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D.R.

*artigo publicado originalmente na revista ACTIVA de maio de 2018

DC dermoteca
cosmética de boa casta

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Reprodução/Instagram

Os vinhos portugueses e a casta de uvas Touriga Nacional, uma das mais ricas em antioxidantes, foram a inspiração para a criação da marca de dermocosmética DC em 2009. A farmacêutica Cristina Varandas, fundadora da Dermoteca, que já tinha lançado a marca D’Aveia nove anos antes, queria lançar uma linha de cuidados do rosto à base de ingredientes reconhecidos no combate aos sinais do envelhecimento. “Usámos ativos que são os principais ingredientes do vinho, como o resveratrol, polifenóis extraídos da uva, alfa e betaidroxiácidos extraídos da fermentação vinícola, óleo de sementes de uva… E construímos uma linha virada para o combate ao envelhecimento que é também um complemento ideal dos tratamentos de medicina estética”, explica a farmacêutica. Destaque para o inovador creme Anti-Rugas Lifting Pele Reactiva/Rosácea. De €26 a €68 conforme o produto (www.dermoteca.com).

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Bênamor
receita centenária

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Reprodução/Instagram

O creme de rosto Bênamor é o mais antigo e mais famoso cosmético português. Desde a sua criação por um farmacêutico lisboeta em 1925 nunca deixou de estar à venda, sempre com a mesma fórmula. Um segredo de beleza passado de geração em geração, com a sua suavidade hidratante, a embalagem decorada com motivos art deco e um cheiro a rosas inconfundível. O grupo que comprou a marca recentemente conseguiu modernizá-la sem a desvirtuar. Ao célebre creme de rosto foram-se juntando sabonetes, cremes de mãos, corpo e banho, em várias fragrâncias, e até um óleo seco multiusos. Destaque para a Manteiga Suprema Corporal perfumada, com uma textura rica e fresca
e disponível em vários aromas.
Preços de €4,90 a €19,90 conforme o produto 
(www.benamor1925.com).

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phillipe by almada
a doçura do leite de burra

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Reprodução/Facebook

A marca nasceu em 2005 quando o seu sócio fundador, Filipe Carvalho, leu um artigo sobre os banhos de leite de burra que Cleópatra tomava. Foi investigar e descobriu que este leite tem uma ação rejuvenescedora da pele. A primeira ‘fornecedora’ da marca foi a burra Bolacha que, depois de alimentar a sua cria, cedia uma pequena parte do seu leite para a produção dos cosméticos. Hoje, a marca tem 50 burras na sua herdade. O leite recolhido é congelado e liofilizado por um processo mecânico que o transforma em pó, mantendo intactas todas as suas propriedades e permitindo usá-lo em altas concentrações. A fragrância dos produtos foi concebida pelo perfumista português Lourenço Lucena. Destaque para o sabonete, ultra cremoso. Preços de €4,98 a €20,99 cf. o produto (philippebyalmada.eu).

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dvine
tesouros do douro

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Reprodução/Instagram

A riqueza natural do Douro como inspiração, as notas aromáticas do vinho do Porto como fragrância e fórmulas que aliam ativos biológicos 100% vegetais, muitos deles extraídos da vinha e da uva, a ingredientes de alta performance antienvelhecimento: estas são as características que distinguem esta marca de cosmética de fusão, desenvolvida em 2014 por uma equipa de investigadoras portuguesas de um polo de investigação e desenvolvimento integrado na Universidade 
do Porto. Dois anos depois a marca foi adquirida pela farmacêutica portuguesa Medinfar, que a lançou e expandiu a gama com novas fórmulas já desenvolvidas nos seus laboratórios. A marca tem duas linhas, Light Harvest e Gold Harvest, destacando-se o inovador Creme de Olhos integrado na primeira. Preços de €14,90 a €119 cf. o produto (dvineskin.com).

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iGnae
inovação açoriana

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Reprodução/Instagram

Um trabalho em Bruxelas que envolvia um conhecimento profundo de ingredientes cosméticos levou o açoriano Miguel Pombo a olhar com outros olhos para a sua terra natal e a descobrir as potencialidades cosméticas dos seus recursos únicos no mundo: a água termal das Furnas recheada de minerais vulcânicos, o mel de abelhas que o isolamento geográfico mantém livres de doenças sem recurso a antibióticos, o colostro das vacas que tem propriedades regenerantes e imunoprotetoras únicas devido às condições geográficas em que elas vivem, o óleo de camélias de jardins livres de poluição. Três anos e incontáveis ensaios de formulação depois, nascia uma linha de rosto com fórmulas altamente concentradas que visam as 3 causas principais do envelhecimento: os danos solares, a perda de colagénio devida à idade e a glicação. Destaque para o Sérum Regenerador Intensivo, com uma concentração de 50% de ativos. Preços de €90 
a €120 cf. o produto (ignae-skincare.com).

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