As pessoas estão, de uma forma geral, mais informadas acerca dos benefícios da batata-doce para a saúde e portanto parece-me que o aumento do consumo deste alimento, veio para ficar.

Este alimento reúne um conjunto de características que beneficia a saúde de todas as pessoas, para além de ter um sabor agradável à maioria, compondo assim um vasto leque de pratos deliciosos, incluindo sobremesas.

Deixo-vos aqui 5 factos acerca dos benefícios do consumo de batata-doce.

#1 Baixo índice glicémico

Estes é um dos factos preferidos da maioria das pessoas. O índice glicémico indica o impacto causado pela ingestão de determinado alimento, na subida dos níveis de açúcar no sangue (glicémia). O facto de a batata-doce ter um baixo índice glicémico, muito inferior ao da batata comum, faz com que ela seja muito apreciada por pessoas que estão a tentar perder, ou que têm a preocupação de manter um peso adequado, pessoas que sofrem de diabetes e pessoas que praticam desporto regularmente. Consumir batata-doce antes de praticar exercício físico é uma boa recomendação, já que a batata-doce liberta o açúcar de forma bastante lenta na corrente sanguínea, evitando picos de glicémia, sendo assim uma fonte de energia estável que confere uma boa capacidade de resistência durante o treino.

É importante referir que o excesso de picos de glicémia, e consequentemente, de insulina no sangue promovem o armazenamento de gordura, pelo que optar por alimentos baixos em hidratos de carbono ou que possuam hidratos de carbono complexos, ou seja, de absorção lenta, é sempre a melhor solução para uma boa saúde em geral e particularmente para quem quer perder massa gorda.

#2 Elevado valor nutricional

A batata-doce é muito rica em vitamina C, folatos, muito importantes para a saúde do sistema nervoso e para prevenir anemia, beta caroteno (que é convertido no nosso corpo em vitamina A) e nos minerais potássio e magnésio, muito importantes para a saúde muscular e para o sistema nervoso.

#3 Contém menos agro-tóxicos

Embora eu privilegie e recomende sempre a aquisição e o consumo de alimentos de produção biológica, existem alguns alimentos, que por não serem produzidos de forma massiva, terão menos agro-tóxicos e a batata-doce faz parte dessa lista.

#4 Excelente para a pele

Por ser muito rica em beta caroteno a batata-doce é um excelente alimento para a pele, já que a vitamina A que resulta do beta caroteno ajuda a combater os radicais livres que promovem o envelhecimento da pele. Na verdade, vários cosméticos de elevado custo, para a pele, contêm na sua composição retinol, que é uma substancia que deriva da vitamina A.

#5 Favorece a saúde digestiva

Por ser uma excelente fonte de fibras dietéticas, para além de se tornar um alimento bastante saciante, deixando-nos sem fome por mais tempo, contribui também para uma boa saúde do tracto digestivo, prevenindo a obstipação e o cancro do cólon.

Para contacto ou marcação de consultas deverá consultar o meu site www.dianapatricio.com

Mais no portal

Beauty Spot

As melhores técnicas e produtos para fazer sardas falsas

A rubrica Beauty Spot desta semana é dedicada a esta tendência divertida, que combina na perfeição com visuais mais naturais de maquilhagem.

É só uma sugestão

Falar de Livros: "D.A.D. - Desempregado, Artista, Dona de Casa" é um retrato humorista da vida de um pai

Um livro de Alexandre Esgaio publicado pela Suma de Letras.

Moda

Olivia Wilde elege sobretudo acessível para se proteger do frio em Londres

Não sabíamos que precisávamos de um sobretudo azul... até vermos um dos visuais mais recentes da atriz.

Comportamento

3 formas de manter a conta bancária emocional do seu relacionamento com saldo positivo

Este conceito está diretamente relacionado com a forma como os casais gerem discussões de conflito.

#ActivaEmCasa

Braços e pernas: cinco exercícios para maior definição muscular

Aqui fica mais um circuito de treino completamente gratuito, preparado e exemplificado por Susana Carromeu, coach do CrossFit Cais.

Beleza

Cabelo: Os produtos que temos de experimentar

Conhece as novidades mais recentes? Para fortalecer, dar brilhou ou obter o styling perfeito.

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.