@maccosmetics

O cuidados com a pele fazem parte de um espaço desnecessariamente confuso. Os conselhos que circulam por aí costumam ser variados e contraditórios. Esfoliar ou não esfoliar? A limpeza dupla da pele vale mesmo a pena? E quanto às máscaras, devemos aplicá-las diariamente?

Com as marcas a lançarem novos ingredientes “indispensáveis” e o surgimento de novos passos “essenciais” para as rotinas cosméticas, torna-se difícil distinguir os produtos que merecem um lugar entre os must-have. Para esclarecer, reunimos três etapas não negociáveis no que diz respeito ao skincare.

Vamos a isso?

Fazer limpeza de pele

“A limpeza é fundamental para uma rotina eficaz de cuidados com a pele”, explica a dermatologista Anjali Mahto ao site da revista “Glamour UK”. “Quer faça uma limpeza única, dupla ou tripla, este passo não só remove micróbios, poluição e maquilhagem da pele, como também permite uma melhor penetração dos produtos que serão aplicados de seguida”.

A pele deve ser limpa duas vezes por dia (de manhã e à noite), sendo que é importante não cair no erro da higienização excessiva, que pode causar secura, sensibilidade e irritação. Portanto, se tem pele sensível ou seca, aposte em fórmulas suaves e sem fragrâncias. Pode começar por algo suave, como uma água micelar ou um óleo de limpeza. Depois, passe para algo mais completo, como um esfoliante de limpeza facial, recomenda a esteticista Dija Ayodele à mesma publicação.

Se sofre de sensibilidade, Dija sugere procurar um produto de limpeza enzimática com extrato de papaia ou ananás. “Eles tendem a trabalhar mais devagar, então são ótimos para qualquer pessoa que tenha a pele sensível”, afirma. Já no que toca à redução da oleosidade, a dermatologista gosta de recomendar “uma limpeza com ácido salicílico para ajudar a descongestionar os poros”

Hidratar

De seguida, é importante manter a pele hidratada, independentemente de ela ser oleosa ou seca. “Um simples hidratante com ceramidas e ácidos gordos essenciais forma uma barreira protetora leve na pele para evitar a perda de humidade”, explica Ayodele. Além disso, os produtos complementares funcionarão com mais eficácia numa pele hidratada.

3: Proteger (de manhã)

De acordo com Dija Ayodele, o protetor solar é indispensável. “Usar ingredientes ativos para cuidar da pele [como ácidos esfoliantes, retinol e vitamina C] pode aumentar a fotossensibilidade, então o protetor solar protege-nos disso. Além do mais, ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro, as linhas finas de expressão, as rugas e o agravamento da hiperpigmentação”, acrescenta. “Sem mencionar que protege a pele de queimaduras através dos raios UVB”.

Quanto ao momento de aplicação, “o Fator de Proteção Solar deve ser a última etapa, de modo a criar uma barreira protetora sobre a pele”, revela a dermatologista Woma Ukeleghe. Estes são os passos essenciais e os restantes deverão depender do tipo de pele e das suas preocupações, que podem ir desde a acne até à falta de firmeza.

Outro conselho importante que as especialistas dão prende-se com escolher ingredientes com base em evidências, em vez de estratégias de marketing. Ou seja, certifique-se de que o produto pode comprovar aquilo que promete com ensaios clínicos, e não por estar no rosto de uma celebridade ou por ter uma embalagem bonita.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

O ingrediente inesperado que mantém a pele de Jennifer Lopez linda aos 51 anos

Na antecipação do lançamento da sua nova linha de skincare, a cantora revelou tudo a uma revista americana.

Beauty Spot

Rotina de skincare: Os cuidados diários, semanais e mensais que deve ter com a pele

Na rubrica Beauty Spot desta semana, mostro-lhe como a sua melhor pele de sempre pode começar na calendarização dos cuidados - e quais são os melhores produtos.

#CartaBranca

Mudei a minha rotina de 'skincare' e notei 3 grandes diferenças

Quando o assunto é a pele, cada caso é um caso. Eis a minha experiência.

Mais no portal

Moda

Este é o visual favorito das influencers portuguesas para dias passados em casa

Muitas das mulheres portuguesas mais influentes nas redes sociais estão rendidas a este "uniforme trendy" do confinamento.

Lifestyle

6 dicas para reduzir encargos com o crédito habitação

O crédito habitação e as despesas que estão associadas a este contrato representam uma fatia significativa do orçamento das famílias.

Moda

Irina Shayk arrasadora em sobrecamisa com efeito envernizado

Descobrimos de onde é esta peça, que custa menos de 40 euros.

Fora da Caixa

A técnica de finalização ideal para cabelos encaracolados, ondulados e crespos

Uso-a para aplicar tudo, desde leave-ins, passando por óleos, a cremes hidratantes.

Celebridades

Karol Conká saiu do BBB - Quem vamos odiar agora?

"Cancelada" é a palavra de ordem e o reality show brasileiro parece intensificar este hábito (perigoso) da internet.

Moda

Como não amar as novas Josefinas?

A marca portuguesa apresenta um novo modelo de calçado.

Celebridades

Mia Farrow sobre alegados abusos sexuais de Woody Allen: "Eu própria não conseguia acreditar"

Novo documentário traz revelações inéditas.

Finanças de A a Z

Os hábitos financeiros que devemos evitar a todo o custo

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z foca-se nas práticas que são inimigas da estabilidade financeira.

Nas Bancas

Bárbara Tinoco: "As mulheres mais novas têm tudo a aprender com as mais velhas"

Uma conversa imperdível com a cantora e compositora de 22 anos.

Editorial

Beleza com saúde física e mental

"A nossa magia está muito mais naquilo que transmitimos do que naquilo que somos. E o amor próprio é o melhor tratamento". O editorial deste mês de Natalina de Almeida, a diretora da ACTIVA.

Moda

Esta cor foi a grande estrela da Semana da Moda de Nova Iorque

Saiba como usá-la.

Lifestyle

Risotto de quinoa e cogumelos by Vanessa Alfaro

Simples e deliciosa.