A “descoberta” do óleo de coco para fins relacionados com a beleza foi uma verdadeira revolução na indústria! Há quem o use para remover maquilhagem, fazer a depilação e (tentar) branquear os dentes, por exemplo, sendo que estrelas como Kourtney Kardashian, Miranda Kerr e Gwyneth Paltrow não se cansam de falar sobre os benefícios. 

Este humectante é usado principalmente como um poderoso ativo hidratante para os cabelos. Porém, segundo estudo recente da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, ele pode ressecar determinados tipos de cabelo e deixá-los com aquela sensação frustrante de fios duros.

No estudo, 224 voluntárias foram divididas em dois grupos de 112 pessoas: um só com mulheres que usam tintas ou ferramentas como, por exemplo, alisadores e modeladores de cabelo; e outro composto pelas participantes que não fazem colorações ou recorrem a acessórios para modelagem. Após um mês de uso semanal de óleo de coco, todas do primeiro grupo relataram melhorias na qualidade dos fios, enquanto 94 do segundo grupo se queixaram de que os cabelos estavam secos e sem movimento.

Segundo os especialistas, isto aconteceu porque o produto penetra nos fios e ajuda a preencher o seu interior – em alguns casos, até demais. Trocando em miúdos, o óleo de coco atua no córtex, que é a parte interna da massa capilar, ou “estrutura do pelo”, promovendo uma nutrição interna de ação profunda. Até aí, tudo bem. O problema é quando o fio saudável está tão saturado pelo que não é capaz de absorver mais nada, limitando a abertura da cutícula e a perda proteica. Isto para não mencionar que a água é impedida de entrar no fio.

Os cabelos que costumam sofrer com o óleo de coco são os de fios grossos, independentemente da cor ou da textura (lisos, ondulados, encaracolados ou crespos), e aqueles que nunca foram quimicamente modificados e estão bem tratados.

O óleo de coco é bom ou mau para o cabelo?

“As pessoas tendem a usar o óleo de coco como hidratante, mas eu costumo dizer que quando o cabelo necessita de hidratação, está com sede e precisa de uma bebida. Na verdade, água e óleo não se misturam. O óleo repele a água e das duas uma: empurra-a para fora ou impede que ela chegue aos fios”, explica o hairstylist Ross Charles à revista americana “Glamour”. 

Então, o que faz o óleo de coco aos fios?

“Se os fios estiverem danificados devido a colorações, ou estiverem fraco, vai precisar de aminoácidos na haste. Portanto, definitivamente, não vai querer cobrir o cabelo com óleo”, afirma o especialista. “Os óleos capilares, especialmente o óleo de coco, tendem a infiltrar-se em cada pequeno orifício na haste e a disfarçar o verdadeiro problema como uma espécie de cura rápida; isto não vai ajudar o cabelo a longo prazo e é um dos principais motivos pelos quais desaconselho o uso de óleos no cabelo”.

O que devemos usar como substituto?

“Em vez de usar óleos para combater o frizz, use sempre produtos com um pH baixo. Isto vai manter a cutícula mais lisa, o que significa menos nós. Muitas vezes, o cabelo fica embaraçado porque as cutículas estão entrelaçadas umas nas outras”, esclarece Ross Charles.“Use uma máscara hidratante regularmente, como uma alternativa aos óleos, para penetrar mesmo o cabelo seco e danificado, e iniciar um processo de tratamento a longo prazo para fios saudáveis e fortes”.

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Relacionados

Beleza

Os melhores cortes de cabelo para quem não quer sacrificar muito comprimento

Aqui ficam sete sugestões que encontrámos nas rede sociais e servem de inspiração para futuros looks de outono-inverno.

Beleza

Óleo de côco no cabelo? Esta é a forma como não o deve usar

Nem todos os tipos de cabelo requerem o uso deste produto.

Beleza

10 maneiras de adicionar o óleo de coco à sua rotina de beleza

Uma das grandes descobertas da última década para a saúde e a beleza é o óleo de coco.

Mais no portal

Saúde

A importância deste suplemento para quem está grávida ou a tentar engravidar

Algo nem sempre receitado pelos médicos, mas que pode trazer inúmeros benefícios!

Moda

Truques de styling para usar calças largas com confiança

Uma tendência que, além de prática, é confortável e elegante.

Comportamento

Namoro online: 5 dicas para melhorar a experiência

Recomendados por uma terapeuta familiar.

BeYoga

BeYoga: Força e Determinação de Guerreiro

Desperte a guerreira que há em si, de uma forma vigorosa, activando toda a energia orgânica que flui em direção aos seus objetivos. Seja uma guerreira da paz e irradie firmeza para vencer todas as limitações. Sinta-se pronta para ultrapassar todos os obstáculos.

Lifestyle

Agora não é só loja: há brunch na Brigadeirando, no Lx Factory

E a marca tem algumas novidades à nossa espera.

Saúde

Vacina contra o cancro de pele testada com sucesso em ratos

Uma notícia que nos enche de esperança.

Comportamento

Esta é, provavelmente, a melhor dica para encontrar "o tal"

Um truque bastante simples e que é defendido por vários especialistas. Saiba do que se trata e mude a forma como olha para os relacionamentos.

Lifestyle

Estas duas dicas podem revolucionar a sua gestão financeira

E são bastante simples.

Saúde

Covid-19: Estudo explica a importância da terceira dose da vacina

Bem como das vacinas de mRNA.

Comportamento

3 motivos para o sexo (por vezes) causar apego emocional

Eis a explicação de uma especialista, mestre em Sexologia.

Beleza

4 hábitos aparentemente inofensivos que causam pontas espigadas

Saiba quais são e como pode proteger os fios.

Moda

Parfois: estas malas dão um toque de sofisticação aos 'looks' mais casuais

E estão em saldos!