iStock-505058008.jpg

stock_colors

Já reparou que muitos dos novos produtos cosméticos contêm vitamina C? Nunca este ingrediente esteve tão na moda, e não é por acaso! Além de ser uma excelente aliada no reforço do sistema imunitário, a vitamina C é igualmente importante para a saúde da nossa pele!

No entanto, e diante de uma oferta tão grande; nem sempre é fácil escolher o cuidado mais adequado às necessidades de cada pessoa… Por isso a SweetCare aliou-se à revista Activa, e hoje contamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre a vitamina C!

Que funções tem a Vitamina C na pele?

Esta poderosa molécula tem o nome de ácido ascórbico e é conhecida sobretudo pela sua ação antioxidante, neutralizando os radicais livres a que as células estão expostas; e garantindo a longevidade destas. Mas além desta importante função, a vitamina C intervém também em diversos processos metabólicos:

– Produção de colagénio , uma proteína que constitui cerca de 75% da matriz dérmica, e é a principal responsável pela firmeza da pele;

– Inibição da produção de melanina , o pigmento responsável pelo tom da pele, e que está na origem do aparecimento de manchas;

– Modulação da sinalização celular e da expressão genética , promovendo a hidratação cutânea, multiplicação celular e atividade dessas mesmas células, entre outros benefícios;

– Proteção contra a radiação solar , sobretudo quando está associada a outras moléculas de ação antioxidante como a vitamina E ou o ácido ferúlico.

Desta forma, a vitamina C terá um impacto bastante positivo sobre o aspeto global da sua pele, sendo um ingrediente muito interessante para uso diário.

Vitamin-C.jpg

D.R.

Quem precisa de vitamina C?

Embora este ingrediente possa ser utilizado pela maioria das pessoas, há determinados tipos de pele e preocupações para os quais a vitamina C pode ser especialmente interessante:

– Falta de luminosidade, que se caracteriza por uma tez de aspeto baço, de um fundo acinzentado; e que faz com que o rosto ganhe um ar mais cansado;

– Tendência para o aparecimento de manchas, quer como prevenção, quer como tratamento. Neste último caso, e se está a realizar um tratamento médico, deverá consultar o seu dermatologista acerca da viabilidade da introdução de um novo produto;

– Proteção diária contra a radiação e poluição, uma vez que estas agressões são as principais responsáveis pelos danos que aceleram o envelhecimento da pele;

– Prevenção dos sinais da idade, quer sejam rugas, perda de firmeza ou pigmentação irregular. Por ser relativamente bem tolerada e possuir uma ação antioxidante, mas também estimulante sobre as células da pele, a vitamina C é um dos ingredientes mais utilizados para este efeito;

– Correção dos sinais da idade, já que este ingrediente consegue promover a síntese de colagénio e de outros componentes da matriz dérmica, ao mesmo tempo que retarda o processo de envelhecimento celular.

Que produtos escolher?

Identificou-se com algum dos pontos anteriores? Nesse caso, a vitamina C será certamente um bom ingrediente para si! E para que possa escolher o cuidado que mais se adequa às suas necessidades; deixamos-lhe a seleção da equipa SweetCare!

Seja qual for o produto que escolher, é da maior importância que aplique diariamente um protetor solar de elevado fator de proteção; caso contrário não será possível ter resultados visíveis.

O C-Vit é sem dúvida o cuidado estrela da Sesderma, e provavelmente um dos nossos favoritos! Nesta formulação a Sesderma incorporou um derivado da vitamina C que apresenta uma estabilidade e tolerância superior à do ácido ascórbico puro; tendo ainda acondicionado este ingrediente em lipossomas! Estas estruturas lipídicas permitem encapsular a vitamina C, proporcionando uma penetração superior, a par de uma tolerância superior.

Tendência para o aparecimento de manchas

E porque as manchas não são fáceis de eliminar, é necessário optar por cuidados específicos para essa finalidade. Para isso, a Isdinceutics lançou o Melaclear; que alia uma concentração de vitamina C pura ao ácido fítico e a um complexo antioxidante de ingredientes ativos.

Proteção diária contra a radiação e poluição

O C E Ferulic da Skinceuticals é já um “clássico” no que toca à proteção da pele, combinando 15% de vitamina C a 1% de vitamina E e 0,5% e ácido ferúlico. O resultado, é uma proteção antioxidante 8x superior àquela que a nossa pele proporciona naturalmente!

Prevenção e correção dos primeiros sinais da idade

O sérum Vine[activ] a Caudalie alia a vitamina C aos polifenóis do extrato de grainha de uva e de abeto, proporcionando uma ação antioxidante e desfatigante. Adicionalmente, o ácido hialurónico deixará a sua pele instantaneamente mais lisa a macia!

Correção dos sinais da idade

As ampolas Martiderm Black Diamond vieram complementar a oferta de ampolas, associando 15% Vitamina C a 5% de proteoglicanos exclusivos da marca; sem esquecer um cocktail de vitaminas que proporcionarão mais suavidade e tonicidade à pele que já apresenta sinais do envelhecimento.

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Relacionados

Mais no portal