145132979.jpg

Fomos criados originalmente num mundo muito mais duro do que aquele em que a maioria de nós, felizmente, vive. Portanto, não atraiçoe o vagar com que as 200 calorias vão à vida, e deite-se ao trabalho.

Perder peso fora do ginásio

Antes de mais, não se esqueça que quem tiver menos peso gastará menos do que quem for mais pesado (uma vez mais, somos iguaizinhas aos carros). Portanto, uma mulher de 60 quilos que queira perder peso vai ter de se esforçar mais do que uma mulher com 80 quilos, que verá resultados muito mais rapidamente.

Por outro lado, é difícil manter fora do ginásio, de forma constante, uma rotina de actividades: mas não custa tentar. Da seguinte lista escolha quatro destas actividades por dia.

– Arregace as mangas e faça uma limpeza à casa durante vinte minutos – 50 calorias. Claro que, para gastar 50 calorias, não pode ser daquelas limpezas em que fica ajoelhadinha no chão a limpar o pó às molduras. Mas não há nada que faça uns abdominais mais fantásticos do que esfregar o chão…

– Jogue à bola com as crianças – Em 15 minutos perde 50 calorias. Aliás, brincar com as crianças é do melhor que pode fazer: jogue ao Mata, à Macaca ou o mais imbatível de todos, à Apanhada.

– Ponha música (convém não ser slows) e dance a bom ritmo – Em 15 minutos gasta 60 calorias (se preferir a valsa, vai perder apenas 30). Convém fazer isto sozinha, com as crianças, ou com alguém que não lhe chateie a cabeça.

– Salte à corda – Quanto melhor saltar, mais efetivo será o exercício. Se tem falta de prática e passa o tempo a parar, tire metade das calorias – por 15 minutos, devem ser umas 140 calorias. Cuidado: calce uns ténis com uma boa sola amortecedora, não podem ser aqueles de sola rasa com que leva o cão a passear.

– Dê uma volta de bicicleta – Se não for a uma velocidade vertiginosa incluída na Volta a Portugal, vai gastar umas 50 calorias por meia hora.

– Dê um passeio a pé – Se quiser companhia, é bom que seja uma companhia desportiva, ou arrisca-se a ir ver montras e a parar a meio para um cafezinho e uma torrada… Em 15 minutos a passo acelerado, gasta mais ou menos 60 calorias. Sem a torrada, claro. Se caminhar na praia, dentro de água, gasta, em 15 minutos, cerca de 130 calorias.

– Lavar o carro – 80 calorias. Claro que lavar o carro não é ficar lá dentro à espera que a limpeza automática faça o resto.

– Vá à praia ou à piscina e nade durante 15 minutos: 80 calorias. Mas atenção, se não souber nadar suficientemente bem para ser um exercício contínuo, tire-lhe metade das calorias.

E esquecer 200…

O problema principal nem é que nos alambazamos com banquetes monumentais, mas que comemos um bocadinho mais do que precisamos todos os dias. Ao fim de uns anos, temos uns quilos a mais e nem percebemos como. Segredo: não é difícil, faça exatamente o oposto – coma todos os dias um bocadinho menos do que precisa.

É mais difícil cortar nas calorias do que aumentar o exercício, mas não é preciso entrar em dieta rigorosa para notar melhoras. Às vezes, é só pensar no que estamos a comer, em vez de comer sem pensar.

Temos mesmo fome? E comemos por quê? Porque precisamos mesmo, por gulodice ou por carência? Não há nada de mal em comer por gulodice – desde que se saiba o que se está a fazer.

O ideal é não entrar em dieta rigorosa, mas descobrir forma de ‘enganar’ o corpo. Quanto melhor conseguir enganá-lo, mais peso vai perder.

Então é assim: o nosso corpo está preparado para fazer face a épocas de fome. Quando isso acontece, automaticamente ele reduz os ‘gastos de manutenção’, tornando o metabolismo mais lento para gastarmos menos. Por isso é que, depois de uns dias a dieta, ficamos com o mesmo peso durante uma data de tempo: o corpo já ativou o seu mecanismo de proteção.

Truque: comer menos mas sem que o corpo se aperceba de que está a passar fome. Uma boa ideia é privilegiar o volume versus as calorias. Então, mas… vamos comer mais?

Comer mais comendo menos

Parece. O truque é mesmo esse. Segundo ensina a clínica americana Mayo ( www.mayoclinic.com ), o truque está em escolher alimentos que são menos concentrados em termos de calorias – o que quer dizer que se pode comer uma porção maior e mesmo assim emagrecer.

Além dos sumos, há outros erros comuns a quase toda a gente que engorda sem perceber como.

Por exemplo: quatro bolachas de água e sal, que comemos sem dar por isso, têm logo ali mais de 100 calorias. Uma única bolacha tem mais calorias que um pires de brócolos! Está bem que não é prático devorar pires de brócolos a meio da tarde, mas uma sanduíche enche mais e não engorda tanto. Outro exemplo: um copo de vinho branco – são logo 87 calorias. Se num dia esquecer cinco bolachas mais o copo de vinho, aí estão as suas 200 calorias a menos.

E como este, há muitos outros: é tal qual como a nossa conta no banco. Não é o que se gasta aqui ou ali – é o que tudo isso dá ao fim do mês.

Guia para bem ‘poupar’

Algumas formas pouco agressivas de tirar calorias ao seu dia-a-dia são:

– Esqueça o bolo a meio da manha (se conseguir): logo aí, já vão 300 calorias (ou mais). Se precisar mesmo de o manter, siga para as alíneas abaixo.

– Reduza a porção de carne: mesmo um bifinho grelhado tem mais gordura que uma inocente colher de manteiga. Coma mais peixe e mais feijão.

-Faça arroz malandrinho: sempre come mais água que arroz…

– Ao lanche, coma pão com queijo fresco ou compota sem açúcar, em vez de bolo de arroz ou croissant com fiambre.

– Não elimine os hidratos de carbono, mas faça a sua escolha: se quer comer pão à refeição, não coma arroz nem batata a acompanhar.

– Cuidado com as ‘calorias escondidas’: as nozes ou passas que comemos enquanto fazemos o jantar, a fatia de pão enquanto a sopa coze, o bocado de papa que o bebé deixou e que nós acabamos. Se tem de comer qualquer coisa, faça chá assim que entra na cozinha e vá bebendo.

PEQUENAS IDEIAS QUE AJUDAM

. Vá às compras a pé em vez de levar o carro até à caixa registadora.

– Se não for fazer as compras do mês, carregue um cesto em vez de empurrar o carrinho.

– No trabalho, levante-se vá falar com os colegas em vez de mandar e-mails.

– Em vez de fazer zapping durante a publicidade da televisão ou de aproveitar para ir buscar mais um pãozinho com manteiga, levante-se e faça uma série de abdominais.

– Enquanto a sopa coze, em vez de comer mais umas nozes vá ao fim do corredor a correr e volte. Repita as vezes que forem precisas. Cuidado para não escorregar.

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Beleza

Tenha o corpo de uma estrela de cinema

Faz uma dieta rigorosa e ginástica diariamente, tudo para ficar com a silhueta da Charlize Theron! Mas será que está a ser realista? Descubra qual a celebridade que tem um tipo de corpo igual ao seu e qual o exercício físico que fará de si uma musa!

Beleza

Os melhores exercícios para fazer na praia

Sugestões de exercícios fáceis e simples para fazer na praia, que a vão ajudar a queimar calorias, tonificar os músculos e ficar em forma neste Verão.

Beleza

Como fazer exercício mesmo sem ir ao ginásio!

Não deixe que o stress do trabalho deite a sua saúde por terra. Saiba como bastam pequenas mudanças na sua vida para levar uma vida mais equilibrada.

Beleza

Podemos mudar a forma do nosso corpo?

Quase todas as mulheres estão descontentes com alguma parte do seu corpo: umas gostariam de ter as coxas mais estreitas, outras, a barriga ‘durinha’, e outras ainda, o rabo mais pequeno. Fomos saber se a dieta e o exercício podem ajudar-nos a esculpir o corpo que desejaríamos ter.

Beleza

Etiqueta no ginásio

Agora que os ginásios se enchem de 'atletas' dispostos a recuperar dos erros das festas, vamos saber quais são as regras mínimas de boa convivência num treino.

Mais no portal

Comportamento

Os 3 tipos de problemas que todos os casais enfrentam

De acordo com os especialistas em relacionamentos interpessoais.

Beleza

Manicure de Halloween: 10 inspirações

Prepare-se a rigor para a noite mais assustadora do ano.

Saúde

Covid-19: Foi descoberto um novo fator de risco entre vacinados

Mesmo com as duas doses, determinados hábitos podem aumentar o risco de infeção.

Moda

As diferenças essenciais entre moda e estilo

Não, não são a mesma coisa.

Saúde

No Brasil, 1 em cada 5 crianças sofre de anemia

Conheça as possíveis causas.

Celebridades

Jennifer Lopez retira penthouse do mercado após quatro anos sem ofertas

Localizada no Distrito de Flatiron, em Nova Iorque, tem uma vista de cortar a respiração para o famoso Madison Square Park.

Celebridades

Oprah vai entrevistar Adele em especial de televisão

Além da conversa, os fãs poderão assistir a uma performance da artista, que se prepara para lançar um novo álbum.

Comportamento

É possível fazer sexo sem quaisquer emoções envolvidas?

Eis a opinião surpreendente de uma sexóloga.

Beleza

Maquilhagem para os olhos com dois tons é a tendência mais marcante do outono

Nesta temporada, os maquilhadores convidam-nos a experimentar diferentes combinações de cores.

Comportamento

Existem 8 tipos de bullying: saiba quais são e como identificá-los

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se anualmente a 20 de outubro.

Celebridades

Lizzo surpreende com vestido transparente

Veja o visual da cantora.