iStock-641732586.jpg

ljubaphoto

Uma dor de cabeça latejante e localizada, que causa náuseas , intolerância à luz e ao barulho, pode durar horas e surgir todas as semanas. Esta é a descrição da enxaqueca, que segundo a Organização Mundial da Saúde afeta duas vezes mais as mulheres do que os homens. Também são as mulheres que vivem as crises mais severas, porque as dores são intensificadas pelas variações hormonais do ciclo menstrual.
Entre as mulheres que têm enxaquecas, 60% sofre de enxaqueca menstrual, de acordo com dados da American Headache Society. São dores que vão além dos sintomas de TPM e, quando acompanhadas de auras, podem causar perturbações na visão, dormências e paralisias temporárias de um lado do corpo.
A enxaqueca menstrual ocorre geralmente entre os dois dias que antecedem o período e os três primeiros dias de fluxo, e é causada pela queda dos níveis de estrogénio. Diferencia-se das dores de cabeça comuns porque é latejante, impede a mulher de realizar outras atividades do dia-a-dia e causa náuseas e sensibilidade à luz.
A má notícia é que não há uma cura. Os médicos tratam cada caso de forma particular, combinando medicação e métodos de prevenção. Um dos pontos importantes para o tratamento é descobrir o que desencadeia a enxaqueca. Por isso, os especialistas recomendam criar um diário das dores, a identificar fatores que podem contribuir para o início da enxaqueca, como mudanças no tempo, alimentação diferente e a proximidade do período menstrual.
No caso das enxaquecas menstruais, os médicos usam tratamentos hormonais. Nas mulheres com um ciclo menstrual regular, é possível equilibrar os níveis de estrogénio na semana da menstruação com suplementação em forma de comprimido, gel vaginal ou adesivos. Para mulheres que precisam de contraceção, tomar a pílula de forma contínua, sem fazer a pausa, é uma forma de estabilizar as concentrações hormonais. Contudo, em alguns casos, as hormonas podem piorar as dores. Quando a mulher sofre de enxaqueca com aura, por exemplo, a pílula pode aumentar o risco de derrame. Por isso, atenção: as hormonas devem ser prescritas por um médico especialista, que vai avaliar o que funciona melhor para cada caso.
A suplementação com magnésio é outro método preventivo que se mostrou eficaz em estudos, além de ser mais versátil e seguro. Muitas pessoas que sofrem de enxaqueca têm deficiência de magnésio, por isso tomar uma dose do mineral ajuda a prevenir as dores. Pode ser uma opção para mulheres que não têm um ciclo menstrual regular, já que a suplementação não precisa ser feita exatamente nos dias do período.

Relacionados

Mais no portal

Beleza

"Pre-poo": os grandes benefícios deste tratamento para cabelos crespos

E para todos os tipos de caracóis, que estão sempre sedentos de hidratação.

#VozActiva

Isabela Valadeiro: "Se não salvarmos os oceanos, não há futuro"

A nossa protagonista de julho fala sobre a relação com o mar e da necessidade de preservarmosos oceanos no #VozActiva deste mês.

Saúde

5 mitos e verdades sobre proteção solar

O verão chegou esta segunda-feira, dia 21, e nunca é demais recordar a importância de manter a pele protegida. Em qualquer altura o ano.

Moda

Descobrimos onde pode comprar um casaco desportivo igualzinho ao de Bella Hadid

A modelo rendeu-se a uma criação que custa menos de 50 euros.

Comportamento

5 hábitos de bons ouvintes - e como eles podem melhorar relações

Pode parecer simples e intuitivo mas ouvir (mesmo) outra pessoa requer um esforço sincero e muita prática.

Diz Quem Sabe

Saiba como preparar a mente para o regresso ao escritório em seis passos

Um artigo de opinião assinado por Joana Freitas, mental coach e CEO da empresaespecializada em serviços de Gestão de Stress Up Your Mind.

Saúde

Todos juntos para um bom ritmo cardíaco

O Dia Mundial do Ritmo Cardíaco assinalou-se no passado dia 13 de junho e inspirou este artigo de opinião assinado pelo Dr. Rogério Ferreira, médico especialista em medicina interna.

Diz Quem Sabe

Eu sou a minha paixão, não a minha doença

Um artigo de opinião assinado por Elsa Mateus, presidente da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas.

Celebridades

Karlie Kloss mostra os bastidores da nova realidade como mãe

"A primeira saída à noite da mamã", diz a legenda de uma fotografia (literalmente) sem filtros.

Comportamento

Saiba como quebrar um ciclo de procrastinação

Em apenas quatro passos, de acordo com um especialista.

Celebridades

Khloé Kardashian admite que fez rinoplastia

A estrela abriu o coração sobre os rumores de cirurgia plástica num episódio especial de "Keeping Up with the Kardashians".

Moda

Os vestidos de verão que adoramos neste momento

Tem espreitado as novidades da Zara recentemente?