Quando as estações do ano mudam, o mesmo deve acontecer com a nossa rotina de cuidados cosméticos.

Agora que o verão ficou definitivamente para trás, é altura de fazer alguns ajustes para encarar as temperaturas mais rigorosas do outono e, em particular, do inverno. O ar mais seco e a baixa humidade do ar característicos desta altura do ano apresentam uma conta alta à pele e se ela não estiver devidamente preparada, acaba por pagar o preço. Isto pode afetar a barreira de hidratação e, por conseguinte, a capacidade de proteção face às agressões externas.

Assim, não é difícil perceber o motivo para os produtos leves de verão – quando a epiderme tende a estar mais oleosa e a humidade do ar é mais alta – não serem tão eficazes no inverno.

Um ano atípico

Não podemos ignorar que a pandemia mudou a nossa relação com o skincare. O confinamento, o teletrabalho e o uso diário de máscaras, entre outros fatores, tiveram (e continuam a ter) um grande impacto. Se, por um lado, se verifica uma menor exposição à poluição e à luz solar, e menos desidratação, por outro, também temos uma diminuição da oxigenação da pele, a possibilidade de sensibilidade cutânea, mais irritações e imperfeições.

Tendo tudo isto em conta, torna-se cada vez mais importante prestar atenção às necessidades sazonais da tez e ajustar as respostas adequadamente. E é aqui que entra o Institut Esthederm. Nos últimos meses, tenho usado o Coffret Eau Cellulaire da marca, composto por apenas três produtos, que tem como objetivo ajudar a superar os danos causados por diferentes estilos de vida, bem como manter uma aparência jovem. Nesse sentido, visa prover um efeito hidratante, desintoxicante e energizante, para potenciar o equilíbrio natural e a hidratação cuidada da pele.

A rotina

Coffret Eau Cellulaire (P.V.P. 38,50€)

O primeiro passo consiste em aplicar o Eau Micellaire Osmopure: uma água micelar 3 em 1 para a higiene diária do rosto, que desmaquilha, limpa e tonifica num único gesto. Faz tudo o que promete. Pela primeira vez em muito tempo, sinto que encontrei uma solução micelar capaz de fazer frente ao best-seller da Bioderma, porque dei por mim a gastar menos algodão (e produto, claro) para limpar o rosto, sem comprometer a eficácia.

Segue-se o Eau Cellulaire Brume. Esta bruma energizante, refrescante e revitalizante promete assegurar a vitalidade e qualidade da tez, otimizando o metabolismo celular. Confesso que vaporizar o rosto e fazer o produto penetrar na pele com leves toques é um dos meus momentos preferidos desta rotina. Isto porque se trata de uma prática que refresca e conforta de imediato, deixando toda a área pronta para receber o hidratante.

Por fim, temos o Eau Cellulaire Gel. Trata-se de um gel que recarrega a pele com água e energia, preservando a juventude cutânea e protegendo a tez dos danos causados pelo meio ambiente. É ideal para peles mistas, como a minha, e pode ser usado nos cuidados diários e noturnos – mais um ponto positivo. Aqui, destaco a frescura e as propriedades hidratantes. Sempre que uso este gel, sinto que o meu rosto estava com sede e que acabei de lhe dar o tal 1,5 L de água recomendado por dia.

Resumindo: a qualidade dos produtos aliada a uma abordagem descomplicada é uma fórmula vencedora! Nos tempos que correm, em que privilegiamos a praticidade mais do que nunca, aquilo que o Institut Esthederm nos propõe é uma rotina tão simples como contar até três.

Palavras-chave

Relacionados

Beauty Spot

Rotina de skincare: Os cuidados diários, semanais e mensais que deve ter com a pele

Na rubrica Beauty Spot desta semana, mostro-lhe como a sua melhor pele de sempre pode começar na calendarização dos cuidados - e quais são os melhores produtos.

Diz Quem Sabe

Alimentos indispensáveis para uma pele bonita e saudável

Entenda o efeito que uma alimentação saudável pode ter na sua pele.

Beauty Spot

Saiba como acabar com o brilho da pele oleosa de uma vez por todas

Na rubrica Beauty Spot desta semana, explico como a sua pele pode passar de oleosa a brilhosa, num bom sentido, em apenas quatro passos.

Mais no portal

Comportamento

4 formas de salvar o planeta entre quatro paredes

A sustentabilidade chegou ao sexo.

Moda

Parfois: 5 colares perfeitos para o verão

Cor não lhes falta!

Comportamento

Os 10 países mais ecológicos do mundo ficam na Europa - mas Portugal não é um deles

Veja em que posição estamos e o que podemos aprender com as nações que dão o exemplo.

Moda

Conheça cinco marcas de moda que estão a mobilizar-se pelo planeta

O resultado são estas coleções, que aliam estilo a consciência ambiental.

Beleza

As novidades de beleza para um estilo de vida mais sustentável e consciente

Para celebrar o Dia da Terra, assinalado anualmente a 22 de abril.

Lifestyle

O segredo de Vanessa Martins para poupar até 5 litros de água por dia em casa

Um pequeno gesto com grandes repercussões.

Mulheres Inspiradoras

Quatro ambientalistas portuguesas que tem mesmo de conhecer

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Saúde

Grávida? Entenda a importância da gestão da ansiedade e do exercício físico

Uma fase de várias mudanças que exige um grande sentido de adaptação.

Moda

Roupa interior e de banho criada a pensar em mulheres que passaram por uma mastectomia

A Mango estreia-se neste tipo de underwear e swimwear específicos, sendo que todos as lucros da venda desta coleção serão doados à associação teta & teta.

#VozActiva

Madalena Brandão: "Ser mãe é uma aprendizagem constante"

No #VozActiva deste mês, a nossa protagonista de capa fala sobre a jornada que é a maternidade. Uma conversa a não perder!

Nas Bancas

A sua Activa ao alcance de um click

Abril águas mil e aquela preguiça de correr debaixo de chuva até ao quiosque para comprar a Activa mais recente? Não stresse. Basta assinar a ACTIVA digital e tem acesso a tudo, sem se molhar.