A “descoberta” do óleo de coco para fins relacionados com a beleza foi uma verdadeira revolução na indústria! Há quem o use para remover maquilhagem, fazer a depilação e (tentar) branquear os dentes, por exemplo, sendo que estrelas como Kourtney Kardashian, Miranda Kerr e Gwyneth Paltrow não se cansam de falar sobre os benefícios. 

Este humectante é usado principalmente como um poderoso ativo hidratante para os cabelos. Porém, segundo estudo recente da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, ele pode ressecar determinados tipos de cabelo e deixá-los com aquela sensação frustrante de fios duros.

No estudo, 224 voluntárias foram divididas em dois grupos de 112 pessoas: um só com mulheres que usam tintas ou ferramentas como, por exemplo, alisadores e modeladores de cabelo; e outro composto pelas participantes que não fazem colorações ou recorrem a acessórios para modelagem. Após um mês de uso semanal de óleo de coco, todas do primeiro grupo relataram melhorias na qualidade dos fios, enquanto 94 do segundo grupo se queixaram de que os cabelos estavam secos e sem movimento.

Segundo os especialistas, isto aconteceu porque o produto penetra nos fios e ajuda a preencher o seu interior – em alguns casos, até demais. Trocando em miúdos, o óleo de coco atua no córtex, que é a parte interna da massa capilar, ou “estrutura do pelo”, promovendo uma nutrição interna de ação profunda. Até aí, tudo bem. O problema é quando o fio saudável está tão saturado pelo que não é capaz de absorver mais nada, limitando a abertura da cutícula e a perda proteica. Isto para não mencionar que a água é impedida de entrar no fio.

Os cabelos que costumam sofrer com o óleo de coco são os de fios grossos, independentemente da cor ou da textura (lisos, ondulados, encaracolados ou crespos), e aqueles que nunca foram quimicamente modificados e estão bem tratados.

O óleo de coco é bom ou mau para o cabelo?

“As pessoas tendem a usar o óleo de coco como hidratante, mas eu costumo dizer que quando o cabelo necessita de hidratação, está com sede e precisa de uma bebida. Na verdade, água e óleo não se misturam. O óleo repele a água e das duas uma: empurra-a para fora ou impede que ela chegue aos fios”, explica o hairstylist Ross Charles à revista americana “Glamour”. 

Então, o que faz o óleo de coco aos fios?

“Se os fios estiverem danificados devido a colorações, ou estiverem fraco, vai precisar de aminoácidos na haste. Portanto, definitivamente, não vai querer cobrir o cabelo com óleo”, afirma o especialista. “Os óleos capilares, especialmente o óleo de coco, tendem a infiltrar-se em cada pequeno orifício na haste e a disfarçar o verdadeiro problema como uma espécie de cura rápida; isto não vai ajudar o cabelo a longo prazo e é um dos principais motivos pelos quais desaconselho o uso de óleos no cabelo”.

O que devemos usar como substituto?

“Em vez de usar óleos para combater o frizz, use sempre produtos com um pH baixo. Isto vai manter a cutícula mais lisa, o que significa menos nós. Muitas vezes, o cabelo fica embaraçado porque as cutículas estão entrelaçadas umas nas outras”, esclarece Ross Charles.“Use uma máscara hidratante regularmente, como uma alternativa aos óleos, para penetrar mesmo o cabelo seco e danificado, e iniciar um processo de tratamento a longo prazo para fios saudáveis e fortes”.

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS, CARAS DECORAÇÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Relacionados

Beleza

Os melhores cortes de cabelo para quem não quer sacrificar muito comprimento

Aqui ficam sete sugestões que encontrámos nas rede sociais e servem de inspiração para futuros looks de outono-inverno.

Beleza

Óleo de côco no cabelo? Esta é a forma como não o deve usar

Nem todos os tipos de cabelo requerem o uso deste produto.

Beleza

10 maneiras de adicionar o óleo de coco à sua rotina de beleza

Uma das grandes descobertas da última década para a saúde e a beleza é o óleo de coco.

Mais no portal

Lifestyle

Vem aí o SoundFlower Fest - um evento que junta música, sustentabilidade e liberdade

O SoundFlower vem devolver a música à margem do Tejo, na bonita paisagem de Valada, Cartaxo, nos dias 11 e 12 de Setembro de 2021

Celebridades

Jennifer Aniston sobre a vacina: "Perdi algumas pessoas do meu dia a dia que se recusaram"

A atriz revelou, recentemente, que se afastou de alguns amigos anti-vacinas.

Comportamento

Saiba como responder a cinco perguntas incómodas que as crianças fazem sobre sexo

Eis os conselhos de uma terapeuta sexual para que estes momentos não sejam embaraçosos.

Moda

Uma das malas preferidas de sempre é agora sustentável

Conheça as novidades.

Comportamento

1/5 das mulheres já foi assediada enquanto amamentava em público

Revelam dados de um recente inquérito.

Moda

'Underboob': a tendência arrojada que está em todo o lado este verão

As celebridades e as influencers adotaram o detalhe provocador no regresso à normalidade.

Comportamento

Os sinais que distinguem o amor da luxúria

De acordo com uma professora clínica de Psiquiatria.

Lifestyle

Como perceber quando beber álcool casualmente se torna um problema?

Por vezes, o distúrbio pode passar despercebido. Saiba como identificar os sinais.

Beleza

Pequenos ajustes que tornam a depilação em casa mais "eco-friendly"

Ao seguir estas dicas, dará alguns passos rumo à redução da sua pegada ambiental.

Celebridades

Meghan está de parabéns

A mulher de Harry celebra o 40º aniversário.

Moda

FRIULI lança nova coleção repleta de tons da natureza

Conheça os novos sapatos da marca.

Saúde

5 bons motivos para incluir agachamentos no seu plano de treino

Aqui ficam algumas razões para os agachamentos serem muito importantes, além da questão estética.