gilettes.jpg

loongar

Se faz parte do grupo de mulheres que dispensa uma ida à esteticista e prefere depilar a zona das virilhas em casa, recorrendo a uma gilette, este artigo é para si. Isto porque, com certeza, já se deparou com borbulhas, vermelhidão, irritação da pele, ou mesmo alguns pelos que não deveriam ali estar, após se depilar.

Ora, nesse sentido, a Womens’ Health falou com especialistas na matéria, deixando-nos 7 dicas para que este seja um processo bastante menos complicados (e sem as indesejáveis consequências).

1. Investir numa boa lâmina

A frase “quanto mais barato, melhor” não se aplica, de todo, a este caso. Se quer uma pele lisa, depilada ao pormenor, importa investir numa boa lâmina e não nos famosos packs “leve 5 pague 3”. A dermatologista Dendy Engelman diz que “se [a gilette] tiver mais lâminas, dispensa mais pressão, permitindo que cada lâmina corte com menos força e mais efeito“. E a esteticista Eileen Bischoff acrescenta “escolher uma lâmina firme, com tiras calmantes fará uma grande diferença“.

2. É melhor prevenir do que remediar

E, portanto, a preparação para a depilação desta zona é essencial. Antes de começar, garanta que a área a ser depilada esteve cerca de 10 minutos sob água quente ou morna. “Passado esse tempo, seque a pele pare remover excesso de água“, aconselha a esteticista Fumi Ozaki. Engelman acrescenta ainda que uma leve exfoliação com a toalha ou uma esponja pode ajudar a remover células mortas e “retirar os teimosos pelos encravados antes da depilação“.

3. Creme depilatório, sempre!

Muitos pensam que as lâminas são suficientes, mas a verdade é que o creme é um grande aliado. “Quando nos depilamos, também depilamos a pele. Se não usamos creme depilatório suficiente para deslizar melhor, provavelmente iremos irritá-la“, afirma Bischoff. E os melhores cremes são os que contêm “ingredientes hidratantes, como manteiga de karité, azeite ou óleo de côco“, diz Engelman.

4. Atenção à direção em que move a lâmina

Contra o que muitos pensam, de acordo com os especialistas, depilar no seguimento do crescimento do pelo (e não na direção contrária) é a melhor forma de não criar borbulhas ou irritação. E deve apenas mover a lâmina nesta direção, já que as mudanças neste sentido podem levar a pelos encravados, por exemplo. “Uma passagem deve chegar, especialmente se usamos uma gilette com várias lâminas“, diz Ozaki.

5. Acalme a pele após a depilação

Lave a área depilada e aplique uma compressa fria por cerca de 10 minutos, de modo a prevenir a irritação da pele. Poderá também aplicar algum sérum anti-vermelhidão. “Eu recomedo óleo da árvore do chá, que é anti-inflamatório e anti-séptico“, diz Engelman.

6. Hidratar é essencial

De preferência, opte por um creme hidratante sem fragrância e sem álcool, e aplique-o na zona depilada. Isto, claro, para evitar “secura extrema, que pode levar a irritação futura”, de acordo com Engelman. Bischoff sugere ainda produtos que contenham aloé vera, óleo de jojoba e/ou vitamina E.

7. Lave a(s) lâmina(s)

Álcool e água quente: eis aquilo que necessita para limpar corretamente a gilette após a depilação. Assim que notar alguns sinais de uso, deite-a fora. Importa também guardá-la num local isolado e seco (e não na banheira), de modo a evitar a acumulação de bactérias.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Celebridades

Cantora espanhola surge nos Prémios Goya sem ter as axilas depiladas

O 'movimento' em defesa da beleza natural das mulheres ganhou mais uma defensora: a cantora Amaia.

Celebridades

Filha de Madonna desfila na red carpet com a depilação por fazer

Descubra como a atitude aproxima ainda mais Lourdes de Madonna.

Saúde

Estes são os benefícios surpreendentes de ter pelos púbicos

Depois de anos em que houve tolerância zero aos pelos púbicos, parece estar agora a ganhar força um movimento que defende o direito à sua existência. A sua saúde agradece.

Mais no portal

#VozActiva

Vera Kolodzig: "É cada vez mais importante vivermos em compaixão"

No Voz ACTIVA deste mês, a nossa protagonista de capa Vera Kolodzig fala sobre a missão de inspirar as pessoas a viverem de uma maneira mais positiva.

Nas Bancas

ACTIVA de outubro: as mulheres que são forças de mudança

A edição deste mês, com Vera Kolodzig na capa, já está nas bancas!

Celebridades

Kate regressa ao trabalho com abordagem fresca à tendência da alfaiataria

Depois de uma pausa de verão, a duquesa de Cambridge retomou os deveres oficiais com uma visita a oficias da Força Aérea Real.

Celebridades

Sofia Vergara celebra o trigésimo aniversário do filho com festa animada

A atriz foi mãe aos 19 anos e Manolo Gonzalez Vergara é o seu único filho.

Celebridades

O motivo para Morgan Freeman usar uma luva na mão esquerda

Muitos pensam que o ator teve a mão amputada ou que se trata de uma afirmação de moda, mas não é o caso.

Celebridades

Os artistas lusófonos que já se apresentaram na plataforma internacional ColorsxStudios

Carolina Deslandes fez manchetes recentemente ao apresentar o novo single "Eco", que homenageia a fadista Amália através do refrão de "Grito", neste palco global.

Saúde

Vírus que ataca plantas de feijão-frade pode proteger os pulmões do cancro metástico

A técnica preveniu, ou pelo menos minimizou, a disseminação de tumores malignos e melanoma em ratos-domésticos.

Moda

Como usar cabedal com estilo e elegância

Com o aproximar da nova temporada, é altura de tirar estas peças da gaveta.

Beleza

Cabelos: conheça as tendências fortes da nova temporada

Dos cortes aos penteados, estas são algumas das apostas fortes para os meses de outono e inverno.

Comportamento

Psicóloga recomenda estratégia de 7 passos para deixar um parceiro controlador

Neste tipo de dinâmica, uma pessoa domina ou participa na intimidação do parceiro. Pode acontecer a qualquer pessoa.

Moda

Ideias de looks casuais que exigem pouco esforço

Inspire-se nestas sugestões!

Beleza

Cabelos espetados nunca mais! Este acessório veio acabar com o problema da eletricidade estática no nosso cabelo

Há um novo acessório para secador de cabelo que elimina o encrespamento