Num ano atípico como o de 2020, o único acessório que realmente importou foi a máscara social e, como tal, alguns itens de beleza ficaram de lado. Um desses produtos é o batom, que caiu para segundo plano.
O batom sempre foi um must-have na maioria dos nécessaires. Para além de ser prático levá-lo para todo o lado, na eventualidade de ser necessário retocar a cor, poucos produtos de beleza são tão resistentes. Para além disso, tem o poder de melhorar instantaneamente o humor e a confiança de qualquer mulher.
Contudo, a era tumultuada da COVID-19 tornou as coisas um pouco mais difíceis. Numa altura em que damos mais valor à praticidade do que nunca, ninguém está para lidar com manchas de batom no interior do equipamento de proteção individual – isto para não mencionar a possibilidade de ficar com o rosto todo esborratado.
A grande tendência do momento é apostar em produtos híbridos, como ingredientes hidratantes, que tratam os lábios ao mesmo tempo que os cobrem com um pouco de cor. Aliás, eles estão a tornar-se cada vez mais populares, à medida que as pessoas procuram simplificar as suas rotinas de cuidados cosméticos e até mesmo de aplicação de maquilhagem.
Dito isto, então, qual será o papel do batom em 2021? Se é que haverá um…
O relatório de tendências da WGSN, uma das maiores empresas de análise de tendências do mundo, menciona que a pandemia, de facto, afetou este setor de mercado. No entanto, também prevê que as pessoas vão continuar a adaptar a forma como usam o produto sob as máscaras faciais, optando por fórmulas que oferecem durabilidade e facilidade na aplicação. A hidratação também é um requisito, de modo a neutralizar o ressecamento causado pelos longos períodos em que parte do rosto fica coberto.