@lateciat

Com o uso obrigatório da máscara, a pele do nosso rosto pode ficar mais sensível e até sofrer algumas alterações desagradáveis – este fenómeno é conhecido como “Maskne”, a junção das palavras “mask” (máscara, em inglês) e “acne”.

A utilização da máscara tornou-se essencial no nosso dia-a-dia, mas acarreta também alguns problemas: devido à falta de oxigenação e da fricção constante contra a pele, pode gerar algum desconforto e potenciar o aparecimento de borbulhas e pontos negros. A presença constante do equipamento de proteção acaba por aumentar o risco de infeção devido a bactérias, fazendo com que os poros fiquem entupidos e, consequentemente, apareçam mais borbulhas.

É também sabido que o Maskne afeta mais um tipo de peles que outras; por exemplo, é mais comum em peles que sofrem de rosácea ou são mais oleosas, pois estas precisam de respirar mais do que uma pele seca e vão acusar mais a falta de oxigenação. Nada disto é positivo, mas não podemos simplesmente deixar de usar a máscara, que é agora mais importante do que nunca. Assim, temos de encontrar soluções que nos permitam evitar ou combater desde logo estes problemas.

A Mifarma, empresa líder na venda online de produtos de farmácia e parafarmácia, partilha cuidados para prevenir a acne causada pelo uso de máscaras e, também, como pode combatê-la.

Como evitar o Maskne?

Segundo os especialistas da Mifarma, pode ser tão simples quanto passar a utilizar máscaras FFP2 ou máscaras de utilização única – muitas pessoas não lavam as máscaras reutilizáveis com a frequência desejada, o que se torna contraproducente e acaba por favorecer o Maskne.

Se esse não for o seu caso, deve adotar uma rotina facial adequada, capaz de combater e controlar a condição eficazmente, como esta:

  • Limpar a pele de manhã e à noite com produtos específicos que ajudam a reduzir a proliferação de bactérias e que não sejam agressivos para a pele. Um bom exemplo é o gel de limpeza purificante da Skinfy, que contém árvore-do-chá, ácido salicílico e complexo de microalgas para limpar profundamente a pele e remover o excesso de oleosidade;
  • Utilizar um sérum para melhorar a aparência da pele. Em função do grau de acne que tenha, será ideal utilizá-lo de manhã e à noite, ou simplesmente à noite. A pele deverá estar sempre limpa e seca. A plataforma propõe o sérum corretor da Skinfy, que combina alfa hidroxiácidos com ácido hialurónico para corrigir e controlar o aparecimento de imperfeições como espinhas, poros dilatados, pontos negros e manchas;
  • Depois do sérum, utilizar um creme hidratante leve, para completar a rotina com um efeito oxigenante sobre a pele. A gama Lierac hydragenist é perfeita para este efeito e serve todos os tipos de pele: o creme atua eficazmente nas peles secas e muito secas, enquanto o gel-creme é o perfeito hidratante matificante para peles normais a mistas.

Finalmente, os especialistas da Mifarma recomendam que utilize maquilhagem não-comedogénica e deixe a sua pele respirar livre de produtos, sempre que possível.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Relacionados

Beleza

Slugging. Mais uma tendência de beleza que a K-Beauty nos emprestou

Se tem a pele seca e não consegue hidratá-la por nada, esta técnica coreana é capaz de ajudar.

Beleza

Eis o que deve mudar na rotina de maquilhagem durante os meses frios

Para além das roupas, a maquilhagem também deve mudar quando chega o frio.

Beleza

Entenda a diferença entre linhas de expressão e rugas

Com o passar do tempo, é inevitável que comecem a aparecer os primeiros sinais do envelhecimento.

Mais no portal

Beleza

É provável que esteja a cometer estes 5 erros na rotina de beleza

Confira as dicas desta dermatologista.

Lifestyle

Agora, encontra bolos caseiros no Cais do Sodré

Conheça o The Cakery.

Beleza

Este truque simples tem muitos benefícios para a pele e o cabelo

Os especialistas dizem que vale muito a pena fazer esta substituição à noite.

Nas Bancas

Conheça melhor o delicioso mundo de Luísa Villar

Uma artigo para ler e saborear com todos os sentidos, sobre esta mulher inspiradora que decidiu mudar de vida aos 50 anos.

#VozActiva

Helena Isabel abre o coração sobre o significado da idade

O que é a idade e o que é que ela nos traz? Helena Isabel, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) responde no #vozactiva deste mês.

Diz Quem Sabe

Síndrome do Impostor: quando somos o nosso pior inimigo

Saiba como contornar o problema.

Saúde

Porque é que a COVID-19 causa confusão mental?

Um estudo recente encontrou respostas.

Saúde

Este truque potenciam os inúmeros benefícios do alho

Confira como deve consumir este poderoso alimento.

Lifestyle

Instituto Macrobiótico fecha portas após 40 anos

As dificuldades financeiras trazidas pela pandemia foram motivo apontado.

Lifestyle

EasyJet tem viagens a partir de 14,99 euros

Aproveite!

Moda

As tendências de botas que vão vingar em 2022

De acordo com a Zara.

Saúde

5 truques para proteger as mãos do frio

Gestos que podemos ter para evitar danos nesta parte do corpo que, regra geral, está muito exposta e acaba por sofrer lesões quando as temperaturas estão mais baixas.