iStock-879640662.jpg

nadisja

Natural e de longa duração, o óleo de coco é também multiusos: vai da cozinha ao armário de produtos de beleza, e com benefícios em todas as utilizações. Na rotina de cuidados com a pele e os cabelos, o óleo de coco proporciona hidratação intensa e pode ser o substituto natural para muitos produtos cosméticos feitos no laboratório.

1. Removedor de maquilhagem

O óleo de coco é rico em gorduras e ômega 3, que facilmente derretem a maquilhagem, até mesmo o rímel à prova de água mais resistente. Mas como qualquer produto rico em gordura, é importante limpar o óleo para evitar entupir os poros.

2. Creme hidratante

É claro que, por ser rico em gorduras, o óleo de coco é um hidratante potente, que ajuda a prevenir estrias, por exemplo. Outro benefício é que o produto é absorvido de forma muito rápida. Pode ser usado no corpo e também na cara, como primer antes da maquilhagem. Se aplicado antes de dormir, serve também como creme de noite. As propriedades antioxidantes podem ajudar a suavizar linhas de expressão.

3. Máscara capilar

Aplicar o óleo de coco aos cabelos uma hora antes de lavar ajuda a amaciar os fios secos. O produto ainda pode ser usado como creme (sem enxaguar) para selar e hidratar o cabelo e reduzir o efeito frizz. Para o verão, o óleo de coco também funciona como protetor para os fios em dias de praia ou piscina.

4. Desodorizante

Para fazer o próprio desodorizante natural caseiro, basta juntar o óleo de coco, amido de milho, bicarbonato de sódio e um óleo perfumado. É importante lembrar que desodorizantes naturais previnem o odor, mas não são antitranspirantes e não evitam o suor. Por isso, o indicado é levar o desodorizante consigo e reaplicar ao longo do dia.

5. Esfoliante

Misturar o óleo de coco com sal ou açúcar grosso funciona como um ótimo esfoliante corporal. Depois que os grãos derretem, o óleo mantém a pele hidratada. Se misturar com açúcar castanho e mel, também funciona como esfoliante labial.

6. Óleo para cutículas

Além de evitar que a pele descasque, ao hidratar a base das unhas, aplicar o óleo de coco nas cutículas ajuda a manicure a durar mais tempo.

7. Enxaguante bucal

O óleo de coco tem propriedades antifúngicas e antibacterianas. Enxaguar a boca por 20 minutos – técnica conhecida como “oral pulling”, ajuda a eliminar germes, o que resulta num hálito fresco e dentes mais brancos.

8. Alívio para alergias e coceiras

Aplicar óleo de coco em queimaduras, picadas de insetos e eczemas ajuda a reduzir a inflamação e alivia as coceiras. Mas, claro, é importante falar com um médico antes de usar o ingrediente natural.

9. Tratamento para constipações

Com uma pomada para esfregar no peito feita em casa, o óleo de coco funciona para combater a congestão, dores de cabeça e nariz entupido. Basta misturar os óleos de coco, menta e eucalipto. O óleo de coco também ajuda a reduzir as dores e comichão na garganta e evita que o vírus se espalhe pelos lábios.

10. Sérum para pestanas

Por ser rico em ácidos graxos, o óleo de coco serve como base para um sérum que estimula o crescimento das pestanas e faz os fios ficarem mais longos. A receita leva óleo essencial de limão e lavanda. O ideal é aplicar a noite, com um cotonete, e retirar o excesso com um lenço.

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Saúde

7 sinais físicos que indicam que está mais stressado do que pensa

Esteja atento ao que o seu corpo lhe diz.

É só uma sugestão

O meu antes e depois de usar a nova base da Make Up Factory

A coleção Light Weight promete uma aplicação leve, de acabamento luminoso e que se funde naturalmente com a nossa pele. E cumpre!

Saúde

A aparência das palmas das mãos pode indicar se tem cancro

Esteja atenta.

Celebridades

Médico legista afirma que Gabby Petito foi assassinada

As autoridades já confirmaram que o corpo encontrado pertence à blogger.

Lifestyle

Quer passar umas férias na casa de Winnie the Pooh?

Uma casa inspirada no Winnie the Pooh, da Disney, no Bosque dos Cem Acres, disponível no Airbnb

Moda

10 casacos para usar na próxima estação

Conheça estas sugestões de diferentes estilos.

Saúde

Os bebés devem ou não usar sapatos?

Veja a explicação de um ortopedista.

Celebridades

Morreu o ator que deu vida a Stanford Blatch, em "O Sexo e a Cidade"

Willie Garson tinha 57 anos.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

Lifestyle

“Y: O Último Homem” estreia hoje no Disney+

Um drama de 10 episódios baseado na banda desenhada da DC Comics.