iStock_000067145841_Large.jpg

1.Talvez nunca como hoje se falou tanto de nutrição. Pode-se falar de uma obsessão que é quase reflexo uma busca de imortalidade/longevidade da sociedade ocidental?

Nos últimos anos tem-se assistido a um aumento da prevalência de doenças crónicas não transmissíveis, como a Obesidade, Doenças cardiovasculares, Diabetes, Hipertensão arterial, entre outras, tendo estas em comum o facto de frequentemente surgirem devido a hábitos alimentares desequilibrados. Desta forma, têm proliferado as recomendações de estilos de vida saudáveis, onde a alimentação assume um papel fundamental.

2. Neste momento, defende-se a exclusão de, por exemplo, alimentos com glúten. Há sustentação para esta ideia (com exceção do caso dos doentes celíacos)?

Os doentes celíacos têm que retirar efetivamente esta proteína da alimentação. Nos restantes casos, apesar de o glúten não ser uma proteína essencial para o organismo, deverá ser feita a ressalva de que ao retirar-se a mesma da dieta poderemos estar a eliminar alimentos que forneçam outro tipo de nutrientes importantes para o organismo. Por outro lado, será também importante referir que não se verificam benefícios na eliminação do glúten da dieta de indivíduos não celíacos.

3. O mesmo acontece com a lactose, vinculando-se a ideia de que nos adultos não é necessário inserir alimentos com lactose na dieta. Confirma-se esta posição?

Mais uma vez deveremos olhar para o nutriente como estando inserido num alimento. O leite, por exemplo, apresenta muitos outros nutrientes de elevado interesse para a alimentação humana. Não poderemos negligenciar os benefícios nutricionais que advêm do consumo de leite, bem como a sua facilidade de acesso e consumo, pelo que deve ser incluído ao longo de toda a vida. Caso algum indivíduo apresente intolerância à lactose poderá optar pelos laticínios com menor quantidade ou inexistência de lactose como os iogurtes ou o queijo respetivamente, ou opções onde a lactose foi retirada.

4. E os super alimentos, a que se atribuiu propriedades quase mágicas. Que comentários lhe suscita esta designação?

Devemos ter sempre cautela com estas afirmações. Existem alimentos com propriedade mais interessantes que outros, mas não poderemos esquecer que aparecem no contexto de uma alimentação onde entram outros alimentos, pelo que o todo deve ser privilegiado, procurando-se ter uma alimentação saudável na sua globalidade.

5. A dieta paleo está na moda neste momento – mas não é perigoso excluir de forma tão radical determinados alimentos do cardápio? (e o mesmo quando se falam de detox, jejuns, etc.)

Qualquer dieta que seja muito restritiva pode trazer determinados défices, pelo que o ideal será procurar o auxílio de um nutricionista para um melhor acompanhamento, com um plano alimentar estruturado e adaptado à pessoa em questão.

6. O que aconteceu à roda dos alimentos? Foi ultrapassada ou está a ser ‘mal tratada’?

Continua a ser um guia alimentar de referência, adotado pelas entidades oficiais do nosso país.

7. O que devemos valorizar numa alimentação saudável?

Segundo os princípios da Roda dos Alimentos, guia alimentar português, uma alimentação saudável deve ser completa, ou seja, devemos comer alimentos de cada grupo da Roda e beber água diariamente; deve ser equilibrada, ou seja, devemos comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão, de forma a ingerir o número de porções recomendado; e deve ser variada, isto é, devemos comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.

Relacionados

Celebridades

A modelo Kendall Jenner só fez exercício uma vez desde o desfile da Victoria's Secret

A manequim admitiu que tem relaxado em relação aos treinos e à alimentação desde que participou no desfile mais visto do mundo.

Saúde

Face To Fit: O meu dia a dia – Alimentação e Treino

Saúde

Alimentação saudável: 10 fontes de proteína vegetal

Mafalda Almeida falou com Ana Rita Clara sobre a alimentação vegetariana e como é possível ir buscar proteínas sem ser ao peixe ou à carne.

Comportamento

Pediatria para todos: A partir de que idade deve introduzir glúten na alimentação dos bebés?

Saúde

Recomendações para prevenir alergias na primavera

Falámos com nutricionista Teresa Mariano sobre a forma como a nossa alimentação ajuda a prevenir os sintomas associados às alergias

Saúde

Face To Fit: a minha operação biquíni ('bora lá?)

"ois é malta… Como eu já disse, eu também vou fazer uma preparação para o Verão! Por mais contra que seja das “operações biquíni” por achar que a solução não passa por dietas mas sim por uma alimentação que é definida pelo teu modo de vida, eu também gosto de me sentir bem na praia."

Mais no portal

Imagem de Sucesso

As regras de estilo para escolher "looks" mais frescos sem descurar a elegância

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Diz Quem Sabe

Ervilha amarela: uma nova alternativa aos alimentos de origem animal?

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Ana Leonor Perdigão.

Diz Quem Sabe

Tudo o que precisa de saber sobre a reabilitação oncológica

Um artigo de opinião assinado pelo médico Énio Pestana, do Hospital CUF Cascais, sobre este tipo de cuidados.

Saúde

Podcast: Sandra Gomes Silva responde às nossas questões sobre vegetarianismo

Os prós e os contras de um tipo de alimentação que leva em conta preocupações éticas e ambientais. Afinal, precisamos mesmo da carne para sermos saudáveis?

Saúde

O vegetarianismo melhora a vida sexual? Eis o que diz a Ciência

Não podemos subestimar o poder de uma dieta à base de plantas.

Mulheres Inspiradoras

Tem mesmo de conhecer estas ambientalistas portuguesas

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Beleza

Conheça as grandes vantagens dos champôs sólidos

Preparámos também uma lista de produtos que pode incluir na sua rotina de cuidados capilares.

Nas Bancas

Como salvar as suas plantas

Na ACTIVA Verde, já em banca, os conselhos para escolher e cuidar das suas plantas.

Nas Bancas

Este casal mostra-nos como é viver "fora da rede"

Uma casa de madeira foi o início da mudança.

Nas Bancas

Receitas (de chef): desperdício zero

Sabia que está a deitar fora uma das melhores partes dos seus legumes?

Comportamento

A sustentabilidade chegou ao sexo

Conheça quatro formas de ajudar a salvar o planeta entre quatro paredes.