Terapia da cor: como pode ajudá-la a conhecer melhor!

Já reparou nas cores que nos rodeiam e como elas podem influenciar o nosso humor? Não é à toa, por exemplo, que os restaurantes de fast food têm como cores principais de decoração o vermelho, o amarelo ou laranja. Afinal, o objectivo é que haja movimento rápido, e estas cores fortes esta rapidez. Também não é por acaso que nos relaxamos na presença de tons rosa, e os verdes ajudam-nos a concentrar.

Veja como o seu tom preferido pode revelar a sua maneira de ser. Assim, se a sua

Azul

É uma pessoa serena e gosta de paz e calmaria. A parte negativa da sua personalidade pode ser a tendência para a solidão e um pouco de melancolia. As crianças gostam desta cor porque lhes dá segurança.

Se gosta mais dos tons turquesa é um pouco mais sociável e tem tendência para sentir empatia com os que a rodeiam, é alguém que é muito procurada por amigos para desabafar. Geralmente é o ombro amigo dos que estão um pouco na mó de baixo.

Muito introspectiva, consciente, sensível, com um auto-controlo extraordinário que só em casos extremos perde e ai sim pode ser dramático, diz o que deve e não deve dizer. São muito fiéis, guerreiras dos seus ideais, cautelosas, não gostam de arriscar muito, a não ser nos seus ideais, por vezes utópicos, e desconfiam de comportamentos que dêem nas vistas. Não se deixam conquistar no primeiro encontro, mas deixam-se encantar, só que como são um pouco desconfiadas, só baixam as barreiras quando se surpreender por alguém.

Verde

Adoraria ter uma casa no campo onde pudesse respirar ar puro, estar ao ar livre. É alguém que preza os espaços amplos e serenos, o silêncio e os sons da natureza. Você é uma pessoa generosa e numa relação amorosa é aquela que mais dá sem exigir nada em troca. Os seus amigos acham-na um pouco distraída, porque de vez em quando parece estar no mundo da lua. Se verde é uma cor que evita a todo o custo então é porque há um assunto emocional que não quer pensar porque é doloroso para si mas que ainda não está encerrado.

É a cor da harmonia e do equilíbrio e simboliza a esperança. São pessoas muito francas abertas, com um grande sentido de bem comum, defensoras dos direitos. Um pouco ingénuas, podem ser controladas pelos outros facilmente. São muito civilizadas e com uma reputação de serem idóneas.

Amarelo

Enérgica, optimista e cheia de confiança, são alguns dos adjectivos que melhor a qualificam. Se a sua cor favorita é esta então você está aberta a novas ideias, a abrir os seus horizontes, está sempre à procura de novos conhecimentos. A influência mais negativa do amarelo pode fazer-se sentir nos momentos de maior ansiedade e confusão.

Está sempre à procura de novidades de coisas novas. Adora viajar tem uma mente muito aberta. Boa cabeça para os negócios ou para áreas que exijam muito da sua astúcia e inteligência. Às vezes são um pouco convencidos e isso pode afastar os outros que a vêem como alguém que só gosta de si e de mais ninguém, vaidosos. Como modéstia não é consigo, tenha cuidado para não afastar as pessoas. Responsabilizar-se também não é o seu forte, prefere arriscar mas não pensa muito nas consequências, considera-se uma livre pensadora.

Vermelho

Corajosa, temperamental, impulsiva e uma apaixonada. É um tom forte e dramático, cheio de energia o que também significa que é uma pessoa que preza muito os valores materiais, o que pode dar alguma inconstância à sua vida. O lado menos positivo é o facto de tender para a agressividade e ser um pouco vingativa. É ambiciosa e isso, se não for bem pensado, pode levá-la a ser muito agressiva e pouco sensível com as outras pessoas. As pessoas que gostam de vermelho são optimistas e detestam a monotonia. Adoram desportos radicais e de sentir adrenalina. Como são muito impulsivas também podem ser demasiado rápidas a acusar os outros sem ter provas e isso pode levantar problemas. Antes de acusar alguém, procure saber se ela é mesmo a culpada. Basta para tal controlar o seu temperamento impulsivo e saber ouvir os outros até ao fim. Se é uma pessoa calma, a sua preferência pelo vermelho tem origem na sua necessidade de afectividade.

Rosa

Muito intuitiva, simpática e calorosa, é uma pessoa que adora estar apaixonada (não é a paixão assolapada como a do vermelho, é um afecto mais calmo e maduro), no entanto há pessoas no seu passado que ainda a fazem sentir-se um pouco receosa no início das suas relações. As mulheres que preferem o rosa têm um instinto maternal muito desenvolvido. O grande objectivo nas suas vidas é casar e ter filhos, a família está sempre em primeiro lugar, a carreira está relegada para segundo plano, sem deixar de ser importante, mas se tiverem de optar não têm dúvidas.

Laranja

Solidão não é consigo, gosta muito estar rodeada de pessoas o dia inteiro. Como é muito sociável, adora festas e goza a vida no momento. Não pensa muito no dia de amanhã. Tem tendência para dramatizar um pouco para que os que a rodeiam lhe dêem mais atenção, aliás, você gosta mesmo é de ser o centro das atenções. É muitas vezes a alma da festa, a mais divertida e com imaginação para não deixar cair no desalento a disposição dos convivas. Não podem é contar consigo para desabafos, não é que não tenha paciência, mas minimiza os problemas porque o seu espírito positivo não gosta de perder tempo com problemas ou coisas tristes. O seu lema é a vida são dois dias e o Carnaval três.

Branco

É o símbolo da pureza e inocência. Para si, quanto mais simples melhor: uma vida simples, decoração simples, guarda-roupa básico e simples e funcional. Nada de complicações e da moda só adapta aquilo que pode ser usado vezes sem conta sem ser considerado antiquado. Ou seja gosta do que é básico e eterno, sem complicações ou floreados. Ter como preferência o branco pode também ser indicativo da sua tendência para a perfeição e para o idealismo. Tente manter os pés na terra.

Preto

Pode parecer que, à primeira vista, uma pessoa fria. Mas no fundo o que mais detesta é ser o centro das atenções. Digna de confiança, com valores muito elevados, é uma pessoa que por ser muito discreta dá um certo ar de mistério que pode atiçar a curiosidade dos que a rodeiam. Ao preferir esta cor, isso evidencia a sua vontade em ‘apagar’ os seus desejos, e uma vida interior muito rica. O que você gosta mesmo é de estar em casa, metida no meio dos papéis e livros. Gosta da complexidade do ser humano, dos seus mundos escondidos, dos seus medos. Devia sair mais já que a vida ao ar livre não é o seu forte. Prefere estar em bibliotecas a pesquisar a vida de mortos ilustres que estar numa esplanada a ouvir os seus amigos. Estes sabem que não podem contar consigo para festas, mas para jantares mais íntimos com discussões mais filosóficas.

cx

Melhore a sua disposição

Conheça os princípios básicos da cromoterapia e melhore o seu humor.

Vermelho – É bom para fortalecer a energia física e estimular a actividade mental.

Use-a no hall de entrada já que é um tom com boas vibrações a quem entra em casa. Vista roupa desta cor quando se sentir em baixa e cansada, sempre a espevita um pouco.

Laranja – É ideal para se sentir mais sociável e minorar a solidão. No trabalho, não deixe de ter alguns apontamentos nesta cor para lhe dar algum optimismo quando se sentir mais desanimada, desiludida.

Amarelo – Estimula a criatividade e sentimo-nos mais confiantes. Se tiver uma reunião importante, um teste ou exame aos seus conhecimentos, use um pouco de amarelo para explorar ao máximo as suas capacidades.

Verde – Acalma, ajuda a meditação, apazigua os sentimentos de frustração e ira.

Na sala de estar ajuda a criar um ambiente de tranquilidade. Se acordar de manhã muito irritadiça vista uma peça de roupa verde ou então ponha um acessório neste tom para a acalmar.

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Relacionados

Beleza

Vídeo: Como aprender a meditar

Ajuda a libertarmo-nos de tensões acumuladas, aumenta a criatividade e equilibra as funções metabólicas do nosso corpo. Quer saber como se medita?

Beleza

Descubra agora qual é o seu tipo de inteligência

Tem mais ‘queda’ para as letras, ou sente-se mais à vontade com números? Nem uma coisa nem outra?! Não se preocupe, um cientista americano diz que existem não apenas dois mas sim sete tipos de inteligência distintos. Saiba quais são e como os identificar.

Beleza

Ganhe tempo na @Net

Uma das grandes potencialidades da Web está no facto de simplificar a nossa vida. Das compras do hipermercado, até aos livros dos miúdos, passando pela entrega do IRS pode poupar-lhe muitas horas em deslocações, no trânsito e em filas de repartições…

Beleza

Maus hábitos que podemos (e ainda bem!) manter

Cuidado com a linha. Com a saúde. Ai que comer isto faz mal. Não digas isto. Não faças assim. A nossa sociedade de superinformação passa-nos mensagens que nem sempre sabemos ‘digerir’, e a nossa necessidade de prazer entra em colapso. Mas afinal, o mundo não tem de ser tão negro assim.

Beleza

Que tipo de loira é você?

Amigas e irmãs, capacitem-se: há uma loira em cada uma de nós. Há uma loira na morena mais retinta. Há uma loira em cada ruiva cor de cenoura. E há uma loira, evidentemente, em cada loira. Mas uma loira não é igual a outra loira. Descubra qual é o seu tipo, e recorde as loiras que conhece.

Beleza

Os segredos do cérebro feminino

Pensamos pouco em sexo, falamos demais e ouvimos melhor. Estas são apenas algumas características do nosso cérebro que deitam por terra a teoria de que homens e mulheres são iguais.

Beleza

Gestão do tempo: sabe definir as suas prioridades?

Aprender a definir o que é realmente importante pode poupar-nos muito tempo. Mas convém saber o que fazer nas horas livres? Há quem não consiga relaxar ou o faça sempre de forma muito...organizada.

Beleza

Porque é bom ter 40 anos?

É verdade que a pele já tem rugas, o corpo acusa o pssar dos anos, mas muitas mulheres sentem que a experiência de vida lhes trouxe auto-confiança, charme e coragem para enfrentar o futuro. E garantem que nunca foram tão felizes.

Beleza

10 defeitos que pode transformar em virtudes

Ensinaram-nos que devíamos dedicar a vida a aperfeiçoarmo-nos. Mas isso leva imenso tempo. E dá trabalho. E se tentasse a camuflagem? Aqui propomos algumas técnicas infalíveis para transformar até o pior defeito numa doce virtude.

Beleza

Slow life: um estilo de vida alternativo

Os adeptos do movimento slow life dizem que andamos todos a correr sim e garantem que há alternativas de vida mais saudáveis.

Mais no portal

Beleza

Meghan remove a maquilhagem com estas toalhitas acessíveis

E amigas do ambiente - muito ao estilo da duquesa de Sussex.

Moda

Este vestido Zara não deixa ninguém indiferente

E é da cor do momento!

Moda

7 combinações de cores a experimentar em 2022

Inspire-se nestes "looks" que encontrámos nas redes sociais

É só uma sugestão

Contra: refeições deliciosas num espaço icónico em Lisboa

Localizado nas Docas de Santo Amaro, na capital, garante momentos saborosos à beira-rio.

Saúde

Covid-19: Mesmo com teste negativo, evite sair de casa se tem este sintoma

Parece ser bastante comum na variante Ómicron.

Comportamento

A explicação simples para não sentimos atração por parentes próximos

Como, por exemplo, irmãos ou primos.

Saúde

10 segredos simples para emagrecer rápido

Adote estes hábitos que aceleram o processo sem prejudicar a saúde.

Moda

Esta peça básica é a "cola" de todos os visuais de inverno

Provavelmente já a tem no guarda-roupa.

Comportamento

4 dicas práticas para aumentar a autoestima

De acordo com uma escritora, consultora e especialista na interseção de felicidade e tecnologia.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

#VozActiva

Helena Isabel: "As pessoas podem ser bonitas de diferentes maneiras e em qualquer idade"

No #vozactiva deste mês, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) fala da relação entre a beleza e a idade.

Comportamento

O tamanho não importa, mas há uma coisa que as mulheres valorizam bastante

De acordo com diferentes estudos sobre o assunto.