As minhas primeiras linhas de expressão surgiram com 26 anos: riscos finos na testa e embaixo dos olhos. Nada para se preocupar (e uma base bem aplicada resolve o problema), mas foi só ver aqueles protótipos de rugas no rosto para ouvir a voz da consciência a dizer: “pre-ven-ção”. E foi assim que começou o meu interesse por esta, que é a queridinha dos produtos de beleza atualmente: a vitamina C.

Para além de ser conhecida pelos benefícios à nossa imunidade, a vitamina C é um potente antioxidante. Previne o envelhecimento, aumenta a firmeza e reduz as manchas na pele. Parecem promessas de um creme milagroso, mas é verdade, como explica-nos o dermatologista Vasco Coelho Macias, da Clínica Ibérico Nogueira: “A vitamina C protege as células do stress oxidativo – processo que causa a degradação das fibras de colagénio e das células cutâneas, contribuindo assim para o envelhecimento e cancros da pele.”

E não é só isso. “Além das suas capacidades antioxidantes, a vitamina C estimula ainda a produção de colagénio pelas células da pele, contribuindo para a diminuição das rugas e maior firmeza. Acresce também um ligeiro efeito despigmentante que pode contribuir para a melhoria das manchas cutâneas.”

E para completar, a vitamina C é recomendada para todas as idades, principalmente para o meu propósito, que é a prevenção. “É um ingrediente que deverá estar presente na rotina diária de quase todos os cuidados anti envelhecimento. No entanto, uma vez que possui uma importante ação preventiva, será vantajoso iniciar a sua aplicação precocemente, de forma a retardar o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento.”

O produto ideal

Já estava convencida de que começaria a usar um produto com vitamina C. Porém, sempre fui muito preocupada com o que uso na pele do rosto; é provavelmente a mais sensível do corpo e sem dúvidas que é o último lugar onde quero cometer um erro. E a minha preocupação faz sentido.

“Como os produtos com vitamina C podem ser irritativos, recomendo às minhas pacientes com pele sensível que iniciem o tratamento com concentrações mais baixas (10%) e, de acordo com a tolerância e adaptação da pele, aumentem progressivamente”, explica-nos o Dr. Vasco Coelho Macias. “De uma forma geral, os séruns contêm maiores concentrações de vitamina C, potenciando a sua penetração na pele.”

Quando usar

Durante o dia. Isso porque a vitamina C tem ação antioxidante, mas claro, nunca deve esquecer de na sequência aplicar o protetor solar. “Vários estudos demonstraram que a aplicação cutânea de vitamina C diminui o número de células lesadas e as anomalias do DNA após a exposição solar“, explica o dermatologista, que recomenda o uso da vitamina C associado a outras substâncias. “Uma vez que a vitamina C é muito instável, sendo rapidamente degradada pela exposição solar, recomenda-se a sua utilização em conjunto com outros antioxidantes como a vitamina E ou o Ácido Ferrúlico.”

Resultados

Desde que comecei a ter maior preocupação com a minha pele que uso produtos à base de vitamina C. Não posso dizer que faz milagres, mas definitivamente senti uma mudança na minha pele. Textura mais lisa, pele mais hidratada. E cuidar mais da minha pele deu-me uma liberdade que nunca tinha considerado: agora saio de casa para trabalhar sem maquilhagem. Maquilho-me quando quero e porque gosto, não porque preciso esconder nada. Quanto às rugas… claro, as minhas linhas de expressão continuam lá, mas provavelmente servem para me lembrar que o tempo passa e continuo a sorrir.

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS DECORAÇÃO, VISÃO JÚNIOR, VISÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Relacionados

Beleza

A importância da vitamina C para a pele

Esclareça todas as dúvidas sobre os benefícios deste poderoso aliado na sua rotina de cuidados de pele.

Beleza

Agora, todos benefícios da Vitamina C na palma da sua mão

A Mary Kay lançou um produto pioneiro e revolucionário na indústria da beleza.

Saúde

Há uma forma de obter Vitamina C e Zinco on-the-go e outra de dar beleza à sua pele... pelo interior

Veja algumas das mais recentes novidades no mundo dos suplementos alimentares!

Mais no portal

Moda

Ideias de looks casuais que exigem pouco esforço

Inspire-se nestas sugestões!

Beleza

Cabelos espetados nunca mais! Este acessório veio acabar com o problema da eletricidade estática no nosso cabelo

Há um novo acessório para secador de cabelo que elimina o encrespamento

Saúde

O motivo para o corpo humano libertar vapor após treinos em climas húmidos

Sim, é possível, e a explicação é muito simples.

Mulheres Inspiradoras

“Somos brasileiras antes de sermos mulheres imigrantes”

Prostitutas que roubam maridos e falam “brasileiro”. Os estereótipos construídos ao redor da mulher brasileira são usados para justificar violência, negativas de direitos fundamentais e esvaziar as suas identidades. E estamos em 2021.

Beleza

Descobrimos o segredo por detrás da pele perfeita de Rita Ora na Met Gala

Veja os bastidores da preparação da cantora para um dos eventos mais badalados do ano.

Celebridades

Meghan é uma mulher alfa. Especialista em decifrar pessoas analisa novas fotos dos Sussex

Harry e Meghan são capa de uma edição especial da revista "Time", que destaca as pessoas mais influentes no mundo em 2021.

Comportamento

Alienação parental: saiba o que é e como identificá-la

De acordo com uma psicoterapeuta.

Celebridades

O significado secreto do anel que Meghan usa no dedo mindinho

Este foi um dos acessórios que a duquesa de Sussex elegeu para aparecer na capa de uma edição especial da revista "TIME".

Celebridades

Keke Palmer expõe o que se come na Met Gala: "É por isto que não vos mostram a comida"

Os fãs ficaram chocados com o catering do evento, onde cada bilhete custa 35 mil dólares e uma mesa pode chegar aos 300 mil.

Celebridades

Kendall Jenner revela como soube que a irmã Kylie está grávida

A empresária e o namorado, o rapper Travis Scott, preparam-se para serem pais pela segunda vez.

Moda

Evite descartar estes sapatos na transição entre estações

Caso contrário, poderá arrepender-se. Entenda porquê.

Mulheres Inspiradoras

Não perca, dia 21 de setembro, a próxima Conversa Corpo&Alma com Fátima Lopes

Na quinta conversa Activa Corpo & Alma, Fátima Lopes traz a sua experiência pessoal e fala sobre Equilíbrio, e Reorganizar a vida em tempo de recomeço.