Ah, o duche… Um cuidado básico de higiene e altamente relaxante que, num cenário perfeito, devemos ter todos os dias. Contudo, a maioria de nós peca por passar demasiado tempo lá dentro, ou por não ficar tempo suficiente. 

Então, em que ficamos? No meio é que está a virtude.

De acordo com Melissa Wood, diretora médica da clínica Skin Emporium, em Londres, 10 minutos (ou um pouco menos) é a duração ideal para garantir que remove o suor, as células mortas e as impurezas, e previne o aparecimento de odores desagradáveis, mas sem causar o caos na epiderme.

“Por melhor que saibam num dia longo e frio, os banhos quentes podem ressecar muito a pele, removendo os óleos naturais. A pele seca pode exacerbar condições comuns, como o eczema”, explica à revista “Glamour”.

Ecoando a mesma opinião, o farmacêutico Abbas Kanani diz que entre 8-10 minutos, em geral, é suficiente para hidratar e limpar a pele. “Tomar banho por menos de cinco minutos pode não ser tempo suficiente para limpar o corpo, e pode causar infeções bacterianas ou fúngicas”, acrescenta.

Alguns especialistas defendem que há benefícios para o corpo e a mente em usar água fria no final do duche. 

“Para fazer disparar a energia de manhã, experimente usar água fria durante os últimos 30 segundos do duche. Não só vai ficar mais desperto, como este truque vai ajudar a reduzir o stress, a melhorar a circulação e a reduzir as dores musculares depois de um treino”, aconselha Kristina Velkova, fundadora da empresa Vitaclean. 

Também existirão vantagens outras vantagens, mais relacionadas com o mundo da beleza: a água fria pode ajudar a reduzir o inchaço e fechar os poros, fazendo com que a tez pareça mais uniforme. Para além disso, deixará o cabelo com um brilho saudável.

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