gravidabio.jpg

Getty Images/iStockphoto

AFINAL, É BOM TER ENJOOS
Bem, é bom para o bebé, porque para a mãe só apetece mesmo, pronto, vomitar… Mas, ao que parece, os enjoos têm um efeito protetor do feto: controlam a entrada de alimentos que possam conter bactérias. Por alguma razão preferimos croissants e bolos de arroz aos aparentemente mais saudáveis espinafres, carne, queijo. Não são só as calorias imediatamente disponíveis que explicam estes desejos. É que alimentos como legumes verdes, carne ou queijo podem albergar bactérias, e instintivamente o organismo repele-os…

PODE VOAR QUANDO QUISER
Quer dizer, poder não pode, mas não é porque faça algum mal ao bebé. Só não pode porque as companhias de aviação não veem com bons olhos que alguém possa entrar em trabalho de parto durante um voo (o que é compreensível)

e para uma grávida também não é cómodo andar sempre a levantar-se, e a fazer levantar o vizinho, para ir à casa de banho (além de que as casas de banho dos aviões de facto não foram programadas para mais que uma pessoa).

É O PEITO, E NÃO A BARRIGA, QUE REVELA O SEXO DO BEBÉ
Não há como uma ecografia, mas se a sua criança é daquelas que não gostam de paparazzi e se esconde da foto, saiba que, afinal, não é a forma da barriga que indica se vai ter rapaz ou rapariga, mas sim o tamanho do peito. Quem estiver grávida de uma rapariga tende a ter o peito maior. Os fetos masculinos exigem mais energia da mãe – porque geralmente são maiores – o que pode resultar num peito mais pequeno.

COMER CHOCOLATE PODE SER BOM
Se se encher de mousse e ficar com um bebé peso-pesado, de facto não é bom, mas se comer algum chocolate por dia andará menos stressada e passará menos adrenalina ao bebé. Enfim, para quê desperdiçar uma desculpa tão boa?

OS RAPAZES SAEM À MÃE
Pois saem. E o contrário não é verdade, ou seja, enquanto os rapazes saem às mães, as meninas têm uma distribuição mais equilibrada de genes. Então é assim: uma rapariga herda dois cromossomas X, um do pai e um da mãe. Um rapaz herda um X da mãe e um Y do pai. Ora o cromossoma X é mais forte e com mais informação que o Y. Por isso, se uma mulher tiver um filho e uma filha, o filho será geneticamente mais ‘aparentado’ com ela do que a filha. Pronto, compensa as tardes em que eles nos abandonam pelo Benfica (de certeza que não foi de nós que herdaram esse gene).

NEM SEMPRE É UM ESTADO DE GRAÇA
Mesmo as mulheres que sempre desejar-am um filho podem achar a gravidez mais desconfortável do que esperavam. Os enjoos podem não abater ao terceiro mês, como nos garantiram, pode andar-se mais letárgica do que maravilhada, desatamos a chorar sem aviso porque nos tornamos vítimas indefesas das hormonas e, em resumo, pode não ser fantástico. Segredo: aceite toda a ajuda que receber, se não receber, peça, descanse enquanto pode, e reserve algum tempo para continuar a fazer aquilo de que gosta (caso não seja boxe tailandês…).

Relacionados

Beleza

O fim da amniocentese

Uma nova tecnologia já permite detetar as principais trissomias apenas com uma análise de sangue à mãe e evitar o tão temido exame.

Beleza

Portal de educação em saúde é um sucesso em Portugal

O site Rede Mãe (redemae.sapo.pt) revelou-se uma fonte de ajuda para mulheres grávidas e para as famílias portuguesas, oferecendo esclarecimentos de fontes credíveis...online.

Beleza

Trabalhar até ao final da gravidez pode ser tão mau como fumar

De acordo com um novo estudo, mulheres que trabalham até ao final da gravidez podem dar à luz bebés com peso mais baixo que a média. O risco de hipertensão para a mãe também é maior.

Mais no portal

Imagem de Sucesso

Estas dicas vão facilitar a escolha das suas próximas calças de ganga

Do corte às lavagens, saiba que modelos mais favorecem as mulheres.

Beleza

Descubra qual é o melhor Gua sha para si

Uma ferramenta de beleza que se tornou indispensável na rotina de beleza de muitas mulheres.

Saúde

Ter plantas em casa aumenta a felicidade e a esperança de vida

Estes são apenas dois dos muitos benefícios comprovados pela ciência de apostar na botânica de interiores.

Moda

Que sapatos usar com calças de ganga flare? Temos a resposta

Inspire-se nestes 12 "looks" de influencers internacionais.

Beleza

Este truque deixa as sobrancelhas no lugar de uma vez por todas

É simples, prático e surpreendentemente acessível. A melhor parte? Só vai precisar de duas coisas para ter sobrancelhas de sonho.

Comportamento

As mulheres usam quatro técnicas específicas para aumentar o prazer durante o sexo

Um estudo recente pretende disponibilizar uma linguagem clara e que empodere as mulheres para tornarem o ato sexual mais satisfatório.

Saúde

A pandemia trouxe maus hábitos que sugam a energia do corpo

Saiba como corrigi-los e ganhar qualidade de vida.

Beleza

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Comportamento

O que acontece quando uma mulher tem um orgasmo?

O cérebro, mais especificamente o lobo frontal, fica a todo o vapor!

Beleza

Os motivos para ser uma boa ideia investir numa bruma facial

Um produto de beleza bastante útil nos dias quentes, cujos benefícios vão muito além da hidratação.