skin care

Se pertence ao grupo de pessoas que, subitamente, notou diferenças na pele, durante a quarentena, este artigo é para si. Muitas de nós têm visto aumentar o número de borbulhas, notado que a pele está mais seca ou mais oleosa, com mais pontos negros, mais vermelhidão – entre outras queixas.

Ora, estas mudanças chegam com alguma surpresa – afinal, o menor uso de maquilhagem ou até a menor exposição à poluição do ar deveriam ter o efeito oposto, não? Pois bem, a resposta não é simples e vários fatores podem interferir no estado da sua pele, nesta altura. Confira, em seguida, cinco deles.

1 – Stress

Se, para muitos, o período de quarentena veio trazer alguma tranquilidade, para outros trouxe apenas mais preocupações e ansiedade. E sabe-se que os períodos de grande tensão e stress têm um impacto bastante negativo na saúde da pele, até porque podem vir associados a compulsões alimentares, aumento do consumo de fast food, bebidas alcoólicas ou hábitos como o tabagismo. Aproveite para tentar relaxar com sessões de meditação guiada ou através deste simples truque.

2 – Alimentação

Estar mais tempo em casa pode significar comer mais vezes refeições caseiras e saudáveis. Contudo, o outro lado da moeda parece não ser assim tão benéfico. Passar demasiado tempo entre quatro paredes pode levar ao aumento do consumo de snacks, nem sempre saudáveis, e a “comer por aborrecimento”. Resumindo: a sua pele irá sofrer com esta alteração de hábitos. Tente manter a alimentação que fazia quando ia para o trabalho. Nem que prepare uma marmita, para controlar porções e não cair em exageros. Saiba como se alimentar adequadamente na quarentena aqui.

3 – Álcool

Quem antes não dispensava um copo de vinho ao jantar, agora, provavelmente, notará que o consumo desta bebida alcoólica – ou de outras – aumentou. Porque quem dizia ao jantar, agora diz também ao almoço e, quiçá, ao final da tarde. Tenha em atenção se não estará a ingerir bebidas alcoólicas em exagero, já que estas podem ser uma das causas para reações negativas na pele.

4 – Exercício físico

Com os ginásios encerrados, muitos deparam-se com uma enorme falta de motivação para praticar exercício físico em casa. Se é o seu caso, pense seriamente em adotar uma rotina saudável de prática física. O aumento do fluxo da circulação sanguínea, a diminuição da produção de cortisol (“hormona do stress”), a eliminação de toxinas são apenas alguns dos benefícios que o exercício pode trazer à sua pele. Fique com este treino com apenas duas almofadas.

5 – Menor exposição ao sol

Por fim, o confinamento ao nosso lar pode levar, inevitavelmente, a uma menor exposição ao sol. Se tiver um quintal ou varanda, aproveite-os ao máximo – sempre com as devidas precauções. Isto porque a vitamina D é essencial para a saúde da pele, evitando o envelhecimento precoce, e a privação da mesma leva a que comecemos a notar algumas alterações menos “simpáticas”. Confira se tem apanhado sol suficiente aqui.

Como melhorar o estado da pele?

Em primeiro lugar, deve analisar se algum dos cinco fatores supracitados pode ser o motivo para as alterações que tem notado. Assim que o fizer, e caso consiga apontar algum “culpado”, deverá tentar alterá-lo e evitar que danifique mais a sua pele. Por fim, nada como manter uma rotina cuidada.

De acordo com o dermatologista Joshua Zeichner, em conversa com a revista Valet., deverá apostar num produto de limpeza de pele que contenha ácido salicílico, como este. Para eliminar borbulhas, aposte no peróxido de benzoílo, presente em produtos como este. Por fim, deverá manter a pele hidratada, bebendo bastante água e aplicando cremes hidratantes leves, idealmente sem fragrância, como este.

Palavras-chave

Mais no portal

Imagem de Sucesso

Estas dicas vão facilitar a escolha das suas próximas calças de ganga

Do corte às lavagens, saiba que modelos mais favorecem as mulheres.

Beleza

Descubra qual é o melhor Gua sha para si

Uma ferramenta de beleza que se tornou indispensável na rotina de beleza de muitas mulheres.

Saúde

Ter plantas em casa aumenta a felicidade e a esperança de vida

Estes são apenas dois dos muitos benefícios comprovados pela ciência de apostar na botânica de interiores.

Moda

Que sapatos usar com calças de ganga flare? Temos a resposta

Inspire-se nestes 12 "looks" de influencers internacionais.

Beleza

Este truque deixa as sobrancelhas no lugar de uma vez por todas

É simples, prático e surpreendentemente acessível. A melhor parte? Só vai precisar de duas coisas para ter sobrancelhas de sonho.

Comportamento

As mulheres usam quatro técnicas específicas para aumentar o prazer durante o sexo

Um estudo recente pretende disponibilizar uma linguagem clara e que empodere as mulheres para tornarem o ato sexual mais satisfatório.

Saúde

A pandemia trouxe maus hábitos que sugam a energia do corpo

Saiba como corrigi-los e ganhar qualidade de vida.

Beleza

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Comportamento

O que acontece quando uma mulher tem um orgasmo?

O cérebro, mais especificamente o lobo frontal, fica a todo o vapor!

Beleza

Os motivos para ser uma boa ideia investir numa bruma facial

Um produto de beleza bastante útil nos dias quentes, cujos benefícios vão muito além da hidratação.