As minhas primeiras linhas de expressão surgiram com 26 anos: riscos finos na testa e embaixo dos olhos. Nada para se preocupar (e uma base bem aplicada resolve o problema), mas foi só ver aqueles protótipos de rugas no rosto para ouvir a voz da consciência a dizer: “pre-ven-ção”. E foi assim que começou o meu interesse por esta, que é a queridinha dos produtos de beleza atualmente: a vitamina C.

Para além de ser conhecida pelos benefícios à nossa imunidade, a vitamina C é um potente antioxidante. Previne o envelhecimento, aumenta a firmeza e reduz as manchas na pele. Parecem promessas de um creme milagroso, mas é verdade, como explica-nos o dermatologista Vasco Coelho Macias, da Clínica Ibérico Nogueira: “A vitamina C protege as células do stress oxidativo – processo que causa a degradação das fibras de colagénio e das células cutâneas, contribuindo assim para o envelhecimento e cancros da pele.”

E não é só isso. “Além das suas capacidades antioxidantes, a vitamina C estimula ainda a produção de colagénio pelas células da pele, contribuindo para a diminuição das rugas e maior firmeza. Acresce também um ligeiro efeito despigmentante que pode contribuir para a melhoria das manchas cutâneas.”

E para completar, a vitamina C é recomendada para todas as idades, principalmente para o meu propósito, que é a prevenção. “É um ingrediente que deverá estar presente na rotina diária de quase todos os cuidados anti envelhecimento. No entanto, uma vez que possui uma importante ação preventiva, será vantajoso iniciar a sua aplicação precocemente, de forma a retardar o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento.”

O produto ideal

Já estava convencida de que começaria a usar um produto com vitamina C. Porém, sempre fui muito preocupada com o que uso na pele do rosto; é provavelmente a mais sensível do corpo e sem dúvidas que é o último lugar onde quero cometer um erro. E a minha preocupação faz sentido.

“Como os produtos com vitamina C podem ser irritativos, recomendo às minhas pacientes com pele sensível que iniciem o tratamento com concentrações mais baixas (10%) e, de acordo com a tolerância e adaptação da pele, aumentem progressivamente”, explica-nos o Dr. Vasco Coelho Macias. “De uma forma geral, os séruns contêm maiores concentrações de vitamina C, potenciando a sua penetração na pele.”

Quando usar

Durante o dia. Isso porque a vitamina C tem ação antioxidante, mas claro, nunca deve esquecer de na sequência aplicar o protetor solar. “Vários estudos demonstraram que a aplicação cutânea de vitamina C diminui o número de células lesadas e as anomalias do DNA após a exposição solar“, explica o dermatologista, que recomenda o uso da vitamina C associado a outras substâncias. “Uma vez que a vitamina C é muito instável, sendo rapidamente degradada pela exposição solar, recomenda-se a sua utilização em conjunto com outros antioxidantes como a vitamina E ou o Ácido Ferrúlico.”

Resultados

Desde que comecei a ter maior preocupação com a minha pele que uso produtos à base de vitamina C. Não posso dizer que faz milagres, mas definitivamente senti uma mudança na minha pele. Textura mais lisa, pele mais hidratada. E cuidar mais da minha pele deu-me uma liberdade que nunca tinha considerado: agora saio de casa para trabalhar sem maquilhagem. Maquilho-me quando quero e porque gosto, não porque preciso esconder nada. Quanto às rugas… claro, as minhas linhas de expressão continuam lá, mas provavelmente servem para me lembrar que o tempo passa e continuo a sorrir.

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Relacionados

Beleza

A importância da vitamina C para a pele

Esclareça todas as dúvidas sobre os benefícios deste poderoso aliado na sua rotina de cuidados de pele.

Beleza

Agora, todos benefícios da Vitamina C na palma da sua mão

A Mary Kay lançou um produto pioneiro e revolucionário na indústria da beleza.

Saúde

Há uma forma de obter Vitamina C e Zinco on-the-go e outra de dar beleza à sua pele... pelo interior

Veja algumas das mais recentes novidades no mundo dos suplementos alimentares!

Mais no portal

Moda

Estas tendências de inverno ficam perfeitas com skinny jeans

É muito provável que já tenha todas no guarda-roupa.

Comportamento

6 formas de sermos mais felizes

Segundo um autor, educador e perito clínico no tratamento de transtornos de intimidade em adultos e vícios relacionados.

Celebridades

Princesa Diana terá feito pergunta que não agradou a Isabel II

Saiba de que se tratou!

Saúde

Esta especiaria parece ajudar a controlar a diabetes

E é consumida por muitos de nós!

Lifestyle

5 dicas para "desligar" quando está em teletrabalho

Por vezes, trabalhar em casa torna difícil estabelecer limites. Saiba como dar a volta ao problema.

Moda

É super fácil recriar estas fórmulas de visuais primaveris

Sim, já estamos a pensar na chegada dos dias mais quentes.

Celebridades

Chegou ao fim o casamento de Jason Momoa e Lisa Bonet

Após 16 anos.

Beleza

É assim que devemos aplicar o creme no rosto

Dermatologista alerta para um erro que cometemos frequentemente.

Moda

Sofisticação e conforto: a Zara tem as calças perfeitas em saldos

Inspire-se com estas sugestões.

Comportamento

Como explicar aos mais novos o que é uma relação saudável

O psicólogo Richard Weissbourd afirma que devemos preparar as crianças para o amor, não só para o trabalho.

Beleza

10 ideias de styling para rabos-de-cavalo altos

Seja desgrenhado e solto ou apertado e elegante, este é o penteado perfeito para experimentar em qualquer ocasião.

Comportamento

8 sinais de que existe negligência emocional num relacionamento

De acordo com uma psicóloga.