105076262.jpg

1 Rodeie-se de pessoas positivas. Elas conseguem contagiar-nos com a sua vontade de lutar. Ao transmitirem as suas boas experiências, valorizam e incentivam os nossos projetos. Mesmo que não seja possível enxotar as pessoas que, sistematicamente, se dedicam a minar-nos a autoconfiança e a anular os nossos sonhos, podemos sempre deixar-lhes um aviso: se não têm nada de construtivo para dizer, mais vale guardarem a negatividade para eles.

2 Evite as queixas e desculpas. Elas afogam a sua capacidade de iniciativa. Em vez de pôr a culpa nos outros ou na crise, reflita se não corre atrás das metas por causa do “medo de não estar à altura, de perder a segurança, do fracasso, enfim… medo da mudança”, como escreve a psicóloga Maria Jesus Álava em ‘Recuperar a Ilusão’ (Esfera dos Livros).

3 Enxote as nuvens negras. Os pensamentos pessimistas são, em grande parte, irracionais e automáticos e, por isso, invadem-nos mais facilmente. Maria Jesus propõe que crie alternativas: substitua o ‘é impossível’ por ‘talvez consiga’, ‘vou tentar dar o máximo’, ‘consigo aprender’.

4 Cultive o sentido de humor. Às vezes, é preciso não ter medo do ridículo, ser mais espontânea, apostar na criatividade e levarmo-nos um pouco menos a sério. “É o humor que derruba barreiras e nos aproxima das metas, enquanto o sofrimento nos afasta desse objetivo”, diz a psicóloga.

5 Seja resiliente. Que é como quem diz, perseverante, alguém que não desanima perante erros ou obstáculos e se levanta rapidamente depois de cada queda. “A pessoa resiliente demonstra valentia enfrentando os obstáculos do dia-a-dia, sabendo que o futuro não nos é oferecido, mas conquistado.”

6 Aposte nas rotinas de prazer. Elas aumentam-nos a autoconfiança e inspiram-nos mais a sonhar. Experimente várias atividades, novas e conhecidas – viajar, jantar com amigos, rir, comer um gelado, praticar desporto, pintar, vale tudo –, faça uma lista das suas preferidas e arranje mais tempo para elas. “A atividade ajuda a incrementar a felicidade; a falta de ação é um obstáculo”, diz Maria Jesus.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Relacionados

Beleza

Descubra: você é uma mulher inteligente

Não é preciso qualidades transcendentes para se saber viver da melhor maneira – só é preciso estar atenta, gostar de aprender e... olhar para os dois lados antes de atravessar. Descubra se é uma mulher que sabe lidar com os desafios da vida.

Beleza

Afinal, porque é que temos inveja?

Sempre me assumi como uma invejosa de primeira água, porque achava deplorável não conseguir ser  fantástica e casar com um príncipe como a Letizia de Espanha. Quando saí do armário das invejosas até me ofereceram uma almofada verde a dizer ‘Envy’, que, pronto, achei um bocado demais, mas enfim.

Beleza

Alimentos que melhoram o humor

São ricos em nutrientes aliados da nossa química cerebral´, diminuem o risco de depressão, irritabilidade, ansiedade e até podem fazer-nos mais felizes. Conheça-os.

Lifestyle

"MUDEI de rumo"

Trocar de carreira não é para todos. Mas estas mulheres provaram que, mais do que chegar ao topo, o importante é divertir-se ao longo do caminho. Inspire-se.

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.

Famílias Felizes

Famílias Felizes: vamos combater a 'ignorância' sobre o Natal?

Se dizemos tantas vezes que o Natal é para as crianças, não chegou a altura de pensarmos que esta época do ano também deve ser valorizada por nós? E recordar a essência, a sua história, é também uma forma de dar mais sentido a este tempo tão especial.

Moda

Os looks que vamos querer usar nos últimos 31 dias do ano

Inspire-se nestas sugestões.

Comportamento

9 regras para fazer um pedido de desculpa genuíno

De acordo com uma psicóloga.

Moda

15 ténis brancos aprovados para o outono

Queremos um de cada, por favor!

Saúde

Drew Barrymore começa todas as manhãs com esta bebida que divide opiniões

A atriz partilhou a sua rotina matinal, que conta com um hábito que não é consensual entre os especialistas em bem-estar.

Moda

3 acessórios de inverno que estão a tomar o street style de assalto

São os complementos ideais para qualquer visual quentinho.

Moda

Eis a deslumbrante e arrojada coleção de festa da Zara

Conheça as propostas da popular marca espanhola para recebermos a quadra festiva com muita alegria (e estilo).