Se é viciada em produtos de skincare, já deve ter lido muito sobre a importância de aplicá-los em camadas. Cada princípio ativo tem a sua função e há substâncias que se anulam se estiverem misturadas, por exemplo. Portanto para além de não criar uma alquimia própria em casa, o correto é que cada creme, sérum e tónico sejam aplicados na ordem correta.

Produtos para usar de dia

Primeiro é importante que tenha um plano. Os especialistas concordam que durante o dia o ideal é aplicar produtos que protejam a pele dos agentes externos, como o sol, a poluição, o frio ou o calor. Por isso é preciso escolher um produto antioxidante, outro hidratante e por fim um protetor solar. Uma das substâncias queridinhas do momento é a vitamina C, como esclarece o dermatologista Vasco Coelho Macias, da Clínica Ibérico Nogueira: “Vários estudos demonstraram que a aplicação cutânea de vitamina C diminui o número de células lesadas e as anomalias do DNA após a exposição solar“. E para garantir a proteção, o médico recomenda o uso da vitamina C associado a outras substâncias. “Uma vez que a vitamina C é muito instável, sendo rapidamente degradada pela exposição solar, recomenda-se a sua utilização em conjunto com outros antioxidantes como a vitamina E ou o Ácido Ferrúlico.”

Produtos para usar à noite

Já durante a noite, o objetivo é recuperar a pele das agressões do dia. Aqui entram produtos mais hidratantes, como óleos, séruns e cremes com ação reparadora. A noite também é ideal para aplicar produtos mais intensivos, como determinados ácidos e despigmentantes.

Qual a ordem certa?

Definidos os produtos, é hora da rotina de skincare! O primeiro passo, antes de aplicar qualquer creme ou sérum, é higienizar a pele: desmaquilhar, limpar com um gel e/ou aplicar água micelar. Se quiser, também pode usar um tónico. E então a pele está preparada para os produtos.

Aqui a dica é começar sempre por aquele que é mais líquido e seguir a ordem até o mais espesso. Creme para os olhos e o sérum compõem a primeira camada. Deixe as substâncias agirem na pele por cerca de 10 minutos. Depois aplique o creme. Espere mais alguns minutos para aplicar o protetor solar e a maquilhagem. Se for usar uma máscara hidratante noturna, esta deve ser aplicada por último.

Isso porque os produtos que tem mais substâncias oleosas tendem a criar uma camada impermeabilizante na pele, o que não deixa aqueles mais aquosos agirem. E, neste caso, a ordem dos fatores pode fazer uma grande diferença no produto final!

Palavras-chave

Relacionados

Body Shaper

Vai querer experimentar esta máscara caseira que faz rejuvenescer a pele

Aqui fica mais uma dica preciosa da famosa "body shaper".

Beleza

Tudo o que a vitamina C pode fazer (de bom) pela sua pele

E como usar!

Beleza

Como aplicar os cuidados de beleza diários?

E em que quantidade? A aplicação correta, na dose certa, é meio caminho para garantir a eficácia dos produtos usados e evitar desperdícios.

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradoras de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.