deixa sempre muitas dúvidas até porque todos nós fomos educados para não o fazer”, lembra Pedro Lopes. “Após uma refeição, o organismo aumenta o aporte de sangue ao tubo digestivo para que o processo de digestão ocorra. Uma vez que o volume de sangue é constante, para fazer isto o organismo tem de o desviar de outras localizações, nomeadamente das extremidades do corpo. Quando estamos expostos a temperaturas baixas, como acontece num banho de mar, o organismo necessita desse mesmo sangue para manter a temperatura corporal. Para já não falar do sangue que é necessário transportar para os músculos, que nos permitem nadar, e mesmo dos músculos involuntários que se contraem para manter a temperatura do corpo. Acresce a isto o facto de o frio provocar uma contração (constrição) dos vasos sanguíneos, com consequente diminuição do fornecimento de sangue ao tubo digestivo, durante o processo de digestão em que ele é necessário. É por esta razão que o banho com água fria após uma refeição é desaconselhado. Contudo, um banho com água tépida ou quente e em ambiente com temperatura controlada, como acontece em nossas casas, não tem qualquer tipo de inconveniente.”

 

“Não bebas bebidas geladas”
Nos tratados de conselhos preventivos das avós, elas são sempre responsáveis pelas dores de garganta, até no verão, e por pararem a digestão. Estarão certas? “As bebidas geladas quando ingeridas muito rapidamente podem de facto trazer alguns problemas”, confirma Pedro Lopes. “Quando ingerimos uma bebida gelada ela vai provocar uma diminuição abrupta da temperatura com consequente despoletar dos mecanismos corporais para compensar esta variação térmica. Durante a digestão, a ingestão de bebidas frias vais provocar uma contração dos vasos sanguíneos, com diminuição do aporte (fornecimento) de sangue ao estômago, o que pode comprometer o processo digestivo.” Quanto às dores de garganta, na maior parte dos casos, é mesmo um mito. “Dores de garganta, só se o frio provocar irritação. Mas normalmente o frio é analgésico e até anti-inflamatório por isso é um mito. Quanto aos estados, gripais é falso. A gripe é uma doença viral, pelo que o frio não tem qualquer efeito.”

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Análise Sennheiser Momentum TW 4 e JBL Soundgear Sense: Do bom e do melhor

Análise Sennheiser Momentum TW 4 e JBL Soundgear Sense: Do bom e do melhor

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

Rainha Maxima adiciona aranhas ao seu visual

Rainha Maxima adiciona aranhas ao seu visual

Vamos tomar um chá?

Vamos tomar um chá?

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Ir à Casa Az-Zagal e deixar-se ficar na aldeia

Ir à Casa Az-Zagal e deixar-se ficar na aldeia

Ana Moura na ModaLisboa “Vim muito bem acompanhada pela Emília”

Ana Moura na ModaLisboa “Vim muito bem acompanhada pela Emília”

Maria Botelho Moniz está de parabéns! 40 anos em 40 fotos

Maria Botelho Moniz está de parabéns! 40 anos em 40 fotos

Passatempo

Passatempo "O 25 de abril visto por ti"

Há uma nova imagem do rei Carlos III

Há uma nova imagem do rei Carlos III

Como apenas duas noites mal dormidas podem

Como apenas duas noites mal dormidas podem "acrescentar" quatro anos à idade real

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

Quem quer ser milionário?

Quem quer ser milionário?

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

A importância das plataformas na escolha de um carro elétrico

A importância das plataformas na escolha de um carro elétrico

Medina deixa Finanças com maior excedente da democracia portuguesa

Medina deixa Finanças com maior excedente da democracia portuguesa

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

Ténis retro: 21 modelos revivalistas para usar já

Ténis retro: 21 modelos revivalistas para usar já

Página ilustrada: o mundo a cores de Ana Seixas

Página ilustrada: o mundo a cores de Ana Seixas

Ministério da Saúde abre 322 vagas para fixar médicos em zonas carenciadas

Ministério da Saúde abre 322 vagas para fixar médicos em zonas carenciadas

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Victoria Guerra: “Estes últimos dois meses foram perfeitos para mim”

Victoria Guerra: “Estes últimos dois meses foram perfeitos para mim”

Há novas imagens do casamento de Bruna Gomes e Bernardo Sousa

Há novas imagens do casamento de Bruna Gomes e Bernardo Sousa

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

IPMA espera neve na Madeira na Páscoa devido à depressão Nelson

IPMA espera neve na Madeira na Páscoa devido à depressão Nelson

Especialistas vão começar a desenhar recomendações para a 'long covid'

Especialistas vão começar a desenhar recomendações para a 'long covid'

Em “Cacau”: Tiago acusa Cacau da morte de Pipa

Em “Cacau”: Tiago acusa Cacau da morte de Pipa

Baltimore: Especialista explica porque é que a estrutura da ponte colapsou por inteiro

Baltimore: Especialista explica porque é que a estrutura da ponte colapsou por inteiro

Um museu que nos cabe no pulso: Swatch e Tate lançam coleção artística

Um museu que nos cabe no pulso: Swatch e Tate lançam coleção artística

Inês Aires Pereira está separada

Inês Aires Pereira está separada

Coelhinho guardador de doces

Coelhinho guardador de doces

Vai uma volta no Funicular da Graça? A viagem é grátis até ao início de maio

Vai uma volta no Funicular da Graça? A viagem é grátis até ao início de maio

Eduardo Gageiro, exposição e livro

Eduardo Gageiro, exposição e livro

Charles Spencer posa com a filha e as semelhanças com a tia, a princesa Diana, são visíveis

Charles Spencer posa com a filha e as semelhanças com a tia, a princesa Diana, são visíveis

JL 1394

JL 1394

A oportunidade do Carbono Azul em Portugal

A oportunidade do Carbono Azul em Portugal

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Ano de 2023 foi o segundo mais quente de sempre em Portugal

Ano de 2023 foi o segundo mais quente de sempre em Portugal

Hella Jongerius cede ao Vitra Design Museum o seu vasto arquivo

Hella Jongerius cede ao Vitra Design Museum o seu vasto arquivo

Israel lançou um programa de reconhecimento facial na Faixa de Gaza

Israel lançou um programa de reconhecimento facial na Faixa de Gaza

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

PRIO – Exame Informática – Peugeot, a equipa dos ralis ‘zero emissões’

PRIO – Exame Informática – Peugeot, a equipa dos ralis ‘zero emissões’

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites