@goop

Todas as mulheres querem ter uma pele bonita e saudável. Mas, para isso, é preciso cuidar bem dela (por dentro e por fora).

Para além dos cuidados básicos na rotina de cuidados cosméticos, como a limpeza e proteção, é importante investir em produtos que oferecem benefícios mais completos, com diferentes ativos para ajudar a atingir os resultados pretendidos. Um dos mais populares é a vitamina C, um poderoso antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres e, também, na produção de colagénio.

A substância, encontrada em alimentos naturais e utilizada em dermocosméticos, é considerada muito eficaz no combate às manchas, rugas e linhas de expressão. No entanto, as informações que encontramos online podem ser um bocadiiinho “too much” e até mesmo prejudicar a gestão de expectativas. Por isso mesmo, reunimos alguns mitos e verdades sobre a Vitamina C.

Todas as vitaminas C são eficazes

Mito! A molécula de ácido L- Ascórbico (vitamina C pura) é muito instável e oxida facilmente quando entra em contacto com a água e o ar, o que dificulta bastante a sua manipulação. Assim sendo, houve um grande esforço no sentido de conseguir estabilizar o ativo e adiar o processo natural de oxidação. Resultado: surgiram algumas opções estabilizadas e derivadas da molécula original.

Apesar de a estabilização garantir a integridade da validade destes derivados por mais tempo, a versão pura – e mais instável – é a que traz mais benefícios à pele. Por conseguinte, é importante escolher um produto que contenha vitamina C pura (ácido L-ascórbico) , e não derivada ou estabilizada, para que a pele receba o melhor ativo.

A vitamina C age de forma preventiva


Verdade! A Vitamina C é eficaz em qualquer idade. Ela não só ajuda a minimizar rugas e linhas de expressão em peles mais maduras, como também é indicada para prevenir o envelhecimento precoce. Para além disso, contribui para a produção de colagénio, proporcionando firmeza à pele.

A vitamina C e Sol não combinam

Mito! Muitas pessoas acreditam que, por ser um ácido, o ativo pode causar queimaduras ou vermelhidão na pele durante a exposição solar. Mas a verdade é que a Vitamina C é um ótimo ativo para combinar com o protetor solar pela manhã, pois ajuda a combater os raios solares com a sua potente ação antioxidante. Mas lembre-se: o protetor solar é indispensável!

A alta concentração de Vitamina C é melhor para a pele

Mito! A pele só consegue absorver, no máximo, 20 por cento de vitamina C pura. Então, quando o ativo é encontrado em maiores concentrações, a sua absorção é reduzida e pode causar irritações na pele.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

3 passos básicos para uma pele saudável

E que não envolvem cremes.

#CartaBranca

Mudei a minha rotina de 'skincare' e notei 3 grandes diferenças

Quando o assunto é a pele, cada caso é um caso. Eis a minha experiência.

Beauty Spot

Rotina de skincare: Os cuidados diários, semanais e mensais que deve ter com a pele

Na rubrica Beauty Spot desta semana, mostro-lhe como a sua melhor pele de sempre pode começar na calendarização dos cuidados - e quais são os melhores produtos.

Mais no portal

Beleza

De que é feita a beleza?

Cláudia Semedo, Fernanda Velez, Mafalda Sena, três caras que representam a diversidade feminina e as causas que defendem fizeram com que fossem escolhidas para representar a Lancôme em Portugal. Mas o que é que as torna tão bonitas? Fomos saber quais os seus segredos de beleza.  As respostas pode encontrá-las na edição de julho da ACTIVA, já nas bancas, e no nosso vídeo de bastidores.

Lifestyle

Os anos 70 estão de volta à decoração de interiores

Inspire-se nestes detalhes.

Comportamento

Este é dos fatores mais importantes para o sucesso no trabalho

E não se trata de ser apaixonado pelo que faz.

Saúde

É possível apanhar um escaldão à sombra?

Confira a explicação de um médico.

Celebridades

Ex-namorada de Miley Cyrus está grávida

Kaitlynn Carter espera o primeiro filho aos 32 anos.

Celebridades

Kim Kardashian pensou em deixar Kris Humphries sozinho no altar

Os dois casaram-se em 2011, mas não sem antes a socialite enfrentar várias dúvidas.

Moda

A Parfois tem os mules de que precisamos

Em ráfia e com uma corrente a dar um apontamento original.

Beleza

Sabe como usar um Gua Sha?

Incorpore este produto na sua rotina de beleza.

Saúde

Cientistas revelam 4 factos que podem transformar a gravidez

De acordo com diferentes estudos.

Saúde

11 alimentos ricos em vitamina D

Apesar de o sol ser a melhor forma de a obtermos, há alguns alimentos que podem ajudar.

Celebridades

Alex Rodriguez perdeu a esperança de se reconciliar com Jennifer Lopez

O atleta perece já ter aceite o fim da relação.