Filipa Fonseca Silva.jpg

Foto: Vera Marmelo

Grávida sexy? Difícil
Foi há 3 anos, quando nasceu Tiago, que Filipa começou a escrever sobre as suas aventuras e desventuras no ‘estranho’ mundo da maternidade. A sua gravidez passou a ser um tema recorrente no seu blog, ‘Crónicas de uma Fashion Victim’, e a resposta dos seus leitores muito positiva. “Escrevi, por exemplo, do terrível que foi encontrar roupa que gostasse. Era tudo pavoroso e a lingerie deprimente, só havia cuecões à avozinha e sutiãs gigantes. Só encontrei UM sutiã de grávida em padrão leopardo, foi a loucura.” (risos)

De chorona a brávida
Um dos temas mais divertidos do livro é a descoberta dos tipos de grávidas. “Tive duas gravidezes diferentes: da primeira fui a chorona e na segunda a brávida. Na primeira, estava sempre a chorar, a ver séries, filmes, fotos, até no supermercado dei por mim a chorar com uma música. Com a gravidez da minha filha, fui muito diferente, fui a ‘brávida’, sempre
a refilar com toda a gente.”

Nenuco de carne e osso
Quando o seu primeiro filho nasceu, Filipa não ficou em pânico sem saber como tratar dele. Já tinha tratado de um bebé antes, a sua irmã mais nova que nasceu quando ela tinha 12 anos. “Ela era o meu Nenuco de verdade! Não a largava nem um bocadinho. Lembro-me dos meus avós me dizerem para deixar as outras pessoas pegarem nela. Queria dar o banho, tratar do umbigo, mudar a fralda… Até sabia das birras, das doenças, das noites em branco, mas… como irmã, “quando o peso da responsabilidade está nas nossas costas é muito diferente. Só no dia a dia, como mãe, é que me apercebi do impacto que um bebé pode ter na nossa vida”.

Caiu o Carmo e a Trindade
Mal sabia Filipa quando escreveu o seu livro de crónicas, com experiências pessoais, sublinha, que haveria um assunto que iria gerar polémica e comentários inflamados no Facebook: a amamentação. Tudo começou porque foi à televisão falar sobre o livro e um dos temas abordados foi o excerto em que Filipa confessa que não gostava de amamentar e que retirar leite materno com a bomba fazia-a sentir uma vaca. “Não o disse num tom depreciativo, até porque adoro animais, mas é normal que se use a comparação com as vaquinhas na ordenha. Extrapolaram de tal modo as minhas palavras que foram à minha página pessoal no Facebook insultar-me e chegaram a querer que a Bertrand retirasse o meu livro das bancas. Fiquei em estado de choque porque o livro não é um manual científico sobre amamentação e esta crónica é apenas uma das 35 que entram no livro. Achei que foi completamente despropositado. Não se pode falar de tudo, diziam algumas… Há meses éramos todos Charlie, mas agora não podemos falar de tudo? Não sou contra a amamentação, não é isso a minha crónica, é a minha experiência. O que vale é que por cada crítica tive 20 pessoas a dizer que sentiram o mesmo.”

O tabu
Filipa também não estava à espera deste lado intocável de certos temas relacionados com a maternidade. “Parece que quando somos mães temos de ser mais recatadas e fazer tudo o que se diz nos livros. Há um endeusamento da maternidade e não se pode dizer que às vezes as criancinhas são umas grandes melgas… As pessoas não gostam de falar dos aspetos menos bons de ser mãe. Outro choque foi criticarem tudo (sobretudo nas redes sociais) o que sai da norma, parece que só há uma maneira certa de fazer as coisas. Criticam quem faz cesariana, quem faz um parto na água, quem não quer amamentar, quem amamenta até aos 3 anos… tudo serve para deitar abaixo quando não segue a norma. Ao princípio incomodava-me, mas depois …é: vive e deixa viver.”

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

Carmo Sousa Lara: "Às vezes, estamos muito agarradas ao reforço negativo"

A nossa primeira Conversa Inspiradora chega no dia 8 de março e é sobre o corpo. O corpo da mulher real. O corpo que ainda é poucas vezes capa de revista.

Imagem de Sucesso

Saiba como escolher os modelos de óculos de sol que mais valorizam o seu rosto

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso partilho algumas dicas para que escolher eyewear nunca mais seja uma dor de cabeça.

Moda

Os 8 tipos de cuecas que todas as mulheres devem ter

De modelos estilo biquíni as tangas clássicas, estas são as peças nas quais deve investir.

Comportamento

Mais de metade dos portugueses não se veem a viver sem carro

Seis em cada 10 portugueses consideram o automóvel insubstituível, mas em 2017 eram 8 em 10. A descida deve-se à crise pandémica.

Moda

Estas peças elegantes são ótimos investimentos para a primavera

Veja as sugestões que encontrámos nas lojas online da Zara, Mango e H&M.

Mulheres Inspiradoras

Guerra aos filtros: estas influencers mostram a beleza de peles reais

Depois do positivismo corporal, o movimento do "skin positivity" começa a ganhar cada vez mais força nas redes sociais.

Beleza

É suposto deixarmos passar algum tempo entre a aplicação dos produtos de skincare?

Trinta segundos? Sessenta segundos? Zero? Saiba o que dizem os especialistas.

Moda

Irina Shayk mostra como usar a tendência das calças de pele com visual rock 'n roll

A peça de eleição da modelo é de uma marca que as portuguesas conhecem bem.

Saúde

Estudo sugere que grávidas podem transmitir anticorpos contra a COVID-19 aos bebés

Uma investigação publicada recentemente pode ajudar (e muito!) na estratégia de vacinação das grávidas em todo o mundo.

Beleza

O erro que comete sempre que aplica o seu hidratante de rosto favorito

Existe uma forma muito simples de potencializar a eficácia dos produtos de skincare.

Beleza

Qual é o melhor contorno para o seu tipo de rosto?

Esclarecemos todas as dúvidas sobre como adaptar a técnica de maquilhagem aos seus traços.

Moda

Estas malas aparentam ser bem mais dispendiosas do que realmente são

Saiba o que procurar nas lojas para investir em artigos que são facilmente confundidos com peças de alta-costura.